TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Procedimento Circuito

Por:   •  6/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

Procedimento

Inicialmente, para testar os conceitos aprendidos em sala de aula, montamos o circuito integrador e o diferenciador apresentados durante a prática no simulador Multisim.

[pic 1]             [pic 2]

                                        Circuito integrador                                                                              Circuito diferenciador

Onde PR1 e PR2 são “ponteiras de teste” que medem a voltagem de entrada e de saída no instante de tempo “t”, V1 é a representação do gerador de função que, nos circuitos, está gerando uma onda senoidal de 1V pico-a-pico com uma frequência de 3.03Hz, no caso do circuito integrador, e 150Hz no circuito diferenciador.

Uma ferramenta interessante disponibilizada pelo simulador é o gerador de gráficos, onde ele guarda os valores obtidos pelas ponteiras de teste e os organiza em um único gráfico que utiliza tempo como variável independente. Dessa forma, podemos avaliar como a saída do circuito se comporta dependendo da frequência e do tipo de onda aplicado na entrada.

Com o circuito montado e o simulador configurado, demos início à simulação, que imediatamente gerou os gráficos abaixo, onde a linha azul representa a entrada (PR1) e a linha verde representa a saída (PR2). Neles, podemos ver como a amplitude dos sinais e a fase foi alterada.

[pic 3]                 [pic 4]

                                        Gráfico do circuito integrador                                                                                   Gráfico do circuito diferenciador

Agora, com a simulação feita, montamos os circuitos integradores e diferenciadores reais, utilizando os componentes de mesmo valor daqueles utilizados na simulação, um osciloscópio para realizar a medição da entrada e da saída para cada circuito, uma fonte “dupla” de +15V e -15V para ser utilizado como +Vcc e -Vcc do amplificador e um gerador de função para criar os sinais necessários.

[pic 5]       [pic 6]

                                                 Circuito integrador                                                                                           Circuito diferenciador

Após a montagem e a configuração da fonte, do osciloscópio e do gerador de funções, ligamos a alimentação do circuito e o sinal de entrada, resultando nas imagens abaixo que foram geradas pelo osciloscópio, onde o sinal amarelo é o sinal de entrada e o verde é o sinal de saída.

[pic 7] [pic 8]

                     Gráfico do circuito integrador (Escalas: 1V para 1V)                                      Gráfico do circuito diferenciador (Escalas: 1V para 1V)

Apesar dos sinais mostrados pelas imagens acima não estarem se “sobrepondo”, como os sinais mostrados pelas imagens do simulador, podemos, ainda assim, perceber que tanto no simulador como no circuito real as saídas se comportaram basicamente da mesma forma, ou seja, com uma diferença de fase e uma amplitude de saída praticamente iguais.

Para verificar como a saída se comporta quando há mudança de frequência, fizemos alguns testes modificando a frequência do sinal de entrada. Inicialmente, modificamos a frequência para o sinal senoidal no circuito integrador cujo resultado pode ser visto nas imagens abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (684.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com