TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE FUNCIONAMENTO DE UM COMPRESSOR UTILIZANDO A LINGUAGEM VHDL

Por:   •  13/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

PROJETO DE FUNCIONAMENTO DE UM COMPRESSOR UTILIZANDO A LINGUAGEM VHDL

CLAUDIO MANOEL DA SILVA

DANILO DO OURO ALMEIDA

MONA VIVIAN LOPES HIGINO

JUAZEIRO - BA

2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

CLAUDIO MANOEL DA SILVA

DANILO DO OURO ALMEIDA

MONA VIVIAN LOPES HIGINO

PROJETO DE FUNCIONAMENTO DE UM COMPRESSOR UTILIZANDO A LINGUAGEM VHDL

Trabalho apresentado à Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Campus Juazeiro - Ba, como requisito de nota da disciplina Eletrônica Digital II sob orientação do Prof. Rodrigo Ramos.

Juazeiro – BA

2019

  1. DETALHAMENTO DO PROJETO

Esse projeto consiste no funcionamento de um compressor, onde possui uma chave que permite a escolha de seu modo de operação, se Automático ou Manual. Tendo feito a escolha, o compressor apenas funcionará se atender aos requisitos propostos para o mesmo. Tais requisitos variam de acordo com o modo de operação selecionado e tem relação com seu sobreaquecimento e se está ou não em manuntenção.

Este projeto foi feito em liguagem VHDL para operar na placa de FPGA. Para tanto, utilizou-se o software Quartus II onde também foi feita a simulação do projeto (figura 2.1) e a sua visualização em RTL (figura 1), onde é possível ver as ligações entre a entidade geral e as entidades ‘manual’ e ‘automatico’, bem como a relação das portas lógicas com as saídas da entidade geral.

.

[pic 2]

Figura 1 – Visualização em RTL do Programa.

É importante destacar que a princípio o objetivo era testar o funcionamento do código na placa de FPGA, entretanto, o professor orientador declarou como suficiente apenas o teste de simulação no softawe usado para fazer o programa.

  1. DETALHAMENTO DO CÓDIGO

O código possui 3 entidades, sendo a principal denominada compressorVIV e as outras duas denominadas de manual e automatico. Na entidade principal encontram-se as entradas (aut1, man1, rt1, manut1, selec1) e saídas (S_Aut1, S_Man1, S_Lig1, S_Desl1, S_Rt1, S_manut1) do sistema como também há o chamamento dessas entidades e o PORT MAP entre elas.

 No PORT MAP, as entradas das entidades manual e automático recebem a entrada da entidade compressorVIV e, para receber as saídas, foi necessário a criação de signals que cada par é conectado a uma porta OR cuja saída liga-se à saída geral.

Para que o sistema vá para entidade ‘manual’ é nescessário que o pino ‘selec’ esteja em zero. Chegando lá, foi criado um signal ‘condicao’ como um ‘bit_vector’ de 4 bits que recebe as condições do compressor: se encontra-se ligado em automático (aut) ou manual (man), se hove sobreaquecimento (rt) e se está em manuntenção (manut). Para cada combinação há uma resposta e uma sinalização.

Do mesmo modo, para que a entidade ‘automatico’ entre em ação o modo ‘selec’ deve estar em 1. O modo de funcionamento é similar ao da entidade descrita anteriormente, entretanto as respostas às entradas são diferentes.

Para melhor compreensão é citado um exemplo a seguir para cada modo de operação do compressor:

Quando ‘selec’ = ‘1’ , ou seja, condições de modo ‘automatico’, e quando ‘condicao’ = “1001” (que é o mesmo que dizer que ‘aut’ = ‘1’ , ‘man’ = ‘0’ , ‘rt’ = ‘0’ e ‘manut’ = ‘1’), ou seja, ele está em modo automático mas está em manutenção, portanto seu sinal de saída será S_Aut = 1 (modo automatico ativo), S_Manut = 1 ( em manutenção), S_Desl = 1 (compressor desligado), e todos os outros sinalizadores em zero, pois a condição de estar em manutenção não permite que este esteja em funcionamento (figura 2.1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (353.6 Kb)   docx (227.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com