TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Topografia

Por:   •  27/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

GCET105 - TOPOGRAFIA E GEODÉSIA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA Nº 02

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIALTIMÉTRICO

AMANDA DE CARVALHO SANTOS MENEZES

GABRIEL SANTOS ALMEIDA

MIKAELE SILVA SANTOS

RAPHAEL COSTA BOMFIM

DOCENTE RESPONSÁVEL: JOSÉ ROBERTO GALINDO

CRUZ DAS ALMAS junho, 2022 1  INTRODUÇÃO

O levantamento planialtimétrico, é um levantamento topográfico que gera um mapeamento completo de uma área, que tem por resultado uma planta topográfica precisa. Resumidamente, uma planta topográfica possui curvas de níveis, que representam as variações do relevo e elementos encontrados em um terreno. Em linhas gerais, as informações levantadas pela topografia são essenciais para áreas como a construção civil, urbanismo, oceanografia, geologia, dentre outras. O levantamento planialtimétrico consiste basicamente na união entre os levantamentos planimétrico e altimétrico, esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto das diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo. Nesse sentido, esse levantamento é necessário nos casos em que se necessita de um mapeamento detalhado das condições de um terreno, onde são descritas de maneira precisa as diferenças de nível, os ângulos e as medidas planas. O perímetro e as dimensões horizontais também estão descritas, além da posição real do norte (VAZ, 2019).

Para realizar o tipo de levantamento topográfico aqui descrito é utilizado, muitas vezes, o teodolito. Os teodolitos são instrumentos utilizados para realizar a medição de ângulos horizontais e verticais, juntamente com a determinação de distâncias horizontais através da taqueometria planimétrica e distâncias verticais através do nivelamento taqueométrico e da trigonometria, enquanto que a estação total é considerada uma evolução do teodolito uma vez que se é possível obter todos os mesmos tipos de dados que se obtém com o teodolito de uma maneira mais rápida (COELHO, ROLIM, ANDRADE, 2014).

De acordo com Vaz (2019), as Vantagens do levantamento Planialtimétrico é uma descrição documentada de um terreno em todos os seus detalhes. A realização desse levantamento permite que sejam obtidas as coordenadas x, y e z de um ou mais pontos ao longo de uma determinada área.

2 OBJETIVOS

Realizar o levantamento planialtimétrico de uma superfície determinada.

Os objetivos específicos que contemplam o objetivo geral são:

  • Determinar as distâncias horizontais dos pontos escolhidos em campo;
  • Determinar a diferença de nível entre os pontos;
  • Calcular as cotas X e Y dos pontos partindo-se de uma cota X,Y arbitrária. 3 METODOLOGIA

3.1 Área de Estudo

A superfície estudada neste trabalho corresponde à área do estacionamento do Pavilhão de Engenharia localizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB Campus Cruz das Almas..

3.2 Procedimento realizado em campo (Poligonação/Caminhamento)

O levantamento topográfico planialtimétrico foi realizado utilizando o equipamento Teodolito Digital. Após a escolha do ponto de instalação, este no caminho para a entrada do Pavilhão de Engenharia num marco topográfico já existente, foram feitos os processos de centragem e calagem do aparelho. Logo em seguida, adotando-se um norte arbitrário, foi feita uma visada de ré em RN-1 zerando-se o ângulo horizontal. Após os processos realizados anteriormente, foram feitas as visadas nos 26 pontos de interesse onde obteve-se os ângulos horizontais, verticais e as leituras dos fios estadimétricos conforme a Figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com