TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Processo De Software

Casos: Modelo De Processo De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 5

4.1. Escolha e descreva um Modelo de Processo de Software

Um modelo de processo de desenvolvimento de software, ou simplesmente modelo de processo, pode ser visto como uma representação, ou abstração dos objetos e atividades envolvidas no processo de software. Além disso, oferece uma forma mais abrangente e fácil de representar o gerenciamento de processo de software e consequentemente o progresso do projeto.

Exemplos de alguns modelos de processo de software:

Sequencial ou Cascata (do inglês waterfall) - com fases distintas de especificação, projeto e desenvolvimento.

Desenvolvimento iterativo e incremental - desenvolvimento é iniciado com um subconjunto simples de Requisitos de Software e iterativamente alcança evoluções subsequentes das versões até o sistema todo estar implementado

Evolucional ou Prototipação - especificação, projeto e desenvolvimento de protótipos.

V-Model - Parecido com o modelo cascata, mas com uma organização melhor, que permite que se compare com outros modelos mais modernos.

Espiral - evolução através de vários ciclos completos de especificação, projeto e desenvolvimento.

Componentizado - reuso através de montagem de componentes já existentes.

Formal - implementação a partir de modelo matemático formal.

Ágil

RAD

Quarta geração.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_software#Modelos_de_processo_de_software

Se você digitar no google "Modelos de Processo de Software" (sem aspas), você obterá uma lista enorme de outras fontes e até imagens para enriquecer seu trabalho.

4.2. Descreva a Evolução do Modelo(breve história)

No item 4.2. você deve descreva a evolução do modelo através de um breve histórico, ou seja, quando foi criado o modelo, quem foi o autor ou quem fez a proposta, etc. Normalmente, após você pesquisar um determinado modelo (Ágil, Espiral, RUP, etc. ) você encontra todas estas informações.

As definições modernas de desenvolvimento de software ágil evoluíram a partir da metade de 1990 como parte de uma reação contra métodos "pesados", caracterizados por uma pesada regulamentação, regimentação e micro gerenciamento usado o modelo em cascata para desenvolvimento. O processo originou-se da visão de que o modelo em cascata era burocrático, lento e contraditório a forma usual com que os engenheiros de software sempre realizaram trabalho com eficiência.

Uma visão que levou ao desenvolvimento de métodos ágeis e iterativos era retorno a prática de desenvolvimento vistas nos primórdios da história do desenvolvimento de software [1].

Inicialmente, métodos ágeis eram conhecidos como métodos leves. Em 2001, membros proeminentes da comunidade se reuniram em Snowbird e adotaram o nome métodos ágeis, tendo publicado o Manifesto ágil, documento que reúne os princípios e práticas desta metodologia de desenvolvimento. Mais tarde, algumas pessoas formaram a Agile Alliance, uma organização não lucrativa que promove o desenvolvimento ágil.

Os métodos ágeis iniciais - criado a priore em 2000— incluíam Scrum (1986), Crystal Clear, Programação extrema (1996), Adaptive Software Development, Feature Driven Development, and Dynamic Systems Development Method (1995).

Maiores detalhes poderão ser obtidos aqui: pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_%C3%A1gil_de_software

4.3. Apresente as vantagens e desvantagens identificadas

Todo modelo tem suas vantagens e desvantagens. O objetivo desta atividade é que você pesquisa e responda quais são estas vantagens e desvantagens. Se você escolheu falar sobre o RUP, que é um processo interativo e incremental, ótimo, agora é o momento de descrever as vantagens e desvantagens deste processo. Se você escolheu, o processo Ágil, você deve fazer o mesmo, ou seja, pesquisar as vantages e desvantagens deste modelo.

É comum na Wikipedia o autor omitir estas informações, por isso, você terá que pesquisar em outras fontes. Neste caso, sugiro que abra o google e pesquise, por exemplo, "vantagens e desvantagens do modelo agil" (sem aspas).

Modelo Ágil - Vantagens

Diminuição da expectativas dos clientes por entregas.

Rápida adaptação a mudanças

Maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com