TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento Experimental – Montagem dos Circuitos

Por:   •  20/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 2

Procedimento Experimental

1.1 – Montagem dos Circuitos

Para a realização da montagem dos circuitos com filtros capacitivos, utilizou-se componentes anteriormente estudados e identificados, utilizando 4 capacitores de diferentes valores de capacitância foi possível verificar a diminuição proporcional das formas de ondas visualizadas através de um osciloscópio, indicando a diminuição da tensão de ripple. Utilizando também um diodo retificador, foi possível obter uma tensão de saída mais estável  e utilizou-se também um resistor de carga.

1.2 – Componentes Utilizados

Para montagem dos circuitos utilizou-se os componentes abaixo descritos.

1 – Transformador de 220/110V para 12/6V

1 – Protoboard

1 – Multímetro Digital

1 – Diodo Retificador

1 – Capacitor de

1 – Capacitor de

1 – Capacitor de

1 – Capacitor de

1 – Resistor de

1 – Osciloscópio

1 – Fios de Interligação

1.3 – Etapas de Montagem

Para a montagem dos circuitos, incialmente utilizou-se uma tensão de entrada de 12V através da tensão previamente reduzida da rede elétrica através do transformador, com essa tensão alimentou-se a protoboard e iniciou-se a disposição dos componentes na mesma, utilizando os fios de interligação uniu-se os componentes, utilizando primeiramente o capacitor de ------ , o resistor e o diodo retificador. Após a montagem do circuito e utilizando as pontas de prova do osciloscópio foi possível visualizar as distintas formas de ondas, e utilizou-se ainda o multímetro digital a fim de se realizar a leitura da tensão do circuito.

Em seguida foi substituído somente o capacitor do circuito, um após o outro e novamente utilizou-se o osciloscópio e o multímetro para visualizar as formas de onda e os valores de tensão do circuito, respectivamente, a fim de se relacionar os valores encontrados com a variação da capacitância com a troca dos capacitores.

Depois de realizadas a coletas dos valores obtidos com um valor de tensão de entrada de 12V, repetiu-se as etapas, porém com uma tensão de alimentação de 6V.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com