TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Descritivo

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

2. Memorial Descritivo

2.1. Modelo do Robô

Visando atender as especificações imposta para participação da “Batalha de Robôs”, ser competitivo e com um custo acessível, optamos pelo modelo “Brutus” da fig.(1).

[pic 1]

Fig.1

Confeccionaremos a estrutura de nosso robô em chapa de aço inox AISI304, composta em 6 partes, o robô possuirá 4 motores com comando individuais, tracionando 4 rodas fixadas ao eixo através de um eixo adaptador, para este controle individual utilizaremos um sistema de rádio frequência com quatro canais.

Estrutura do robô “Brutus”:

  1. Chassi
  2. Tampa Frontal
  3. Tampa traseira
  4. Armadura
  5. Tampa superior

2.1.1 Chassi

Chassi será confeccionado em aço inox AISI304, com as seguintes dimensões bruta: 287 x 178 x 1,06 mm

O processo de dobragem será realizado na dobradeira, balancim.

As dobras serão confeccionadas em 90º, com raio interno de 0,5 mm, modelo do chassi conforme figura 2.

[pic 2]

                                                                Fig.2

O Chassi será fixado na parte inferior da armadura, utilizaremos como fixadores 12 parafusos M3x6 e 12 porcas sextavadas M3.

2.1.2 Tampa Frontal

A tampa frontal será confeccionada em aço inox AISI 304 com as seguintes dimensões: 121x118x1,06 mm, as dobras serão confeccionadas no balancim, a parte inferior da chapa será dobrada em 132º e a superior com 48º , ambas com raio interno de 0,5 mm, conforme figura 3 abaixo:

[pic 3]

                                        Figura 3.

A confecção da tampa frontal neste ângulo foi projetada para funcionar como uma “Rampa de Ataque” uma de nossas principais armas, onde durante o combate servirá para levantar o robô adversário, e com isto diminuir a área de contato do robô oponente com o solo e consequentemente a perda de tração durante o combate de toques, nos auxiliando a minimizar o torque necessário para empurrar o robô oponente para fora da área delimitada. Podemos observar o modelo da tampa frontal na figura 4.

[pic 4]

                                                        Fig.4

A parte frontal será fixada no chassi utilizando 8 parafusos M3x6 e 8 porcas sextavadas M3.

2.1.3 Tampa traseira.

Confeccionada em chapa de aço inox AISI 304, com as dimensões brutas: 118 x 95 x 1,06 mm, as dobras serão realizadas utilizando dobradeira, as duas dobras serão em 90º com raio de 0,5mm, conforme podemos observar na figura 5.

[pic 5]

Fig.5

A fixação será feita utilizando 4 parafusos cabeça abaulada M3x6mm e 4 porcas sextavadas M3, os dois furos com diâmetro de 7 mm servirá para fixação da armadura que falaremos adiante.

A principal função da tampa traseira é proteção dos componentes internos do robô “Brutus”.

2.1.3 Armadura.

A Armadura terá uma importante função em nosso robô “Brutus”, terá a finalidade de proteção aos componentes e rodas, evitando que nosso oponente tenha acesso direto aos componentes internos e rodas, minimizando avarias durante a batalha.

A armadura também será confeccionada em aço inox AISI 304, nas dimensões em bruto de 442 x 208 x 1,06 as dobras serão realizadas na dobradeira, no balancim e manual, nas figuras 6 e 7 abaixo, conseguimos visualizar os ângulos das dobras para confecção da armadura.

[pic 6]

Fig.6                                                                                        Fig.7

2.1.4 Tampa superior.

Confeccionaremos em chapa de aço Inox posteriormente, 14 furos de 3,5 mm para fixação do chassi, tampa traseira e tampa superior que falaremos sobre ela adiante e 8 furos de 7 mm, para sobrepor as cabeças abauladas dos parafusos utilizados para fixação da tampa frontal (Rampa de ataque), chassi e tampa traseira.

Outro detalhe importante desta armadura é o ângulo de 42º do para-choque dianteiro, onde impulsionara nosso adversário ao tocarmos para cima de nossa rampa de ataque, citada anteriormente.

Segue abaixo a figura 8 ilustrando a armadura:

[pic 7]

Fig.8

2.1.5 Tampa superior.

Confeccionaremos em aço inox AISI 304, com dimensões bruta 144,5 x 100 x 1,06 mm, com apenas um dobra com a função apenas de estética, esta feita em dobradeira, terá ângulo de 90º com raio de 0,5 mm, para a fixação da tampa superior utilizaremos 2 parafusos M3x6mm e porcas 3mm sextavadas, o encaixe e fixação será nas bases laterais do chassi.

Segue ilustração na figura 9 abaixo:

[pic 8]

Fig.9

2.1.6 Suporte da placa de controle.

O suporte da placa de controle do robô “Brutus” confeccionaremos em chapa de aço inox nas medidas brutas 140 x 63 x 1,06, com dobras nas extremidades em 90º e raio de 0,5mm. Terá 4 furos de 3,5mm para fixação do suporte no chassi utilizando 4 parafusos cabeça abaulada M3 x 6mm e 4 porcas sextavadas M3 e 4 furos de 20 mm para melhor dissipação de calor oriundo da placa de controle.

Ilustração do suporte abaixo, figura 10.

[pic 9]

Fig.10

2.2. Sistema de controle

Utilizaremos um sistema de controle por radio frequência de 4 canais, uma dos principais fatores que nos levou a escolha deste tipo de sistema de controle foi à facilidade na aquisição, facilidade em literaturas a respeito do sistema e um custo bem acessível.

O sistema de controle será dividido em duas partes:

2.2.1.Transmissão

O transmissor escolhido trabalhará na frequência de 433 MHz, com alimentação de 5 Volts, utilizaremos antena externa para uma melhor qualidade no sinal transmitido e possibilidade de comando sem ruídos a uma maior distancia do receptor fixado no robô. A função do transmissor e a modulação dos dados que recebe em TTL e o envio ao receptor através da frequência definida.

2.2.2Receptor

O receptor escolhido trabalhará na frequência de 433 MHz, com alimentação entre 5 e 12 Volts, também necessita de uma antena externa para receber os dados como maior precisão. A função deste é de receber a frequência modulada e realizar o processo desmodulação. Este receptor tem a saída TTL que é responsável por transmitir os dados desmodulados, ou seja decodificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (262.7 Kb)   docx (422.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com