TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Uma Intranet?

Trabalho Universitário: O Que é Uma Intranet?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 5

11 – (2009/34) Buscando obter maior conectividade e velocidade de transmissão de dados, a empresa Alfa – uma das maiores livrarias do país – implantou recentemente uma intranet.

A respeito dessa implantação, é CORRETO afirmar que a empresa:

a) criou uma rede de comunicação para realizar comércio eletrônico com seus clientes sem restrição de horário.

b) criou uma rede de comunicação que permite a integração com sua cadeia de suprimentos, ao possibilitar a interconexão com fornecedores e clientes.

c) gerou uma rede de comunicação que permite a troca de informações referentes a pedidos e dados financeiros com os seus fornecedores.

d) implantou uma rede local privativa, com funcionalidades similares à da internet, que dará suporte à comunicação, ao gerenciamento e ao planejamento dos seus negócios.

e) implantou um servidor para conexão com outros servidores de internet, que dá a ela a possibilidade de obter processamento distribuído.

O que é uma Intranet?

Intranet é uma rede baseada em protocolos TCP / IP. Por outras palavras, trata-se duma rede privada dentro de uma organização que está de acordo com os mesmos padrões da Internet, acessível apenas por membros da organização, empregados ou terceiros com autorização de acesso.

O principal objetivo de uma intranet é compartilhar informações sobre a organização e recursos de computação entre os utilizadores. Uma intranet também pode ser usada para facilitar o trabalho em grupo.

Normalmente, as grandes empresas permitem aos utilizadores dentro da sua intranet o acesso à Internet através de servidores de firewall que têm a função de selecionar as mensagens em ambas as direções de modo a que a segurança da empresa seja preservada.

Quando parte de uma intranet é acessível a clientes, parceiros, fornecedores ou outras pessoas fora da empresa, essa parte designa-se por extranet.

Simplificando, a Internet é a World Wide Web global, enquanto uma intranet é uma Internet privada que opera dentro de uma organização.

O uso de uma intranet permite às empresas controlar o seu negócio mais facilmente e gerir os seus empregados com mais eficácia.

A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada por seus usuários ou colaboradores internos, tanto internamente como externamente ao local físico da empresa.

Dentro de uma empresa, todos os departamentos possuem alguma informação que pode ser trocada com os demais setores, podendo cada seção ter uma forma direta de se comunicar com as demais, o que se assemelha muito com a conexão LAN, que, porém, não emprega restrições de acesso.

A intranet é um dos principais veículos de comunicação em corporações. Por ela, o fluxo de dados (centralização de documentos, formulários, notícias da empresa, etc.) é constante, buscando reduzir os custos e ganhar velocidade na divulgação e distribuição de informações.

Apesar do seu uso interno acessando os dados corporativos, a intranet, permite que microcomputadores localizados em uma filial, se conectados à internet por meio de senha, acessem conteúdos que estejam em sua matriz. Ela cria um canal de comunicação direto entre a empresa e seus funcionários/colaboradores, tendo um ganho significativo em termos de segurança.

Vejamos alguns exemplos de aplicabilidade da intranet em uma empresa, para que possamos compreender melhor.

• Um departamento de tecnologia disponibiliza aos seus colaboradores um sistema de abertura de chamado técnico;

• Um departamento de RH anuncia vagas internas disponíveis;

• Um departamento pessoal disponibiliza formulários de alteração de endereço, vale transporte, etc...

• Um diretor em reunião em outro país, acessando os dados corporativos da empresa, por meio de uma senha de acesso.

• LAN: É uma rede local onde dois ou mais computadores se conectam ou até mesmo dividem o mesmo acesso à internet. Neste tipo de rede, os host's se comunicam entre si e com o resto do mundo sem "nenhum" tipo de restrição.

• Internet: É um conglomerado de redes locais, interconectadas e espalhadas pelo mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com