TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERFERÊNCIA DA PSICOLOGIA NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  24/9/2015  •  Artigo  •  6.672 Palavras (27 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 27

A INTERFERÊNCIA DA PSICOLOGIA NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Gabriel de Paula Somenzi[1]

Orientador[2]

RESUMO: Neste trabalho se pretende demostrar a necessidade da estruturação do setor de Recursos Humanos dentro de micro e pequenas empresas, de modo a propiciar aos colaboradores um ambiente de trabalho atrativo para laborar, diminuindo assim o índice de rotatividade dentro das instituições, salientando a importância da seleção de pessoal, de modo a demonstrar o quanto o processo psicológico e posterior acompanhamento é essencial para se ter um bom relacionamento entre empregados e empregadores. Para melhor entendimento, o trabalho foi dividido em quatro eixos: O primeiro intitulado como: Introdução a Gestão de Pessoas; o segundo foi denominado: Administração de pessoas, aprofundando-se mais na questão do gerenciamento pessoal; O terceiro ponto trata-se da gestão de pessoas nas organizações, trazendo claro o conceito de recrutamento; E por fim, tratou-se a questão da Introdução à psicologia e da psicologia empresarial, como ponto chave no estudo do Setor de Recursos Humanos.

PALAVRAS-CHAVE: Recursos Humanos. Administração pessoal. Psicologia empresarial.

ABSTRACT: This paper aims to demonstrate the need for the structuring of the Human Resources department within micro and small enterprises, in order to provide employees an attractive working environment for working, thus decreasing the turnover rate within institutions, stressing the importance of selecting personnel in order to demonstrate how the psychological and aftercare process is essential to have a good relationship between employees and employers. For better understanding, the work was divided into four areas: The first titled: Introduction to Managing People; the second was called: Managing people, delving more on the issue of personnel management; The third section deals with the management of people in organizations, bringing clear concept of recruitment; Finally, treated the question of the Introduction to psychology and business psychology, as a key point in the study of the Department of Human Resources.

KEYWORDS: Human Resources. Personnel administration. Business psychology.

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

        Este trabalho tem por finalidade mostrar a interferência da psicologia sobre o processo de Recrutamento e Seleção como estratégia de gestão de pessoas. Hoje o processo de recrutamento e seleção cria uma expectativa de um novo colaborador, contudo muitas vezes deixa-se de avaliar o real potencial do candidato, fazendo uma contratação apenas para preencher uma vaga, acarretando em custos operacionais, perda de tempo, entre outros problemas na gestão da organização. A importância de estudar esse assunto consiste em mostrar que em muitas empresas a solução se encaixa em utilizar da psicologia no processo de seleção para avaliar aptidões psíquicas, comportamento, atitudes, entre outras habilidades.

        Pode-se definir como tema deste estudo, a interferência da psicologia no processo do recrutamento e seleção em micro e pequenas empresas, sendo que esta representa um valioso instrumento de gestão de pessoas, na análise e identificação de fatores emocionais, comportamentais e cognitivos, necessários para o exercício de determinadas funções. O Conceito aqui mostrado é de extrema relevância, pois destaca que a seleção é a entrada de um novo capital intelectual.

        A concorrência entre as organizações faz com que os empresários mais e mais optem por inovação, qualidade, preço justo, crédito e recursos humanos capacitados e talentosos o suficiente para dar conta dessa nova equação do mercado. No passado, contratava-se um profissional de qualquer área, observando-se sua experiência profissional, sob o aspecto técnico, para ocupar o cargo em aberto. Ter somente preparo técnico hoje em dia não quer dizer muito. É importante, mas não é o que faz a diferença na hora da contratação, e o que faz a diferença na hora da contratação é a grande problemática existente que diverge a opinião de muitos empreendedores e administradores.

        É muito natural que empresas contratem pessoas de quem gostem, a natureza humana é assim. Mas, contratando pessoas parecidas, estará destinada a criar uma organização desequilibrada, na qual há predominância de seus pontos fortes, mas bloqueada por suas limitações. Valorizar somente experiência também é um erro, pois pode ser um profissional cheio de vícios. durante o processo de Avaliação Psicológica, deve-se perceber competências essenciais, tais como:  níveis de atenção, controle de suas emoções, níveis de inteligência, objetividade, paciencioso, entre outras coisas.

        O objetivo do estudo consiste em apresentar através de pesquisa bibliográfica que além de exigir competência técnica dos candidatos, é necessário procurar pessoas com habilidades e atitudes muito específicas às necessidades que demanda a vaga, deixando mais claro que a utilização da psicologia no processo de seleção irá contribuir para uma maior eficácia do processo seletivo, podendo reduzir a rotatividade (turnover), significando redução de custos nos casos de demissão para uma nova contratação, treinamentos e monitoramento de um colaborador que não irá ficar na empresa.

A pesquisa contou com uma metodologia específica de pesquisa quantitativa, que conforme disciplinam Diehl e Tatim (2004. p.51), caracteriza-se pelo “uso da quantificação tanto na coleta quanto no tratamento dos dados, por meio de técnicas estatísticas simples como percentual, média, desvio-padrão ou mais complexas como coeficiente de correlação e análise de regressão.” Enquanto que Chizzotti (2003. p. 89) afirma que a coleta de dados qualitativa, “não é um processo de dados acumulativo e linear, cuja frequência, controlada e mensurada, autoriza o pesquisador, exterior a realidade estudada e dela distanciado, estabelecer leis e prever fatos”.

Diante do exposto, por se tratar de pesquisa de abordagem mista em que se pretende atingir o objetivo geral proposto, a presente pesquisa caracteriza-se por ser de cunho exploratório.

De acordo com Diehl e Tatim (2004. p. 77), a pesquisa exploratória tem como objetivo a descoberta de novas hipóteses, com a finalidade de tornar o problema mais explícito, familiar e claro. Objetiva, também, obter informações sobre os sentimentos, as atitudes e opiniões das pessoas. Podendo, desta forma, entender a relação das pessoas sobre os produtos e serviços, suas motivações, consumo ou escolha, com uma ótica bastante investigativa. Para tanto, envolve o levantamento bibliográfico e a realização de entrevistas com pessoas que possuam experiência prática com o problema levantado e também a análise de exemplos que estimulem a compreensão do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)   pdf (269.2 Kb)   docx (415.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com