TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE GEOLOGIA

Por:   •  12/11/2019  •  Ensaio  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Identificação de Rochas

LABORATÓRIO DE GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA CIVIL

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Campo Mourão

        

Gabriel Parizoto

Luiz Gustavo Bomfim

Sabrina Aguiar da Silva

Taynah Navarchi

Introdução        

A aula de laboratório do referente relatório foi realizada no dia 11 de Novembro de 2014 na aula de laboratório da disciplina de Geologia do curso de Engenharia Civil, os alunos do 4º período desempenharam a classificação de rochas providenciadas pelo Prof. Dr. Petrônio Rodrigo Mello Montezuma.

A categorização das rochas foi realizada para conhecimento prático de classificação das mesmas segundo suas características. O procedimento de identificação foi feito com o auxílio de material didático disponibilizado também pelo Professor que continha características específicas de cada tipo de rocha que deveriam ser analisadas.

O procedimento usado para realizar o trabalho segue nos próximos tópicos, assim como os materiais utilizados, os objetivos do experimento, os resultados e a discussão sobre o ensaio estão descritos a seguir.

Materiais

  • Placa quadrada de vidro
  • 6 rochas
  • Escova de cerdas metálicas
  • Água
  • Parafuso

Objetivos

        O objetivo da prática em questão baseia-se na identificação e classificação de rochas seguindo um roteiro com suas características. Sendo assim foi possível obter um aprendizado tátil-visual com relação a área geológica estudada.

Metodologia Experimental

Foi disponibilizado pelo Professor Petrônio Rodrigo Mello Montezuma, certa variedade de rochas, que deveriam ser classificadas em um dos quatro grupos, conforme o tipo de estrutura e a granulação.

Para a classificação das rochas, foram consideradas as principais características dos seguintes tipos de rochas – rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Para a identificação foram analisadas: coloração, aspecto visual, comparação com cheiro característico de moringa (após serem molhadas) e a dureza (cada rocha foi riscada com a unha, um pedaço de vidro e com um parafuso).

Resultados e Discussão

A primeira rocha recebida apresenta estrutura com minerais orientados paralelamente, dureza média elevada (riscável pelo aço). Assim, a rocha em questão apresentou características de uma rocha metamórfica, enquadrou-se no GRUPO III do roteiro, e foi classificada como gnaisse. (Figura 1)

[pic 2]

Figura 1 – Gnaisse

A segunda rocha recebida apresentou estratificação, com camadas aproximadamente horizontais, áspera ao tato e não riscável pelo aço. Logo, essa rocha foi classificada como sendo sedimentar. Sendo assim, a rocha se encaixou no GRUPO IV, e foi identificada como arenito. (Figura 2)

[pic 3]

Figura 2 – Arenito

A terceira rocha possuía uma coloração escura e granulação ligeiramente menor e era dificilmente riscável pelo aço. Sendo assim, tal rocha foi classificada no GRUPO II, de origem magmática e identificada como Diabásio. Devido a presença e identificação de cristais, com o apoio do Professor Petrônio foi possível constatar que tratavam-se de cristais de Pirita na rocha em questão. (Figura 3)

[pic 4]

Figura 3 – Diabásio com cristais de Pirita

A quarta rocha recebida apresentou estratificação cruzada, dureza baixa e variada granulação. Tal rocha foi classificada no GRUPO IV de origem sedimentar e classificada como conglomerado. (Figura 4)

[pic 5]

Figura 4 – Conglomerado

A quinta rocha apresentava variável granulação e baixa dureza, o que permitiu sua classificação como de origem sedimentar. Foi possível classificar tal rocha ao GRUPO IV, e a mesma foi identificada como brecha. (Figura 5)

[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (434.4 Kb)   docx (323.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com