TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado Das Tecnologias móveis

Trabalho Escolar: O Mercado Das Tecnologias móveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2014  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do cenário

A Popularização de SmartPhones acelera o desenvolvimento de novas funções para os dispositivos móveis tornando os usuários dependentes de suas inúmeras funcionalidades

O crescente número de dispositivos móveis presentes no cenário atual cria uma necessidade de inovação em suas funcionalidades, atualmente as empresas que mais ganham mercado são as que encontram novas formas de utilizar seus aparelhos.

A cerca de 15 anos atrás a necessidade das pessoas era simplesmente conseguir realizar e receber ligações telefônicas com seu número pessoal. Com o passar do tempo houve inovações para esses aparelhos, tais como SMS, camera integrada, MMS, WAP, smartphones (é um telefone celular que possui um sistema operacional), Wifi, 3G, 4G, entre outros. Destaque para o crescimento ao acesso a redes móveis, que segundo a Cisco (2013) o tráfego de dados global cresceu 70% apenas em 2012, alcançando 885 petabytes por mês em relação aos 520 petabytes por mês de 2011.

Cada funcionalidade nova é considerada um diferencial em relação aos seus concorrentes e alavanca as vendas do produto. Inicialmente são consideradas supérfluas, mas com a popularização dos novos produtos, as novidades passam a serem necessidades no dia a dia do usuário e se torna um item básico para os futuros aparelhos concorrente. Ainda segundo pesquisa da Cisco, em 2012 o uso médio de smartphones cresceu 81% em relação ao ano anterior, revelando a crescente relação de dependência entre usuários e seus aparelhos.

Ao mesmo tempo em que um fabricante encontra uma solução de grande potencial, facilitador de uma rotina diária, ele está criando uma nova necessidade para o cliente, viciando-o em seu produto. A exemplo disso temos o uso de cartões magnéticos que cada dia mais substituem o uso de cédulas no mercado. A Medida Provisória nº 615 (publicada no diário oficial em 21/05/2013) permite realizar transações financeiras por meio de dispositivos móveis, tais como transferência de dinheiro entre pessoas físicas, pagamento de mercadorias ou conta de luz, mais uma funcionalidade extremamente útil aos dispositivos.

A quantidade de usuários de dispositivos móveis foi crescendo a uma medida espantosa, dados preliminares da Anatel indicam que o Brasil terminou Ago/13 com 268,4 milhões de celulares e 135,45 cel/100 hab.

Como se pode visualizar na figura 1 quase todos os estados brasileiros possuem uma densidade de celulares superior de 100cel/100 hab.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com