TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REUSO DE PNEUS MAL DESCARTADOS NA ARTE

Por:   •  30/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

REUSO DE PNEUS MAL DESCARTADOS NA ARTE

Sumário:

1 - INTRODUÇÃO

2 - JUSTIFICATIVA

3 - METODOLOGIA

4 - CONCLUSÃO

5 - REFERÊNCIAS

1 - INTRODUÇÃO

Os pneus foram inventados em 1845 por Charles Goodyear, que substituiu na época as rodas de madeira e ferro, usadas em carroças e carruagens. O pneu além de mais resistente e durável, absorve melhor o impacto das rodas com o solo, tornando a viagem mais confortável e mais silenciosa. Desde então, o pneu se tornou indispensável em meios de transporte terrestres.

 Com o avanço da tecnologia e também da população mundial, a necessidade da fabricação de mais destes objetos gerou um problema ambiental, que é o descarte inadequado dos pneus usados, que demoram cerca de 600 anos para serem completamente degradados pela natureza. Justamente por esta demora, os pneus não são descartados em aterros. Além disso, ao ser queimado, o pneu libera uma fumaça com alguns tipos de poluentes prejudiciais à qualidade do ar, como carbono e enxofre. Com isto, é necessário um destino correto para o pneu, que geralmente tem sua vida útil definida por quilometragem.

A maioria dos pneus velhos, são reformados e retornam à fábrica de origem. Depois da coleta, o aço é retirado dos pneus inservíveis e eles são, triturados e encaminhados para empresas que produzem materiais a partir da borracha em pequenos pedaços. Também existem formas de se reciclar o pneu, porém são muito caras, por isto, um fim diferente e viável aos pneus deve ser dado.

2 - JUSTIFICATIVA

        Como já foi dito, os pneus demoram séculos para se decompor no meio ambiente, e têm sua reciclagem para reúso por meio de processos muito caros. A estrutura do pneu, permite seu reúso de formas simples e baratas

3 - METODOLOGIA

        O artesanato reaproveita diversos materiais e objetos, geralmente descartados em lixões e locais indevidos. Encontrou-se na arte, uma maneira de reduzir a quantidade de pneus na natureza. Arte esta, que pode ser feita até mesmo por quem tem o pneu e não sabe as maneiras corretas de descarte, e não só por artistas e artesãos.

        As ideias variam e podem ser ilimitadas, como por exemplo, pintar os pneus e usar como enfeites para jardins e varandas, cortá-lo em tiras para montar arranjos, recipientes para plantações e afins… etc. Também existem projetos que também usam o pneu para fazer assentos e mesas, a exemplo na Unifei - Campus Itabira, que tem alguns destes exemplares na área de lazer, que consiste no pneu puro sem cortes, com um tampão de madeira pregado em cima.

        O projeto tem como foco o uso de pneus para uma espécie de parquinho para crianças, feito de pneus. A ideia é projetar pula-pulas, uma ponte e um balanço.

Para o pula-pula:

  • Um pneu grande inteiro;
  • Um pneu cortado em tiras.

O processo é simples e consiste em prender as tiras entrelaçadas ao redor do pneu maior, aproveitando a elasticidade do material para formar o brinquedo.

Para a ponte:

  • 6 troncos de madeira;
  • Corda;
  • Pneus cortados transversalmente visando a parte do aro.

Fixando 4 dos troncos no chão, e ligando eles com os outros dois, tem-se uma passarela, que é preenchida com as partes dos pneus, fixados na barra.

Para o balanço:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com