TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE INSPEÇÃO DE SOFTWARE

Projeto de pesquisa: O PROCESSO DE INSPEÇÃO DE SOFTWARE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO 3

OBJETIVO 4

1 DESENVOLVIMENTO 5

1.1 O PROCESSO DE INSPEÇÃO DE SOFTWARE 5

1.2 VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO 6

1.3 TESTABILIDADE DE SOFTWARE 6

2 SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS 8

3 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO RECOMENDADA 9

4 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO RECOMENDADA 10

CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

Neste portfólio irei abortar os processos de desenvolvimento de um software para gerenciar e informatizar as rotinas empresariais, de uma locadora de livros com um sistema que envolva todas estas etapas: Locação, Estoque, Classificação, Compras e Controle Financeiro, para melhorar a organização da locadora e posteriormente o atendimento ao cliente.

OBJETIVO

Unir todas as operações da empresa em um sistema gerenciador de dados para uma melhor organização desta empresa

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 O PROCESSO DE INSPEÇÃO DE SOFTWARE

Planejamento. Um usuário, desempenhando o papel de moderador da inspeção, define o contexto da inspeção (descrição da inspeção, técnica a ser utilizado na detecção de defeitos, documento a ser inspecionado, autor do documento, entre outros), seleciona os inspetores e distribui o material a ser inspecionado.

Apresentação. Os autores dos artefatos a serem inspecionados apresentam as características destes. Esta fase pode ser omitida se os inspetores possuem conhecimento sobre o projeto e os artefatos que devem ser Inspecionados.

Preparação. Os inspetores estudam os artefatos individualmente, e eventualmente fazem anotações sobre estes produzindo uma lista de discrepâncias. O fornecimento de técnicas de leitura pode facilitar a execução desta tarefa.

Reunião. Uma reunião em equipe ocorre, envolvendo o moderador, os inspetores e os autores do documento. Discrepâncias são discutidas, e classificadas como defeito ou falso positivo. A decisão final sobre a classificação de uma discrepância sendo discutida é do moderador. A solução dos defeitos não é discutida durante a reunião, que não deve exceder duas horas, uma vez que após este tempo a concentração e a capacidade de análise dos inspetores costuma reduzir drasticamente. No caso em que uma reunião precisar de mais de duas horas, é sugerido que o trabalho de inspeção continue no próximo dia.

Retrabalho. O autor corrige os defeitos encontrados pelos inspetores e confirmados pelo moderador.

Continuação. O material corrigido pelos autores é repassado para o moderador, que faz uma análise da inspeção como um todo e reavalia a qualidade do artefato inspecionado. Ele tem a liberdade de decidir se uma nova inspeção deve ocorrer ou não.

Esta imagem mostra este processo

1.2 VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO

Em uma definição formal, Pressman (2006) afirma que “Verificação se refere a um conjunto de atividades que garantem que o software implementa corretamente uma função específica e a Validação se refere a um conjunto de atividades diferentes que garante que o software construído corresponde aos requisitos do cliente”. Segundo o mesmo autor, a definição de V & V engloba muitas das atividades que são abrangidas pela Garantia da Qualidade de Software (SQA), como por exemplo: revisões técnicas formais, auditoria de qualidade e configuração, monitoramento de desempenho, estudo de viabilidade, revisão da documentação, entre outras.

1.3 TESTABILIDADE DE SOFTWARE

A TESTABILIDADE de software é a facilidade com que o programa pode ser testado. O processo de teste pode ser considerado o mais custoso do ciclo de vida de um software. Geralmente, no desenvolvimento de um projeto de software é muito comum a necessidade de redução de custos devido às limitações estipuladas no projeto. O ponto fundamental é tornar a tarefa de teste mais simples buscando maior eficiência na tarefa de revelar defeitos. Essa característica pode ser alcançada nas diferentes fases do projeto, proporcionando a redução dos custos, a simplificação das operações de teste e aumento da qualidade do software.

Agora veremos dois exemplos:

Teste caixa preta refere-se a testes que são conduzidos na interface do software. Um teste de caixa-preta examina algum aspecto fundamental do sistema pouco se preocupando com a estrutura lógica interna do software.

Teste caixa-branca de software é baseado num exame rigoroso do detalhe procedimental. Caminhos lógicos internos ao software são testados, definindo caso de testes que exercitam conjuntos específicos de condições e/ou ciclos. “O estado do programa” pode ser examinado em vários pontos para determinar se o estado esperado ou enunciado corresponde ao estado real.

.

2 SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS

Recomendaria a IBM DB2 EXPRESS-C.

O DB2 Express-C™ é a versão gratuita de um dos sistemas de gerenciamento de banco de dados mais avançados do mundo. O DB2 Express-C é grátis não só para desenvolvimento, mas também para implantação e distribuição.

Ele é um servidor de dados rápido, seguro, confiável e incrivelmente escalável e, portanto, ideal para startups e empresas de pequeno e médio porte. O DB2 Express-C 9.7 está disponível para Linux, Unix, Windows e até mesmo Mac OS X! Além disso, permite aos desenvolvedores lidar facilmente com XML por meio da tecnologia de armazenamento de dados nativa chamada pureXML™. Como pode ser utilizado com Java, NET, Ruby, Python, Perl e praticamente qualquer linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com