TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAVIMENTAÇÃO PERMEÁVEL

Por:   •  24/11/2018  •  Monografia  •  3.464 Palavras (14 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 14

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO ITAJAÍ-MIRIM

FACULDADE DO VALE DO ITAJAÍ-MIRIM – FAVIM

GRUPO UNIASSELVI/ASSEVIM

BRUNO MACHADO DO NASCIMENTO

PAVIMENTAÇÃO PERMEÁVEL

Utilização na drenagem urbana

BRUSQUE

2018

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO VALE DO ITAJAÍ-MIRIM

FACULDADE DO VALE DO ITAJAÍ-MIRIM – FAVIM

GRUPO UNIASSELVI/ASSEVIM

BRUNO MACHADO DO NASCIMENTO

PAVIMENTAÇÃO PERMEÁVEL

Utilização na drenagem urbana

TCC 01 elaborado como requisito final para a aprovação na disciplina de Trabalho de conclusão de curso 01, de Engenharia De Civil da Sociedade Educacional do Vale do Itajaí-Mirim – ASSEVIM.

Orientador: Ricardo Bortolotto

BRUSQUE

2018

RESUMO

Com o aumento desenfreado da população e a grande concentração nos centros urbanos, a construção descontrolada de vários elementos foi se multiplicando rapidamente e inevitavelmente. Por falta de tecnologia, a impermeabilização do solo foi inevitável, sendo assim, um grande problema se estabeleceu, as águas pluviais. Apesar de ser possível o acompanhamento do crescimento dos centros urbanos com sistemas de drenagem das águas pluviais oriundas de chuvas torrenciais, chegou-se a um ponto em que os sistemas de drenagem necessitam ser extremamente grandes e de custos muito elevados. Deste modo, tem-se buscado novas tecnologias para diminuir ou até mesmo para sanar esta problemática, onde entra a pavimentação permeável que, por sua vez, quando é aplicada de forma correta e coerente, tem-se um grande poder de absorção das águas pluviais. Assim, deixando transcorrer pelos vazios da pavimentação e retornar ao solo, atingindo até o lençol freático. Diante disto, o estágio foi realizado na empresa CF Construções e Pavimentações Eireli – ME e está direcionado a aplicação e benefícios que este tipo de pavimentação pode trazer para a sociedade. Elaborada a partir de definições teóricas e consulta de materiais bibliográficos, a pesquisa possui caráter qualitativo e é do tipo descritivo-exploratória.

Palavras-chave: Impermeabilização do solo; sistema de drenagem; pavimentação permeável.


1 INTRODUÇÃO

        Desde o principio dos povoados “civilizações”, o homem vem interferindo na natureza, para garantis sua subsistência. Com isso a atuação de forma descontrolada resultou em um impacto em diferentes meios ambientais, que por vezes alteram o meio ambiente, e até mesmo em maior ou menores escala, outros seres vivos, sendo que ate a eles próprios de forma indireta.

Do mesmo modo que a população e as civilizações avançavam tecnologicamente e cresciam em população, passou por vez ocupar uma parcela maior de território. Deste modo estas áreas que eram destinadas para atividades produtivas e para criação de centros urbanos resultaram em uma mudança no solo, estes como desvios de cursos de d’águas e devastação de florestas. Contudo o desenvolvimento ao longo dos séculos, teve por conseqüência uma alteração de forma muito marcante no meio ambiente. Permitiram-se extraordinários avanços civilizatórios, porém, perturbou sob diferentes aspectos o equilíbrio natural.

Nos dias de hoje este equilíbrio que era natural permanece muito perturbado, ocasionando diversos efeitos negativos (esgotamento de recursos naturais, espécie em extinção, mudanças climáticas bruscas, e por sua vez a escassez de água). Embora os sinais diversos deste desequilíbrio venham se apresentando ao longo de décadas, as sociedades modernas submetidas a tal pressão da sociedade modernas em consumo, desencadeou adoção de políticas desequilibradas, tendo em vista apenas o benefícios para curto prazo, sem preocupação com o futuro.

Contudo o modelo de política vigente, que almeja promover a sua população de bens materiais e boas condições de vida países em desenvolvimento colocam em primeiro lugar o crescimento econômico, sem se importar com o custo que isso acarrete ao meio ambiente. Tal modelo vigente nos dias de hoje, gera extrema exigência da capacidade de regeneração dos recursos ambientais. Em sua ambição pelo desenvolvimento econômico de curto prazo, governos habitualmente desprezam que o passivo ambiental em longo prazo gera problemas de grande complexidade para resolução, estes que afetam de maneira negativa a sociedade.

Desta forma o desafio impostos nos dias de hoje consiste precisamente em equilibrar o desenvolvimento com a sustentabilidade. O que complica o problema é a resultante são as muitas atividades humanas que em conjunto ocasionam impactos muito complexos, envolvendo desde alteração no solo a contaminação de recursos hídricos por efluentes industriais e esgoto doméstico.  Por falta de conhecimento e ausência e por muitas vezes a falta de interesse sobre as inter-relações de certos fenômenos, aliada a falta de controle do crescimento dos grandes centros urbanos, já resultaram em grandes tragédias ambientais.

Um problema que se torna cada vez mais comum em grandes centros urbanos, que por vezes acaba por assolar estes núcleos urbanos, são as inundações urbanas, causadas pela deficiência da gestão das águas pluviais.

Com o crescimento da urbanização, seguindo o modelo vigente de desenvolvimento, nos deparamos com uma progressiva impermeabilização do solo, isto devido a diversos fatos, construção de edifícios com calçadas impermeáveis, seguidos por ruas pavimentadas. Com o crescimento urbano e a necessidade por vias de acesso e tráfego asfaltadas, elevam cada vez mais a ocupação de grande parte da superfície dos centros urbanos, este que por sua vez é feito com materiais impermeáveis, como o asfalto e concreto de cimento Portoland.

Desta maneira, a alteração no solo reduz muito a possibilidade da água ser absorvida pelo solo, desta forma aumentando os volumes de escoamento superficial das águas pluviais, esta que torna um desafio cada vez maior para as redes de drenagem pluvial.

Porem o governo de forma a tentar mitigar este problema, acabou por adotar a solução de aumentar a capacidade das redes de drenagem. Porem os métodos tradicionais utilizados hoje em dia para gestão das águas pluviais oriundas de chuvas torrenciais, tais como calhas, sarjetas, bocas de lobo e tubulações enterradas, que por sua vez não colaboram na gestão eficaz das águas pluviais. Deste modo, com malhas de drenagem ineficientes, o desafio das águas pluviais se torna cada dia maior e mais difícil de sanar, sendo assim, devemos utilizar e explanar novas tecnologias para tal problemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (448.1 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com