TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário de Física Pressão

Por:   •  16/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Defina o que é Pressão manométrica. Qual a diferença com pressão absoluta?

Pressão Manométrica:

A pressão manométrica é a medida da pressão acima da pressão atmosférica local. Ela é geralmente a maneira mais comum de se medir a pressão em aplicações do dia a dia, como medir a pressão dos pneus de um carro. Nesse caso, a pressão manométrica informa a diferença entre a pressão real (absoluta) no interior do pneu e a pressão atmosférica ao redor do pneu. A pressão manométrica é frequentemente expressa em unidades como psi (libras por polegada quadrada), bar, ou atm (atmosferas).

A fórmula para calcular a pressão manométrica (Pmano) é a seguinte:

Pmano = Pabs - Patm

Onde:

- Pmano é a pressão manométrica.

- Pabs é a pressão absoluta no sistema.

- Patm é a pressão atmosférica local.

Pressão Absoluta:

A pressão absoluta é a medida da pressão em relação ao zero absoluto de pressão, que é o vácuo perfeito. Ela leva em consideração a pressão atmosférica local, de modo que inclui a pressão atmosférica como parte de sua medição. A pressão absoluta é comumente usada em aplicações científicas e de engenharia que exigem alta precisão, como em sistemas de vácuo, indústria química e física de alta pressão.

A fórmula para calcular a pressão absoluta (Pabs) é:

Pabs = Pmano + Patm

Onde:

- Pabs é a pressão absoluta.

- Pmano é a pressão manométrica.

- Patm é a pressão atmosférica local.

2 - Na parte 1, qual significado físico dos coeficientes obtidos pela regressão linear?

A regressão linear é uma técnica estatística usada para encontrar uma relação linear entre duas variáveis, geralmente expressa na forma de uma equação linear, como:

y=mx+b

Onde:

y é a variável dependente.

x é a variável independente.

m é o coeficiente angular (inclinação) da linha.

b é o coeficiente linear (interceptação) da linha.

Coeficiente Angular:

Significado físico: O coeficiente angular representa a taxa de variação da variável dependente (pressão) em relação à variável independente (por exemplo, altura do líquido no tubo "U").

Interpretação: Um valor positivo de (m) indica que, à medida que a variável independente aumenta, a variável dependente também aumenta. Um valor negativo indica uma relação inversa, ou seja, à medida que a variável independente aumenta, a variável dependente diminui.

Coeficiente Linear:

Significado físico: O coeficiente linear representa o valor da variável dependente quando a variável independente é igual a zero.

Interpretação: Isso pode ter um significado específico no contexto do experimento. Por exemplo, se a variável independente for a altura do líquido no tubo em forma de "U" e

(b) for igual à pressão atmosférica, então (b) representaria a pressão atmosférica.

3 - Explique o porquê da diferença no comportamento do experimento quando se coloca o dedo na saída do tubo em U.

Colocação do Dedo na Saída do Tubo em U:

Quando você coloca o dedo na saída de um dos braços do tubo em forma de "U", você efetivamente está obstruindo o fluxo de ar ou líquido nesse braço.

Como resultado, o fluido não pode fluir livremente para fora desse braço. Isso cria uma diferença de pressão entre os dois braços do tubo.

Diferença de Pressão:

A obstrução causada pelo seu dedo impede que o fluido flua livremente pelo braço obstruído, enquanto o outro braço permanece aberto para a atmosfera.

Como a pressão atmosférica atua no braço aberto e não é contrabalançada pela pressão no braço obstruído, isso cria uma diferença de pressão entre os dois braços.

A pressão no braço não obstruído é maior (igual à pressão atmosférica) em comparação com o braço obstruído, onde a pressão é menor devido à obstrução.

4 - Explique o porquê da diferença no comportamento do experimento quando se troca de sonda.

A troca de sonda pode afetar o experimento de pressão em um tubo em "U" de várias maneiras, incluindo sensibilidade, resistência à pressão, calibração e posicionamento. Portanto, é importante escolher e calibrar a sonda apropriada para o seu experimento, levando em consideração os requisitos específicos da medição de pressão que você deseja realizar.

5 - Compare os valores obtidos para o peso especifico com o obtido pelo densímetro da aula passada e justifique o seu resultado.

No experimento a massa molar da água é (18 g/mol) e a densidade da água medida por um densímetro (experimento da aula passada) é igual a 1. De acordo com essas informações podemos fazer algumas comparações relacionadas à quantidade de água em um determinado volume. Como por exemplo:

Massa em um mol de água:

A massa molar da água (18 g/mol) significa que um mol de água tem uma massa de 18 gramas. Isso é uma quantidade fixa de água em termos de quantidade de partículas (moléculas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (552.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com