TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Descritivo

Por:   •  31/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.502 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

Rua Canudos, 408 – Jardim Higienopolis[pic 1][pic 2]

86.015-040, Londrina – PR

43 99972-0836

 tomelleriengenharia@gmail.com

MEMORIAL DESCRITIVO

BATE LASTRO E CAIXAS DE DECANTAÇÃO EM RAMPA

POLIMIX CONCRETO LTDA

OBRA: DECANTADOR POR GRAVIDADE
MUNICÍPIO: LONDRINA/PR
LOCAL: POLIMIX CONCRETO LTDA - R. Primo Campana, 455 - Jardim Rosicler, 86072-140

LONDRINA/PR
JULHO - 2022

APRESENTAÇÃO

Esse relatório apresenta o Memorial Descritivo do Bate Lastro e Caixas de Decantação em Rampa da empresa POLIMIX CONCRETO LTDA em Londrina/PR. Seu conteúdo é composto por fluxograma, etapas de passagem dos fluídos do decantador em rampa, características da construção, dimensionamento e especificação dos materiais.

O sistema foi projetado pelo Eng. de projetos e Supervisor de Manutenção Danilo Mendes da Silva (Polimix Concreto Ltda – CNPJ: 29.067.113/0167-85) – vide projeto em anexo.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO4

1.1 Localização do Empreendimento4

        2. CARACTERÍSTICAS DO PROJETO5

2.1 Decomposição do Bate Lastro e Caixas de Decantação em Rampa5

2.2 Fluxograma do fluído-água cinza5

3. REDE DE DISTRIBUIÇÃO DO FLUÍDO-ÁGUA CINZA ORIUNDO DO BATE LASTRO E CAIXAS DE DECANTAÇÃO EM RAMPA6

  1. DIMENSIONAMENTO DO DECANTADOR EM RAMPA6
  2. LOCALIZAÇÃO BATE LASTRO E CAIXAS DE DECANTAÇÃO EM RAMPA6
  3. ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA – ART6
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS7

  1. INTRODUÇÃO

O Bate Lastro e Caixas de Decantação em Rampa constitui-se em um processo de decantação por gravidade dos efluentes oriundos da lavagem interna do balão dos caminhões betoneira.

Está lavagem interna dos caminhões betoneira constitui na remoção de resíduos oriundos das argamassas de concreto provenientes do fornecimento da empresa para terceiros (construtoras, obras de concreto e afins).

Após a lavagem, o material segue para os tanques decantadores. Em seguida a decantação dos sedimentos provenientes da lavagem do concreto/argamassa encontrados nos caminhões betoneira, o fluído final (no último tanque de contenção) denominado de “água cinza” será utilizado para lavagem do pátio da empresa, lavagem de veículos e limpeza do interior das edificações.

Todo o resíduo sólido é removido pela pá carregadeira e transportado de caminhão caçamba para empresas de tratamento e destinação de rejeitos.

  1. LOCALIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

[pic 3][pic 4]

Figura 1 - Localização do empreendimento
Fonte: Google Maps

MUNICÍPIO: LONDRINA/PR
LOCAL: POLIMIX CONCRETO LTDA - R. Primo Campana, 455 - Jardim Rosicler, 86072-140

  1. CARACTERÍSTICAS DO PROJETO        
  1. DECOMPOSIÇÃO DO BATE LASTRO E CAIXAS DE DECANTAÇÃO EM RAMPA

A estrutura do Bate Lastro será constituída por concreto armado e estrutura metálica.

Concreto armado será para estrutura do decantador, rodagem dos caminhões betoneira e acesso ao local e a estrutura metálica para apoio do colaborador na realização de dosagens e redosagens de caminhões, processo interno da empresa.

O decantador por gravidade também será composto por concreto armado (espessura das paredes 25 cm. Foi projetado pelo Eng. Danilo Mendes da Silva, quatro decantadores, denominados da esquerda para a direita de tanque 01, tanque 02, tanque 03 e tanque 04. Os resíduos sólidos serão decantados cada partícula em seus respectivos tanques, 01, 02, 03 e 04 e posteriormente o fluído, denominado de “água cinza” passará pela tubulação e entrará nos tanques 05 e 06, onde serão transportados por uma rede pressurizada pela bomba submersa do tanque 06 até a caixa de acúmulo de fluído-água cinza, reservação. Esse fluído será utilizado somente para lavagem do pátio da empresa, lavagem de veículos e limpeza do interior das edificações.

Fica restrito o uso deste fluído-água cinza para consumo em demais ambientes (cozinha, consumo humano/animal, instalações sanitárias) a não ser os citados acima neste documento.

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]

Figura 2 – Layout do bate Lastro e Caixas de Decantação em Rampa e fluxograma
Fonte: Projeto Eng. Danilo Mendes da Silva – POLIMIX

  1. FLUXOGRAMA DO FLUÍDO-ÁGUA CINZA

Conforme a figura 02, serão quatro decantadores por gravidade. O fluído-água cinza passará em sequência pelos tanques 01, tanque 02, tanque 03 e tanque 04. E posteriormente, após a decantação dos sedimentos o fluído-água cinza entrará nos tanques 05 e 06 e será transportado por rede pressurizada para o tanque de reservação de fluído-água cinza da empresa para realização de limpezas de pátio e veículos.

Após percolação do fluído-água cinza para os tanques 05 e 06, os sedimentos sólidos nos tanques 01, 02, 03 e 04 serão removidos para as baias de contenção e transportados para as empresas de reciclagem e tratamento de resíduos sólidos da construção civil localizados no município de Londrina/PR.

As caixas de decantação em rampa também foram projetadas para captação da água da chuva oriundas do pátio de manobras interno da empresa. A água da chuva será captada por gravidade pelas rampas de acesso as caixas de captação e passaram pelos tanques 01, 02, 03 e 04 para decantação dos sedimentos e posteriormente passarão para os tanques 05 e 06 para transporte e destinação a reservação no reservatório de águas pluviais/fluído-água cinza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (816.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com