TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa de Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil

Por:   •  3/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  4.753 Palavras (20 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 20

Programa de Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil (PGRCC)

PGRCC

Programa de Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil

Obra: RETROFIT PRAÇA DE EVENTOS

SHOPPING VILLA LOBOS

1. INTRODUÇÃO

Estudos recentes realizados em diversos municípios têm apontado que os resíduos da construção civil são predominantes na massa dos resíduos sólidos urbanos, com uma participação em torno de 60%. São notórios os impactos causados pela disposição irregular destes resíduos no ambiente urbano, tendo motivado a elaboração da Resolução CONAMA no 307, editada em Julho de 2002, que estabeleceu novas diretrizes para a gestão dos resíduos da construção civil. O Projeto de Gerenciamento de Resíduos é um elemento essencial no cumprimento da responsabilidade pelo manejo e destinação compromissada dos resíduos da construção civil por parte dos geradores. De acordo com a Resolução CONAMA 307, neste instrumento deverão estar caracterizados os resíduos, estabelecendo-se as condições de triagem, acondicionamento, transporte e, finalmente, da destinação. A elaboração deste projeto constitui-se também em importante ferramenta para gestão dos recursos empregados na obra, na medida em que os resíduos são identificados, qualitativa e quantitativamente, possibilitando maior controle sobre sua geração (minimização de perdas), com redução dos custos de coleta e destinação dos mesmos. No município de SP estima-se a geração diária de 17.240 toneladas de resíduos da construção e demolição, dos quais cerca de 25 a 30% são provenientes de obras formais, ou seja, com alvarás expedidos pela PMSP.

a) Descrição do empreendimento (projeto executivo)

O empreendimento Retrofit – Praça de Eventos | Shopping Villa Lobos está situado na Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777 - Jardim Universidade Pinheiros, São Paulo - SP, 05477-00. No local existe tráfego de pessoas e veículos, devido ao empreendimento estar situado em um bairro com predominância de empreendimentos comerciais.

O empreendimento Retrofit – Praça de Eventos | Shopping Villa Lobos executado pela Zavanna Construções e Reformas Eireli, possui uma área de terreno de 481,88 M² para execução de troca do piso e duas floreiras. composto por 01 (um) edifício de lojas comerciais, totalizando 500 unidades (lojas, boxes e afins), sendo composto por:

b) Cronograma de obra

Os períodos de execução evidenciado em seu cronograma é:

Início: 10 de abril de 2023                                

Término: 12 de setembro de 2023

Tem-se, deste modo, um período aproximado de 5 meses para execução, com o encadeamento das fases de execução de acordo com as peculiaridades dos projetos, considerados o porte da obra essas características arquitetônicas e construtivas. A realização do PGRCC após o início das respectivas obras limita o processo de gestão dos resíduos notadamente em relação aos resíduos provenientes de escavações e movimentação de terra, típicos das fases iniciais de execução. No momento da elaboração deste projeto, volumes significativos de resíduos de solos já foram removidos e destinados uma vez que os serviços de terraplanagem e escavação já haviam sido executados.

2. METODOLOGIA

Por meio do seguinte diagrama poderemos representar a lógica orientadora da elaboração e implantação do processo de gerenciamento de resíduos da construção civil:

[pic 1]

O primeiro passo da etapa de planejamento requer que seja estimada a geração dos diversos resíduos, o que pode ser feito a partir de indicadores apurados em obras semelhantes após o seu término, considerando todos os registros de destinação dos resíduos e as informações sobre as atividades mais relevantes associadas à geração dos respectivos resíduos. O segundo passo a ser considerado na etapa de planejamento é o da apresentação das alternativas de destinação dos resíduos, considerando sua natureza específica e a necessidade do exercício da responsabilidade em seu manejo destinação. A localização da obra em relação aos respectivos e possíveis destinatários será fundamental para a escolha das soluções, além, evidentemente, do grau de compromisso ambiental associada à atividade dos referidos destinatários. Imediatamente, podemos estabelecer o vínculo para a questão logística (terceiro passo), uma vez que para viabilizar a destinação dos resíduos far-se-á necessária a escolha de transportadores e a definição da logística para acondicionamento e transporte interno dos resíduos de modo ajustado com as especificidades do canteiro. A última etapa do processo de planejamento é o efetivo arranjo dos espaços em canteiro preparando-o para o cumprimento dos procedimentos de gestão engendrados no PGRCC e o que marca o término do processo de planejamento e o início da implantação no canteiro é a capacitação das equipes por meio de treinamento o que é representado no diagrama como Educação Ambiental.

3. CARACTERIZAÇÃO

a) Considerações preliminares sobre a geração dos resíduos

A geração de resíduos na atividade da construção civil torna-a mais onerosa tanto pela necessidade de manejo (equipamento para transporte interno, mão-de-obra etc.) como também por gerar custos de transporte externo destinação. Deste modo, é fundamental que se tenha empenho pela não geração dos resíduos. Podemos citar, como expressão deste empenho as seguintes iniciativas: i) adoção de tecnologias construtivas que privilegiam a montagem dos diversos elementos componentes de uma construção; ii) a implantação da gestão da qualidade na construção civil, permitindo a sistematização de processos e buscando conferir maior racionalidade à execução do conjunto de atividades da obra. No entanto, é fundamental que se identifique a incidência de perdas mais comuns afim de que se atue preventivamente, evitando assim a geração de resíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com