TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO FINAL DE INTRODUÇÃO A SISTEMAS LÓGICOS – PAINEL SOLAR

Por:   •  27/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 3

Alan Borges

Lucas Wander

TRABALHO FINAL DE INTRODUÇÃO A SISTEMAS LÓGICOS – PAINEL SOLAR

COLTEC UFMG

BELO HORIZONTE – 2015

Alan Borges Martins Bispo

Lucas Wander Joe Joe

TRABALHO FINAL DE INTRODUÇÃO A SISTMAS LÓGICOS – PAINEL SOLAR

Projeto apresentado junto ao setor de informática como trabalho final do curso de Introdução a Sistemas Lógicos, sob orientação do professor Leandro Maia.

Belo Horizonte

2015

INTRODUÇÃO

        O projeto consiste em fazer um painel que se oriente na direção da luz, buscando um ângulo de 90° com os feixes incidentes. A totalidade, portanto, é composta de um suporte para uma haste com um motor que, fixo à ponta da haste, quando acionado gira o painel na intensidade e quantidade necessária para que este posicione novamente o centro do painel a 90° de inclinação em relação a fonte luminosa.

        O projeto nasceu da ideia de fazer um sistema que conseguisse por si só se orientar em relação ao sol, desta forma, gerando o maior rendimento possível para a absorção de radiação solar. O circuito funcionará com o painel posicionado a sol nascente, seguindo o arco transcrito pelo astro no céu, de leste a oeste; e a noite, retornará a sua posição inicial. E assim o ciclo se repete.

        Este trabalho acadêmico tem por principal motivação a comprovação de que é possível fazer um circuito embarcado que siga o movimento do sol, o que facilitaria em muito o avanço das tecnologias para energia solar. Dessa forma, não se busca aqui algo que faça com que a absorção da radiação direta do sol seja a máxima, mas a comprovação de que isto é possível com maior desenvolvimento teórico e tecnológico.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

O painel se disporá de uma placa central e duas menores laterais, inclinadas em relação ao plano da placa principal em 30°. Nas placas laterais é que ficarão os sensores. O movimento a ser realizado pelo motor se baseará no sinal que os sensores nas placas laterais emitirem. Desta forma, com a mudança horizontal da fonte de luz – o arco pelo sol descrito no céu – os sensores emitiriam valores lidos diferentes, visto que incide mais luz em um do que em outro por causa da sombra gerada pela própria placa sobre um dos sensores.

Iluminação perpendicular (sem sombras nas placas):

     Placa de sensores               Placa de sensores

         da esquerda                              da direita

                        X                                          X

Iluminação inclinada (sombras na placa da esquerda):

     Placa de sensores               Placa de sensores

         da esquerda                              da direita

                    0,75X[1]                                X

        Assim, tendo sido verificado uma mudança significativa nas leituras dos sensores, o motor é acionado através da ponte H e começa a descrever sua revolução até que os sensores estejam novamente na faixa de valores desejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com