TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Hoje Vive Em Constante Mudança, A Tecnologia é Uma Delas.

Artigos Científicos: O Mundo Hoje Vive Em Constante Mudança, A Tecnologia é Uma Delas.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  1.162 Visualizações

Página 1 de 2

A utilização dos recursos tecnológicos tem mudado a cada dia o ser humano, podemos citar como exemplo o comportamento das crianças, que a 10 ou 15 anos atrás ficavam maravilhados diante da televisão, assistindo aos desenhos, hoje a maioria não agem mais dessa forma, vivem no mundo virtual.

Podemos notar que é impossível conviver sem os recursos tecnológicos, sendo assim as escolas também tem que se atualizar nesse novo mundo, para que o aluno aprenda a explorar esses recursos de uma forma que traga o seu bem estar, aumentando assim seu interesse pela escola.

Dentro da educação podemos ver que esses recursos são muito utilizados pelos alunos, como por exemplo, a utilização de programas específicos para escreverem textos, elaborarem listas e cálculos, organizam agendas, fazem slides para apresentar algum trabalho.

Os recursos tecnológicos procura complementar as aulas do professor de forma adequada, ou seja, a aula do professor será enriquecida com novas informações e ferramentas tecnológicas modernas, utilizando assim, técnicas de acordo com a necessidade de aprendizagem do aluno.

Mas um ponto negativo é quando o aluno deixa de lado o livro, que também é muito importante para seu aprendizado, e em vez de ler um texto para elaborar um trabalho copiam pesquisas já prontas da internet sem ter nenhum trabalho. Outro ponto negativo é quando o aluno utiliza esses recursos tecnológicos como uma forma de diversão, não tendo nenhum beneficio a aprendizagem deste.

Logicamente que a diversão faz parte de uma vida saudável, e os jogos eletrônicos e vídeo games são grandes responsáveis por isso, tem também as salas de bate-papo, que são muito utilizadas, fazendo com que todos tenham oportunidade de interagir virtualmente com seus amigos e assim trocando informações benéficas, aumentando assim seu conhecimento.

Sendo assim, a escola tem que aproveitar desse interesse dos alunos pela tecnologia e tirar proveito disso, utilizando esses recursos a favor do professor.

Cabe ao professor instruir o aluno a manusear esses recursos a seu favor, conscientizando-o de que o uso excessivo de maneira incorreta pode causar problemas.

Os recursos tecnológicos são vários, como por exemplo, o radio, televisão, filmes, vídeos, materiais impressos, e incumbe ao professor saber utilizá-lo para despertar do aluno interesse em aprender. O professor deve pesquisar o uso correto desses recursos e assim planejar sua aula de forma que favoreça o aprendizado do aluno.

Um exemplo seria o professor trabalhar um determinado conteúdo onde os alunos trocassem informações, já que através da internet podemos ter contato facilmente mesmo estando longe um do outro.

Entretanto, a professores que não aceitam esses recursos, mas se pararmos para pensar só tem a perder, já que o mundo esta se adaptando a esses recursos e se não buscarmos informações sobre esses avanços tecnológicos ficaremos isolados e desatualizados de todos os acontecimentos, visto que são esses recursos que causa transformações nas atitudes, executando exercício de cidadania e de conscientização das responsabilidades sociais de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com