TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAINEL SOLAR CONSTRUÍDO COM LED PARA CARREGAMENTO DE CELULAR

Por:   •  7/4/2018  •  Ensaio  •  2.729 Palavras (11 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 11

TRABALHO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS

TEMA: PAINEL SOLAR CONSTRUIDO COM LED’S PARA CARREGAMENTO DE CELULAR

RELATÓRIO DO 4° SEMESTRE DE ENGENHARIA CIVIL.

NOME:

RA:

TURMA:

São Paulo/SP

2018

Sumário

Introdução

1.Listagem de siglas        4

2. Led        5

3. Energia        6

3.1 Formas de energia        7

3.2 Como se mede energia?        7

3.3 Energia Solar fotovoltaica        8

4 Materiais semicondutores        8

5.  Material capacitores        9

6. Capacitância        10

7. Diodos semicondutores        11

8 Desenvolvimento e construção do projeto        12

8.1- 1º Teste        12

8.2 - 2º Teste        13

8.3 - 3º Teste        13

9. Materiais utilizados para realização do projeto        14

10. Planilha de orçamento        16

11. Conclusão        17

12. Bibliografia        18

Introdução

Neste projeto, é demonstrada a utilização de um painel de led`s que transformam a energia solar em energia elétrica, é mostrada também a possibilidade da utilização da energia solar como forma de proporcionar recargas de baterias de telefones celulares em qualquer lugar onde haja emissão de raios solares.

Este trabalho de (APS) -  Atividades Práticas supervisionadas são referentes a uma Dependência do 4ºsemestre de Engenharia Civil.

Para a realização do projeto foi necessário buscar informações sobre LED`S, capacitores, ligações em paralelo e série. Tudo isso foi feito para que os materiais fossem os melhores possíveis para execução do painel de LED`S.

O Brasil é um país onde aparelhos de telefone celular estão cada vez mais sofisticados: além de sua função primária, a de fazerem ligações, alguns modelos tiram fotos, gravam vídeos, acessam a internet, recebem sinal de rádio e, nos modelos mais modernos, há até mesmo sinais de TV digital. Todas essas evoluções nos celulares causaram um aumento no tempo gasto pelos usuários com esses aparelhos. Entretanto, a evolução das baterias dos aparelhos não acompanhou o progresso tecnológico das funções dos celulares e, assim, o tempo de duração das baterias – alvo de reclamações de usuários desde o começo da telefonia celular – tornou-se um problema ainda maior. As comunicações continuam sendo as principais beneficiárias da utilização de aparelhos celulares, com eles, diminui-se a distância entre as pessoas, o que desafia as operadoras a espalharem seus sinais a lugares onde não se tinha qualquer outra forma de comunicação. Neste projeto, é demonstrada a utilização de um painel de LED`S que transformam a energia solar em energia elétrica, auxiliado por uma bateria interna para evitar problemas de carga quando não houver luz solar suficiente, mas no nosso caso iremos utilizar uma lâmpada dicroica, para gerar essa energia na realização do projeto.

 

1.Listagem de siglas

 Material Tipo

P= Positivo

Material Tipo

N= Negativo

HF=high frequency (Alta frequência)

BF= Baixa frequência

Wp= Watt de pico

Wh= Watt hora

Ap= Ampère de pico

Ah= Ampère hora

V= Volt

A= Ampère

W= Watt

FP= Fator de Potencia

Vcc= Tensão Corrente continua

Vdc= Tensão Corrente continua

Vca= Tensão Corrente alternada

CIGS= Cobre-Índio-Gálio-Selênio

LDRs= Resistores dependentes de luz

c-Si= Silício Cristalino

m-Si= Silício Monocristalino

p-Si= Silício Policristalino

a-Si= Silício Amorfo

GaAs= Arsenieto de Gálio

CdTe= Telureto de Cádmio

2. Led

O LED é um condutor de energia elétrica, que quando energizado, emite luz visível a olho nu e a sigla LED, numa tradução livre, quer dizer Diodo Emissor de Luz O sistema de iluminação com lâmpadas incandescentes, no entanto, utiliza um modelo de filamentos metálicos e descarga de gases para a produção da luz.

No entanto, os diodos podem emitir, por exemplo, luz infravermelha não visível ao olho humano. Esse tipo de LED também tem muitas utilizações, uma delas o controle remoto da sua televisão. Por isso que o nome correto para o LED utilizado em iluminação seria VLED, que significa Diodo Emissor de Luz Visível.

Os diodos são materiais semicondutores, largamente utilizados na eletrônica. Não nos aprofundaremos em como funciona o surgimento de luz dentro do LED, pois são questões técnicas que fogem do escopo do uso mais doméstico do produto, mas vale a pena deixar claro que um LED é composto por dois materiais, um carregado positivamente chamado de material tipo P, e outro negativamente, material tipo N. Quando a corrente elétrica passa através desses materiais, ocorrem reações e a luz é emitida.

Para uma lâmpada de LED funcional, existe um conjunto de, basicamente, três seções diferentes. O LED propriamente dito, o circuito que o alimenta com energia e, finalmente, a fonte, ou seja, a peça que regula a tensão existente com a usada pelo LED, que é muito mais baixa do que a da tomada ou de uma lâmpada.

É importante entender que em um LED é o próprio material que “acende” e não um filamento, como acontece em uma lâmpada incandescente comum. Isso o torna muito mais durável e mais resistente a movimentos e até as pancadas

Abaixo, na figura 1, temos a representação simbólica e esquemática de um LED.
       

 O componente mais importante de um LED é o chip semicondutor responsável pela geração de luz. Este chip tem dimensões muito reduzidas, como pode ser verificado na Figura 2, onde apresentamos um LED convencional e seus componentes. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (292.1 Kb)   docx (585 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com