TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Recursos empresariais e sua administração na empresa

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.172 Palavras (9 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

ADMINISTRAÇÃO – 6 SEMESTRE

PCP

ETAPA 1 E 2

SÃO PAULO

NOVEMBRO – 2014

ETAPA 1

Passo 1 (Aluno)

Quadro 1.5 – Os recursos empresariais e sua administração na empresa.

Eficiência

Eficácia

Ênfase nos meios.

Ênfase nos fins.

Preocupação com métodos e desenvolvimento.

Preocupação com resultados

Melhor aplicação dos recursos.

Melhor alcance dos objetivos.

Executar corretamente uma tarefa.

Executar a tarefa que é importante.

Resolver problemas.

Atingir objetivos.

Jogar bem futebol.

Marcar gols.

Estudar muito e não faltar.

Passar de ano.

É muito fácil falar em eficiência da máquina (machine efficiency). Na linguagem de PCP, a eficiência da máquina (E) é medida por uma equação :

E= X/C, onde X é uso real da máquina e C é capacidade  da máquina.

Conceito

O planejamento está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A sua importância reside: sem o planejamento a empresa fica perdida no caos. [pic 1]

Planejamento                        Objetivos alcançar[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

 

What? When? Where? Who? Why? How? How Much?

(O quê? Quando? Onde? Quem? Por quê? Como? Quanto?)

Controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho assegurando os planos executados da melhor maneira possível.

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

                   

Passo 2 (Equipe)

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras  ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer”. (MOREIRA, 1999, p. 7)

O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado.

O objetivo do planejamento e controle da qualidade é, então, obtê-la e mantê-la. São importantes porque levarão a empresa a produzir melhores produtos, a fazer melhoramentos contínuos e aperfeiçoar o processo de produção. Em resumo, o Planejamento e Controle da produção leva a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.

Utiliza-se o planejamento e o controle em todo o processo de produção, desde antes dele e após estar concluído. Isso porque todas as etapas do processo produtivo de demanda do planejamento e controle. “Planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda”. (SLACK et al., 1997, p. 347). O MRP (Material Requirements Plannings) permite que as empresas calculem quantos materiais de determinado tipo e em que momento serão necessários ao processo produtivo. “O MRP é um sistema que ajuda as empresas a fazer cálculos de volume e tempo similares a esses, mas numa escala e grau de complexidade maior”. Uma abordagem mais recente do planejamento e controle da produção é o Just in Time (JIT) que significa produzir bens e serviços apenas quando são necessários. “O JIT visa atender à demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdício”. (SLACK et al., 1997, p. 474).

Passo 3 (Equipe)

A finalidade do PCP é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa. Trata-se, portanto, de uma dupla finalidade: atuar sobre os meios de produção com o propósito de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia. Para atender a essa dupla finalidade, o PCP tem de planejar a produção e controlar seu desempenho. De um lado, o PCP estabelece antecipadamente o que a empresa deverá produzir e o que deverá dispor de matérias-primas e materiais. O planejamento deve ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar a situações imprevistas. Em outras palavras como o planejamento se refere ao futuro, a sua execução deve permitir certa flexibilidade e adaptação a situação que pode sofrer alteração imprevistas. O controle deve contribuir para o alcance dos objetivos por meio da indicação dos erros ou das falhas, em tempo hábil para permitir ação corretiva oportuna, compreender o sentido do desenvolvimento de um planejamento eficiente. Definir quando deverão ser realizadas as tarefas e operações e o quanto deverão ser feito, definir um agendamento pra atendimento aos clientes e mercado, desenvolvimento de um fluxo de informações, integrando todas as unidades envolvidas no processo.

Passo 4 (Equipe)

Com base em todos os dados adquiridos nas etapas anteriores deu para se entender que para se atingir os objetivos deve-se aplicar adequadamente seus recursos e as empresas não produzem ao acaso e não funcionam de improviso por isso elas devem planejar antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção. Existe uma diferença entre eficiência e eficácia como no quadro da parte 1 cita que a eficiência é a ligação aos meios, normas e procedimentos e reside em fazer as coisas corretamente, já eficácia é a relação com finalidade dos objetivos serem alcançados e consiste em fazer as coisas que são importantes. O conceito de PCP está voltado ao planejamento e ao controle. O Planejamento deve ser bem elaborado e conter quatro passos muito importantes para definição do planejamento e Controle deve ser medido e corrigido pelo desempenho. O objetivo deve-se levar em conta pois ele manterá a produção e terá uma melhora continua e um aperfeiçoamento da produção. O MRP deve ser utilizado para cálculos de volume com escala de grau de complexidade. O JIT tem como ferramenta a melhora da qualidade para que seja perfeita economizando o desperdício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (356.1 Kb)   docx (177.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com