TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Projeto Elétrico de Um Edifício

Por:   •  1/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 8

Projeto elétrico de um edifício

    


  1. MEMORIAL DESCRITIVO

  1.  DESCRIÇÃO

O projeto das instalações elétricas de baixa tensão do edifício está baseado nas Normas Brasileiras (ABNT), da Concessionária de Energia do Estado (CELESC), bem como as recomendações dos fabricantes dos equipamentos empregados.

Esta instalação será alimentada com as seguintes características:

Tensão: Trifásica – 380 V        Monofásica – 220 V

Frequência: 60 Hz

  1. 2.0 MEMORIAL DE CÁLCULO

  1. PARÂMETROS CONSIDERADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

No desenvolvimento deste projeto elétrico foram consideradas as normas brasileiras para quantidades de tomadas (NBR 5410/2004), identificando as potências dos equipamentos utilizados, bem como a utilização de equipamentos.

As potências das tomadas especificas foram especificadas de acordo com os equipamentos a serem utilizados, incluindo os disjuntores diferenciais em alguns circuitos devido às condições do ambiente.

  1. ILUMINAÇÃO

A iluminação dos cômodos dos apartamentos e das áreas comuns (corredores e halls do edifício) foram calculadas levando em conta a área total do cômodo. Em cômodos com área inferior a seis metros quadrados atribui-se 100 VA. Já para cômodos com área superior a seis metros quadrados estima-se 100 VA para os primeiros 6m² e 60 VA para cada 4m² inteiros.

O número de pontos a serem utilizados é estipulado de acordo que fique com uma melhor incidência luminosa no cômodo.

Para a área comercial e a garagem foi utilizado o software dialux para realizar o cálculo luminotécnico, assim estipulando o número de pontos de iluminação e as suas devidas potencias.  

  1. TOMADAS DE USO GERAL

O número de pontos e a potência das tomadas de uso geral são calculadas através do perímetro do cômodo e vai depender do tipo do cômodo a ser projetado, veja abaixo as regras a serem aplicadas:

-Salas e dormitórios: um ponto de tomada a cada cinco metros ou fração de perímetro, considerar 100 VA para cada ponto de tomada.

-Cozinhas, copas, área de serviço: uma tomada para cada 3,5 metros. Sendo que a lavanderia prever no mínimo duas em cima da bancada da pia, considerar 600VA para os três primeiros pontos e 100 VA para cada um dos restantes.

-Banheiros: No mínimo um ponto perto do lavatório, com distância mínima de 60 centímetros do boxe. A potência considerar 600VA para os três primeiros pontos e 100 VA para cada um dos restantes.

- Subsolo, varanda, garagem e sótão considerar no mínimo um ponto com potência de 100VA.

Para a área comercial (no caso desse projeto uma academia) prever 10 pontos de tomada para os primeiros 40m² e mais uma tomada para cada 10m² ou fração.

2.3TOMADAS DE USO ESPECÍFICO

Nas tomadas de uso específico, de acordo com a NBR5410/2004, foram utilizadas as potências dos equipamentos a serem conectados a estas, com fator de potência de 0,80. Para os apartamentos foram previstos ares condicionado, torneira elétrica, chuveiro, geladeira, forno elétrico e micro-ondas. Na sala comercial foi previsto ares condicionados e 10 esteiras.

  1. DIVISÃO E DIMENSIONAMENTO DE CIRCUITOS

Para a divisão de circuitos utilizou-se os seguintes critérios:

  • Foi definido um quadro de distribuição geral para alimentar os circuitos de força e iluminação;
  • Tomando cuidado para não dimensionar circuitos com mais de 2200VA, exceto os específicos;
  • Cada tipo de carga no seu devido circuito: Circuitos de tomadas de uso gerais, Circuitos de tomadas para equipamentos específicos, circuito de iluminação;

  1. Cálculo da demanda do edifício

Inicialmente deve-se calcular a demanda dos apartamentos, levando em conta que a área média dos apartamentos é de 100 m² e que se possui 6 apartamentos no prédio. Com isso se baseando na tabela presente no anexo I, encontra-se 2,16 kVA para cada apartamento. Usando a tabela do anexo II encontra-se um fator diversidade para os apartamentos de 5,8.

Para realizar o cálculo da demanda dos apartamentos basta multiplicar os valores encontrados acima, assim encontrando-se um valor de 12,528KVA para os apartamentos.

Em seguida deve-se calcular a demanda do condomínio, veja a fórmula abaixo:

Dcond=I1+0,25xI2+0,2xT+M

Onde:

-Dcond=Demanda do condomínio

I1=Primeiros 10KVA de iluminação

I2=Restante da iluminação (acima dos 10KVA)

T=Total da carga de tomadas do condomínio

M=Demanda de motores

Levando em conta os dimensionamentos do levantamento de carga que serão anexadas em forma de tabelas, temos I1= 1976, I2=0, T=3000 e M=24597, realizando o cálculo apresentado na fórmula acima encontra-se um valor de 27,173 KVA para a demanda do condomínio.

A demanda da área comercial calculasse somando as potencias de iluminação e TUG’s, assim encontrado um valor de 6,158KVA. Por sequência projetou-se 10 esteiras com potência de 1500VA cada uma, assim encontrado 15KVA de potência. Os ares condicionados projetados possuem uma potência de 29,4 KVA. Por fim para calcular a demanda da sala comercial basta somar os valores das potencias citadas acima, isso se deve pois foi considerado um fator de demanda unitário, pois possui uma grande chance de todos os equipamentos serem ligados ao mesmo tempo.

Por fim a demanda do edifício é calculada pela fórmula abaixo:

Ded=1,20(Dap+Dcond)+Duni.com.

Realizando o cálculo acima encontra-se uma demanda de 98,2KVA para o edifício.

  1. Dimensionamento dos condutores fase

Para dimensionar os condutores é necessário calcular a corrente corrigida através do fator de agrupamento e do fator de correção por temperatura. Considerando uma temperatura ambiente de 40 graus e consultando o anexo III encontra-se um valor de 0,87 o valor de fator de correção por temperatura para condutores em eletrodutos de PVC. Para o fator de correção por agrupamento, basta após fazer a distribuição na planta, pegar o ponto mais crítico, ou seja, aonde possui o maior número de condutores agrupados, com isso basta consultar o anexo IV e verificar o valor do fator de agrupamento por temperatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (962.8 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com