TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PMA Planejamento Recursos Humanos

Artigo: PMA Planejamento Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  4.326 Palavras (18 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 18

1 Introdução

Neste trabalho vamos abordar o tema: Gestão de Cargos, Carreira e Sucessões.

A Gestão de Cargos e Salários é um conjunto de regras que estipulam como os

colaboradores podem progredir na empresa com relação ao seu salário. Gestão de

Carreiras é a gestão de planos e expectativas individuais frente aos planos e demandas organizacionais, ou seja, essa gestão concilia as competências, habilidades, expectativas

e interesses de desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores com as metas

e objetivos da empresa para realização de seus planos. O Plano de Carreira é um plano

de carreira ao contrário: o foco da atenção não é o futuro de cada profissional e, sim, o

futuro da organização.

As organizações sempre esperam resultados contínuos de seus colaboradores,

assim como os colaboradores contam com um o crescimento profissional e financeiro

dentro das organizações. Por consequência como as organizações são as maiores

interessadas, é de suma importância fazer com que os seus colaboradores sintam-se

motivados e engajados, ocasionando neles sentimento de transparência e justiça

A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Há pouco tempo atrás, o departamento de Recursos Humanos atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. É sim discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento. A gestão de pessoas visa a valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava a técnica e o mecanicismo do profissional.

O trabalho é estruturado em equipes, formados por colaboradores comprometidos com os resultados do grupo e da empresa. O sistema de remuneração leva em conta as habilidades praticadas pelo profissional, sendo proporcionado oportunidades e desafios profissionais.

.

2 Descrição da Empresa

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ou, simplesmente, Correios, é uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de correspondências no Brasil.

Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663. Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 19311 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos.2

A ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da Autarquia Federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT).

A mudança não representou apenas uma troca de sigla, foi seguida por uma transformação profunda no modelo de gestão do setor postal brasileiro, tornando-o mais eficiente, e na consolidação de uma marca reconhecida por muitos como um verdadeiro patrimônio nacional.

Nos anos que se seguiram, vários serviços foram sendo incorporados ao portfólio da empresa. Além dos tradicionais serviços de cartas, malotes, selos e telegramas, entre os novos serviços podem ser destacados os pertencentes à família SEDEX, serviço de encomendas expressas. Ao todo são mais de cem produtos e serviços oferecidos pela maior empregadora do Brasil (no início de 2008 com mais de 109 mil empregados próprios, além dos terceirizados), sendo a única empresa a estar presente em todos os municípios do país, com uma vasta rede de unidades próprias e franqueadas. Diversos dos produtos e serviços da ECT podem ainda ser adquiridos pela internet.

No final da década de 70, a ECT passa a dispor de dois órgãos para treinamento e desenvolvimento de seus empregados: a Escola Superior de Administração Postal - ESAP, voltada ao ensino do pessoal de nível superior e o Departamento de Recursos Humanos - DRH, com representações regionais para treinarem empregados de nível básico, médio e técnico.

Nos anos seguintes, em virtude da concorrência ter se tornado mais agressiva, a ECT aumentou a receita operacional destinada às atividades de treinamento e amadureceu a idéia de conceber uma orientação única para o setor de educação empresarial, à qual caberia a função de preencher as lacunas deixadas pelo então sistema vigente. Em termos práticos, era preciso alinhar os programas educacionais com as estratégias da Empresa e também ampliar o público alvo desses programas.

A essas necessidades somou-se o fato de que nos últimos anos tomou lugar uma verdadeira multiplicação de universidades corporativas, sistema adotado por grandes empresas estrangeiras e nacionais. É nesse cenário que, em dezembro de 2001, a Universidade Corporativa dos Correios-UNICO foi criada, com intuito de unificar as ações educacionais dentro da Empresa e estendê-las para toda a cadeia de valor.

Como podemos observar se trata de uma empresa de grande porte, mas estarei relatando neste apenas a politica de trabalho de Mato Grosso do Sul.

Missão:

Construir o conhecimento organizacional com base nas competências requeridas para sustentabilidade dos negócios da ECT.

Visão:

Ser referencial de excelência em educação corporativa no Brasil.

2.1 Climas Organizacionais e Cultura

De acordo com Eleuní Melo, psicólogo sênior dos Correios e um dos membros da coordenação técnica da PCO, a competitividade tornou-se um ingrediente que permeia o cotidiano das empresas, fazendo com que dois objetivos sejam sempre perseguidos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com