TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS – PGR OBJETIVO E APRESENTAÇÃO DO PGR

Tese: PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS – PGR OBJETIVO E APRESENTAÇÃO DO PGR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/1/2014  •  Tese  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 8

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS – PGR

OBJETIVO E APRESENTAÇÃO DO PGR

O Programa de Gerenciamento de Riscos tem como objetivo a implantação de umprograma que busca preservar a vida e evitar danos físicos e psíquicos às pessoas, comotambém a necessidade de se manter sob controle todos os agentes ambientais, commonitoramentos periódicos,levando-se em consideração a proteção do meio ambiente edos recursos naturais. Evitar danos a propriedade e a paralisação da produção.

Através da antecipação, identificação de fatores de risco, avaliação e conseqüentecontrole dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho,as empresas poderão estabelecer critérios de pré-seleção de quais riscos ou de quaismedidas de controle serão mais adequados e propícios para sua realidade. O PGR objetiva o reconhecimento e a reavaliação dos riscos ambientais nosdiversos setores de trabalho da empresa, bem como o planejamento das ações prioritáriasvisando a eliminação ou, pelo menos, a redução desses riscos.

ATIVIDADE PRINCIPAL DA EMPRESA

Manunteção e fabricação de peças.

FUNÇÕES AVALIADAS

 Eletricista.

 Mecânico.

RISCOS AMBIENTAIS

Consideram-se riscos ambientais, tudo que tem potencial para gerar acidentes notrabalho, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição.Dividem-se em agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.

⇒ AGENTES FÍSICOS: São representados pelas condições físicas no ambiente de

trabalho, tais como vibração, radiação, ruído, calor e frio que de acordo com as

características do posto de trabalho, podem causar danosa saúde.

Muitos fatores de ordem física exercem influências de ordem psicológica sobre aspessoas, interferindo de maneira positiva ou negativa no comportamento humanoconforme as condições em que se apresentam. Portanto ordem e limpeza constituemum fator de influência positiva no comportamento do trabalhador.

⇒AGENTES QUÍMICOS : Podem ser encontrados na forma gasosa, líquida, sólida e/oupastosa. Quando absorvidos pelo organismo, produzem na grande maioria dos casos,reações diversas, dependendo da natureza, da quantidade e da forma da exposição à substância.

⇒ AGENTES BIOLÓGICOS: São microorganismos presentes no ambiente de trabalho tais como: bactérias, fungos, vírus, bacilos, parasitas e outros. São capazes de produzirdoenças, deterioração de alimentos, mau cheiro, etc. Apresentam muita facilidade dereprodução, além de contarem com diversos processos de transmissão

.

⇒ AGENTES ERGONÔNICOS: É o conjunto de conhecimentos sobre o homem e seu trabalho. tais conhecimentos são fundamentais ao planejamento de tarefas, postos e ambientes de trabalho, ferramentas, máquinas e sistema de produção a fim de que sejam utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência. os casos mais comum de problemas ergonômicos são:Esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequado, monotonia e receptividade

RECONHECIMENTO E AVALIAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS

Função Eletricista.

Instala, faz manutenção e repara fiação elétrica em equipamentos elétricos e/ou eletrônicos.

Físico

RUÍDO (proveniente de máquinas) que poderá ocasionar perda de audição se não estiver devidamente protegido para isso determinamos a obrigatoriedade do uso de Equipamento de Proteção Individual – EPI: protetor auricular plug e / ou concha;

CHOQUE ELETRICO: Que poderá ocasionar queimaduras e até levar a morte se não tomar as devidas precauções e se não estiver devidamente protegido, para isso determinamos a obrigatoriedade do uso de Equipamento de Proteção Individual – EPIs: luvas de alta tensão e calçados de Segurança para eletricista;

QUEDAS DE ALTURA: Que poderá ocasionar hematomas e fraturas, se não estiver devidamente protegido, para isso determinamos o uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI: cinto de segurança, tipo pára-quedista.

QUEDAS DE OBJETOS: Que poderá ocasionar esmagamentos nos pés se não estiver devidamente protegido para isso determinamos a obrigatoriedade do uso de Equipamento de Proteção Individual – EPI: calçado de segurança;

Químico

POEIRA:Que poderá ocasionar alergias e doenças de pulmão, se não estiver devidamente protegido para isso determinamos o uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI: respirador descartável.

PRODUTOS QUÍMICOS: Óleos minerais, graxa, álcool isopropilico que poderá ocasionar doenças de pele como dermatites, se não estiver devidamente protegido para isso determinamos o uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI: creme de proteção para as mãos.

Ergonômico:Levantamento e transporte manual de peso: Agente de risco inerente a própria atividade, por se tratar de manutenção de peças e equipamentos é inevitável.

Biológico: Não se aplica

Função Mecânico

Executar os serviços de manutenção mecânica, montando e desmontando máquinas e equipamentos, reparando ou substituindo partes e peças, visando o seu perfeito funcionamento e prolongamento de sua vida útil.

FÍSICO

RUIDO: Proveniente da operação, dentro do pavilhão, de máquinas operatrizes como a lixadeira, esmeril manual, poli-corte, bigorna e outros. Ruído descontínuo a níveis de 92 a 103 dB(A),com tempo de exposição eventual.

RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES: Provenientes da solda elétrica e oxi-acetileno. O

tempo de exposição é eventual.

CALOR: Oriundo dos motores das máquinas e do ambiente, ou seja, da temperatura

Externa.

OURTROS CASOS DE RISCO FISICO: A operação de máquinas operatrizes,

ferramentas e equipamentos pesados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com