TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento dos Recursos Empresariais

Por:   •  14/2/2023  •  Seminário  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 4

 

Quais os principais módulos que devem estar presentes em um sistema integrado para que possamos considerá-lo um MRPII?

- Cadastros básicos;

- MRP e CRP (Planejamento de Requisitos de capacidade);

 -  MPS e RCCP (Planejamento Mestre de Produção e Planejamento grosseiro da Capacidade;  

-  Gestão de demanda;

-  SFC (Controle de Chão de Fábrica) e Compras e

-  S&OP (Planejamento de Vendas e Operações.

 

Você entendeu o que significa rodar o MRP II no modo net-change? E no modo regenerativo?

O modo net-change toda modificação de um determinado item é identificada pelo sistema para que sejam recalculadas as necessidades destes itens e geralmente é utilizado para mudanças pontuais.

O modo regenerativo as decisões são estabelecidas a partir de produtos acabados, transformando as necessidades de produtos em necessidades de materiais. A partir disso as necessidades líquidas são recalculadas e novas ordens de produção e compra são geradas. É indicado rodar nesse modo quando há necessidade de realizar grandes mudanças.

Quais as vantagens e desvantagens de rodar o MRPII no modo net-change e no modo regenerativo?

Modo net-change: tem como vantagem a realização de mudanças pontuais, menor tempo de processamento. Tem como desvantagem o acumulo de informações caso haja necessidade de realizar muitas mudanças em determinado período.

Modo regenerativo: algumas de suas vantagens é o recalculo realizado a partir das necessidades de produtos em necessidades de matérias para todas as ordens. E uma de suas desvantagens é o tempo de processamento, que ainda é considerável lento e por isso geralmente só é realizado semanalmente ou quinzenalmente.

 

O sistema MRPII é nitidamente um sistema de planejamento hierárquico de produção. Explique o que isso quer dizer.

 

Isso nos informa que as decisões realizadas em níveis superiores ditam as decisões de níveis inferiores. Onde sua estrutura  vincula o  planejamento  de  longo  prazo,  realizado  pelo  S&OP, às  decisões  detalhadas de curto  prazo,  gerenciadas e  controladas  pelo  SFC, garantindo  alto  grau de  coerência  “vertical”  entre  os diversos níveis de tomadas de decisões.

 

“Adote o ERP e troque interfaces por integração”. Explique o que esse vendedor de software quer dizer com esta frase.

Que com o ERP é possível a realização de interações entre os setores, diferentemente das interfaces onde as mesmas não são capazes de se comunicarem de forma direta.

Se um alto executivo perguntasse a você: “Vale a pena investir pesado num ERP e sua implantação e correr o risco de num futuro próximo ser lançada uma outra solução que torne obsoleto o ERP comprado?”, o que você responderia?

Que valeria a pena, pois a implantação de ERP’s trazem muitas vantagens para a organização, como: informações corretas, aumento da confiabilidade dos dados, aumento de desempenho, integração das bases de dados, diminuição do retrabalho, monitoração em tempo real entre outas vantagens. E caso o mesmo se torne obsoleto, tendo implantado  o  ERP  de  forma  eficiente  a  empresa  terá  todos  seus  processos  sob  controle,  podendo assim  criar uma interface para programa lançado.

 

Explique as etapas fundamentais que uma empresa deve seguir caso queira realizar o processo de benchmarking?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com