TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Descritivo

Por:   •  2/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO FINAL

CONSTRUÇÃO II

TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS EM PROJETO E EXECUÇÃO

Jayson Henrique Theisen

1) CARACTERÍSTICAS DO IMÓVEL

Trata-se de uma edificação unifamiliar com 20 (vinte) pavimentos, dois pilotis de garagem/hall e dois subsolos (garagem). Cada pavimento contará 04 (quatro) apartamentos conforme imagens abaixo, assim possibilitando aos clientes duas opções variáveis de apartamentos, além da opção padrão.

2) FUNDAÇÕES

Deverá ser executado conforme projeto de fundações baseado na planta de carregamento dos pilares e vigas, devidamente acompanhado de ART. Todas as fôrmas deverão ser de madeira bruta e chapas de compensado resinado, bem escoradas e travadas para evitar o seu movimento ou rompimento durante a concretagem. O concreto deverá ter seu traço definido, de acordo com especificado no projeto estrutural.

3) SUPRA ESTRUTURA

Os subsolos 1 e 2 (garagem) e pilotis (garagem) serão executados em concreto armado, composto por pilares, vigas e lajes. Os demais pavimentos serão executados em alvenaria estrutural (blocos concreto). Os pontos de grauteamento deverão ser especificados em projeto. Na execução, é desejável que o graute apresente boa fluidez, aderência e uma resistência à compressão maior que 14Mpa.

Os pilares, vigas e lajes executados em concreto armado onde as ferragens deverão obedecer ao projeto estrutural, e serem afastadas da face das formas através de espaçadores. O concreto será mantido úmido durante os primeiros dias a fim de que se processe normalmente, devendo a retirada dos escoramentos e desforma ser feita somente após determinação do responsável técnico, onde deverá ser utilizado óleo desmoldante nas formas.

OBS: Este tipo de estrutura foi escolhido devido ao tempo de execução da obra, otimização do material, tendo em vista que o consumo de reboco e argamassa é menor, assim como a redução de descartes de diversos materiais, gerando economia financeira.

4) VEDAÇÕES

a) Vedação Vertical (Paredes Internas e Externas)

O sistema de vedação interna e externa será realizada através dos blocos de concreto, o qual também terão função estrutural. Os blocos deverão ser executados em conformidade com as cotas indicadas no projeto, onde o assentamento dos blocos internos deverá ser realizado com argamassa industrializada e fiadas perfeitamente niveladas e prumadas. Os blocos externos deverão receber aditivo impermeabilizante junto a argamassa.

b) Vedação Horizontal (Pisos e Forros)

Todas as lajes serão em concreto armado. As áreas molhadas (cozinha e banheiros) bem como a sala receberão forro falso rebaixado em gesso, e acabamento em massa corrida com pintura na cor branca.

5) REVESTIMENTO VERTICAL

a) Paredes Internas

Em todas as paredes internas será aplicado chapisco com cimento e areia, no traço 3:1, e sobre este, será aplicado o emboço misto, pronto para receber aplicação de massa corrida e PVA.

As cozinhas, áreas de serviço e banheiros, terão revestimento cerâmico 60x60 até o teto, da marca Portinari ou similar.

b) Paredes Externas

As paredes externas deverão ser salpicadas com cimento e areia no traço 3:1, posteriormente receberão um emboço misto de argamassa. Os detalhes serão obedecidos conforme projeto de fachadas e receberão acabamento com aplicação de textura cimentícia e posterior pintura com tinta látex, da marca Suvinil, com duas demãos na cor amarela. Em partes definidas no projeto arquitetônico, será executado revestimento com pastilhas na cor azul.

OBS: Na aplicação das pastilhas, observar projeto de impermeabilização da fachada.

6) REVESTIMENTO HORIZONTAL

a) Piso

i) Subsolos – Garagens: Em Concreto Polido

Hall Social: Porcelanato Portinari 60x60

ii) Pilotis – Garagens: Em Concreto Polido

Hall Social: Porcelanato Portinari 60x60

iii) Apartamentos – Banheiros: Porcelanato Portinari 60x60

Sacadas e Terraços: Porcelanato Portinari 60x60

Cozinha e Lavanderia: Porcelanato Portinari 60x60

Salas e Dormitórios: Porcelanato Portinari 60x60

b) Peitoris e Soleiras

Os peitoris e soleiras serão de granito polido, com dois centímetros de espessura.

c) Escadarias

Nas escadarias será aplicado granito polido junto a base de cada degrau, o qual será aplicado com argamassa tipo ACIII.

7) IMPERMEABILIZAÇÕES

a) Fundações

Nas fundações, a impermeabilização deverá acontecer via aditivo, colocado junto ao concreto que posteriormente será usado na concretagem da mesma.

b) Subsolo

Na área interna do subsolo, deve ser aplicado argamassa polimérica nos pilares e blocos de contenção em contato com o aterro externo. Na área externa, junto a parede de contenção, deverá ser executado um sistema de drenagem (se possível), baseado em tubo de PVC perfurado e coberto de brita, protegido por uma manta geotêxtil; a tubagem deverá estar ligada a escoamento de água.

c) Box Banheiros e Terraços

Os pisos dos box de banheiros e os terraços,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com