TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Radier Protendido

Por:   •  7/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 4

O termo “Radier” tem origem romena e era usado para definir a fundação de aquedutos.           O Radier é uma fundação superficial que basicamente é uma placa ou laje que cobre toda a área da construção. Os radiers são construídos de concreto armado e tem contato direto com o solo que recebe as cargas dos pilares e paredes da estrutura e transmitem sobre toda área da edificação. Quase sempre o radier é escolhido para fundação de pequenas obras. O radier possui vantagens como baixo custo e baixo tempo na execução, além de pouca mão de obra comparada a outros tipos de fundação superficiais ou rasas.

O radier é executado em obras de fundação quando a área das sapatas ocuparem cerca de dois terço da área coberta pela construção ou quando se deseja reduzir ao máximo os recalques e custo na construção.

_Vantagens da fundação em Radier:

    Baixo custo em relação a sapatas corridas;

O radier tende sempre a ter um baixo custo devido diversos fatores, o tempo economizado, a pouca mão de obra necessária e a facilidade da instalação desse tipo de fundação, á torna a mais adequada para pequenas construções, tornando-se extremamente conveniente em diversas ocasiões.

    Tempo de execução reduzido;

O tempo é um grande fator a se considerar em uma construção, por isso a fácil implantação da radier á torna a fundação de execução mais rápida, pois sua execução segue poucos passos, apenas o preparo do terreno, a montagem de sua armadura metálica, sua concretagem e por fim como qualquer laje o tratamento de cura.

   

 Redução na mão de obra;

Poucos profissionais e pouco maquinários são necessários na construção de uma laje radier, basicamente são poucos para a preparação do terreno para receber a fundação, uma equipe ou apenas um armador para montar a armadura metálica, uma equipe ou apenas o contrato terceirizado de uma concreteira para executá-la.

   

Indicado para terrenos argilosos;

Pelo alto índice de capilaridade, baixa resistência deste tipo de solo e principalmente para que haja um recalque uniforme, a laje radier é indicada para terrenos argilosos, assim como as cargas de peso próprio e acidentais serão divididas por toda a área da construção, o recalque tende a ser mais uniforme em comparação aos demais tipos de fundação, evitando fissuras e outros tipos de deformidades na estrutura.

_Desvantagens da fundação em Radier:

O radiers basicamente é adotado para pequenas estruturas por que caso for necessário aumentar a resistência do radier devido á cargas pesadas, é preciso aumentar o volume de concreto, o que acaba tornando esse tipo de fundação mais cara e a ocorrência de várias fissuras já que se trata de uma estrutura de concreto armado.

Passo a passo

Passo 1. Com um estudo topográfico, marca-se os pontos do terreno que precisam ser nivelados para se obter a cota do projeto.

[pic 1]

Passo 2. A terra para o nivelamento pode ter sido removida de outras partes do canteiro, onde houve escavações, pode também devido ao terreno ter sido trazida de alguma jazida com solo de melhor qualidade, como CBR superior e como também é possível de adicionar uma camada de areia para evitar a capilaridade, evitando diversas patologias do concreto.

[pic 2]

Passo 3. A terra é espalhada na região a ser nivelada. E, depois de espalhada, é compactada pelo rolo compressor. A norma exige que, após a compactação, uma amostra do terreno seja coletada para medição, em laboratório, do índice de compactação e do teor de umidade. Basta uma amostra por radier, extraída do ponto onde o rolo compressor mais afundou.

[pic 3]

[pic 4]

Passo 4. O nivelamento é conferido com uso de equipamento próprio, como por exemplo uma estação total, aparelho utilizado em medições topográficas.

[pic 5]

Passo 5. A vala ao longo de todo o perímetro do radier começa a ser preparada manualmente, com enxada, e recebe alinhamento e gabaritos.

[pic 6]

Passo 6. A picareta é utilizada para abrir as valas por onde passarão as tubulações hidráulicas.

[pic 7]

Passo 7. A fôrma que delimita o contorno do radier começa a ser montada dentro da vala. Neste caso, foram usadas fôrmas metálicas que contavam, inclusive, com cantoneiras.

O posicionamento das fôrmas no chão se dá com uso de estacas de fixação.

[pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (589.7 Kb)   docx (525.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com