TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário 10 Limnologia

Por:   •  9/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 3

Aula 01

  1. O atual modelo de desenvolvimento humano é sustentável? Justifique a sua resposta.

R:  O modelo de desenvolvimento humano atual não é sustentável, uma vez que para ter um desenvolvimento sustentável é preciso que o modelo preze pela preservação do meio ambiente, o uso racional de energia e matéria e a diminuição na poluição para garantir uma qualidade de vida tanto no momento atual como futura e claramente nosso modelo de desenvolvimento não é esse ele preza a economia e o consumo acima de tudo.

Aula 02

  1. Identifique um problema ambiental, local, regional ou global e descreva o papel que o crescimento populacional desempenha neste problema.

R: O impacto ambiental do crescimento populacional é mais amplo e se refere aos recursos naturais necessários para alimentar, dessedentar, vestir, transportar, aquecer, refrigerar, iluminar e divertir centenas de milhões de seres humanos, que também almejam uma vida melhor. O efeito que esta demanda por produtos provocará no meio ambiente é imenso há que se considerar a geração de resíduos de todas estas atividades e o impacto no solo, nas águas e na atmosfera, aumentando as emissões de gases de efeito estufa e acelerando as mudanças climáticas. A expansão das atividades econômicas aumentará a pressão sobre os ecossistemas existentes, apressando a destruição de espécies, muitas delas extintas antes de terem sido estudadas.

Aula 03

  1. Baseado na segunda lei da termodinâmica explique por que ocorre uma redução acentuada no fluxo de energia ao longo de uma cadeia ou teia alimentar? E, como esse fenômeno influencia na bioacumulação?

R:  O fluxo de energia ao longo de uma cadeia ou teia alimentar ocorre um acúmulo de energia, assim como um gasto, ou seja, esse organismo usa parte dessa energia para sua manutenção, fixa uma reserva e libera outra parte em forma de calor. Sabendo disso entende-se que no próximo nível trófico, a quantidade de energia recebida vai ser menor do que a acumulada pelo nível anterior e essa energia não pode ser reciclada e vai se dissipando. É aí que entra a segunda lei da termodinâmica, já que é nessa ação de transferência de energia que ocorre a liberação de calor aumentando a entropia do meio.

    Pensando agora na bioacumulação que é a absorção e retenção de substâncias químicas no organismo de um ser vivo que ao contrário do fluxo de energia que é atenuado no decorrer da pirâmide trófica, essa condição tende a aumentar com o avanço dos níveis, uma vez que os resíduos tóxicos se acumulam nos tecidos e o organismo não consegue metabolizar ou eliminar esses compostos. Então toda vez que um animal precisa buscar mais alimento pra suprir sua necessidade energética e se alimenta de outro ocorre um aumento da concentração no seu corpo.

Aula 04

  1. Qual é a importância de uma espécie-chave em uma comunidade, e quais são as consequências da extinção dessas espécies?

R:   A espécie-chave possui um papel vital na estrutura, funcionamento ou produtividade do seu ecossistema. Quando ela é retirada do meio em que está inserida, causa grandes impactos e mudanças drásticas no local. Esses seres influenciam diretamente na vida dos outros organismos que vivem no mesmo ambiente, colaborando diretamente para a determinação da quantidade desses organismos no local e podendo ocasionar a extinção de algumas espécies ou a superpopulação de outras podendo gerar um colapso na comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (145.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com