TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, serve como um indicador biológico e um termômetro de como está o funcionamento da politica de segurança ocupacional da empresa e a aderência do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Ambiente e Doenças do Trabalho

Identificação da tarefa: Tarefa 4. Quarta tarefa da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 10 pontos de 40

TAREFA 4

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, serve como um indicador biológico e um termômetro de como está o funcionamento da politica de segurança ocupacional da empresa e a aderência do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. Assim é imprescindível conhecer e identificar as características de um bom PCMSO e como ele interfere na segurança ocupacional de uma organização.[

Isto posto: Analise o PCMSO apresentado e sua aderência a legislação vigente em especial a NR07, inferindo-se o mesmo serve como um instrumento de política de segurança e higiene no trabalho.

O texto tem tamanho livre. Vale de 10 (dez) pontos desde que você envie no prazo determinado e alcance os objetivos propostos.

ANÁLISE

Para uma análise mais detalhada do PCMSO, é fundamental conhecer o PPRA com os limites de tolerância para cada risco identificado. O mesmo não foi fornecido.

Acrescentar o período de vigência na capa, pois só contem a data de renovação e acrescentar sumário para o PCMSO.

Faltando o cronograma de ações.

Acrescentar número total de empregados e a divisão entre homens/mulheres.

Lista de médicos examinadores para emissão do ASO de acordo com a portaria N°24 de 29 de dezembro de 1994.

No item VI Relatório Anual, deverá ser acompanhado de dois anexos:

- Anexo 1, quadro 3 da NR7 que deverá descriminar por setores da empresa a natureza dos exames realizados, numero anual dos exames realizados, numero de resultados anormais x 100/n° anual de exames x 100, n° de exames para o seguinte ano.

- Anexo 2, que deverá relacionar as comunicações de acidente de trabalho CAT, emitidas no período de vigência do PCMSO, exclusivamente por doenças decorrentes do trabalho conforme o quadro IV da NR4.

Anexo 1, está faltando os exames complementares de acordo com cada função e a periodicidade.

O relatório anual deverá ser apresentado e discutido em reunião da CIPA,  sendo sua cópia anexada ao livro de atas daquela comissão.

O documento tem vigência de 1 ano, cita o grau de risco da empresa, descreve a obrigatoriedade da emissão do relatório anual e os critérios para exame periódico na empresa conforme NR7.

O que chamou a atenção no ANEXO 1 foram dois riscos ocupacionais, temperatura fria e agentes biológicos. Quais agentes biológicos?

Resposta: o PCMSO serve como instrumento de política de segurança e higiene no trabalho, pois atende a legislação vigente com detalhes na NR7, mas com as ressalvas descritas acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com