TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Da Informação No Processo De Capacitação Tecnológica Das Micro E Pequenas Empresas

Casos: O Papel Da Informação No Processo De Capacitação Tecnológica Das Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 2

O papel da informação no processo de capacitação tecnológica das micro e pequenas empresas

Paulo César Rezende de Carvalho Alvim

Resumo

A necessidade de disponibilizar informações para o setor produtivo tem levado a reflexões e esforços no sentido de atender de forma ampla a esta demanda em uma sociedade do conhecimento.

O artigo foca a relevância da disponibilização de informações no processo de capacitação e inovação tecnológica no segmento das empresas de pequeno porte, especialmente em face da atual relevância econômica e social deste porte de empresa.

Conclui com a indicação de algumas medidas que devem ser perseguidas para ampliar a oferta de informação para as empresas de pequeno porte.

Palavras-chave Informação empresarial; Capacitação tecnológica; MPMEs, Informação industrial; Informação tecnológica.

INTRODUÇÃO

Com o processo de globalização de mercados e a velocidade dos avanços tecnológicos, a busca por informação se tornou alvo comum de toda a sociedade.

Naturalmente, emerge o conceito de uma sociedade da informação, onde ter informação ou ao menos ter garantido o acesso a ela passa a ser um diferencial de uma nova era.

O NEGÓCIO DA INFORMAÇÃO

Hoje precisamos passar a ter a preocupação em obter qualidade de informação, e não quantidade.

Este momento de muita informação precisa ser superado rapidamente, para não se perder tempo.

O importante é ter a informação certa, ou melhor dizendo, adequada à determinada necessidade, no tempo correto e a um custo compatível.

Surgem aí novos dilemas, que entendemos se caracterizam como desafios:

Informação adequada a uma necessidade

O foco de se ouvir a demanda, para se prestarem serviços de informação, exige ajustes nas estruturas formais das unidades e sistemas de informação hoje existentes, que envolvem desde aspectos de decodificação de linguagem até formatação de produtos e serviços de informação.

A máxima de se atender às necessidades do cliente, como pregam os especialistas em qualidade, aplica-se aqui como uma luva.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »