TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Aula

Por:   •  25/1/2023  •  Abstract  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo da Primeira aula de fundamentos de gerenciamento de projetos

  • PMBOK: É um guia de boas práticas do gerenciamento de projetos, utilizaremos o mesmo durante todo o nosso curso por ser um guia já comprovado e testado que facilitará a comunicação em sala de aula, através de uma metodologia já estabelecida e padronizada. O mesmo já se encontra em sua sétima edição, mas utilizaremos os fundamentos da sexta e sétima edição, pois os conceitos trazidos em sua nova edição não excluem os conhecimentos apresentados em sua versão anterior.
  • Projeto: É um esforço temporário (todo projeto tem começo, meio e fim) empreendido para a criação de um produto, serviço ou resultado exclusivo. Uma corporação sem projetos vive no passado, pois não busca a inovação.
  • Programa: São grupos de projetos. Programas subsidiários e atividades de programa de forma coordenada visando obter benefícios e controle que não seriam obtidos se gerenciados de forma individual. Podem incluir trabalho continuo. (O gerente de programas não gerencia os projetos, ele gerencia o programa) (organização temporária e flexível) (Os projetos dentro do programa são interdependentes) (O programa vai entregar através de seus projetos benefícios específicos) (Programa é um conjunto de elementos finitos, logo o programa também é um processo finito)

Subprojetos, são considerados uma divisão de projetos visando facilitar o gerenciamento e o controle.

Gerenciamento de programas, gerenciar um programa com as ferramentas de gerenciamento de projetos é o mesmo que usar uma régua para medir a distância entre duas cidades, é possível, mas vai ser ineficiente e devido as dificuldades do percurso, há uma tendencia grande de pararmos pelo caminho.

EX de aula: Um Programa Inclusão digital da população ribeirinha. Como realizar essa inclusão? Através de conjuntos de projetos. Um projeto de lançamento de cabos / Projeto de estrutura e manutenção das linhas / Projeto de políticas públicas...

  • Portfolio: É um conjunto de projetos, programas e outros serviços que visam atender objetivos empresarias. (Projetos e programas aqui são independentes, como os recursos de uma organização são bens finitos é necessário que uma organização de prioridades, permitindo assim que possamos gerenciar um conjunto de projetos e programas que atendem aos objetivos estratégicos e empresariais que de fato gerem valor para a organização considerando a limitação de recursos.)

  • Projetos x Processos: Nos exemplos de sala de aula vemos que o projeto nos leva até um produto final e este é mantido pela rotina/processo. Logo uma padaria que produz o mesmo pão todos os dias ela não tem ali um projeto de pão de sal, ela tem um processo estabelecido. Todavia, se a mesma padaria se propõe a elaborar um novo tipo de produto, como um pão com uma formula nova e única, assim ela iniciará um projeto com a finalidade deste novo produto. Uma vez já elaborado, o projeto chega ao seu fim e dá início a rotina com a nova receita/produto alcançado.

  • Como surgem os projetos? Anteriormente as empresas visavam apenas retornos financeiros, o que não garante que você conseguirá manter os bons resultados financeiros até ali alcançados. Como o professor bem diz, dirigir olhando apenas pelos retrovisores não lhe da visão/preceptiva do que vem a frente. No BSC o mantra será: “O que não é medido, não é gerenciável. O BSC não definirá as ordens de projetos e sim os projetos que levarão uma empresa do ponto A para o ponto B, quem definirá essas prioridades entre projetos será portfólio.
  • Termo de abertura de um projeto: Serve como mandato para o gerente de projeto, que então passa a ter autoridade para alocar os recursos a ele conferidos em prol da realização dos objetivos definidos.

Business Case, deve ser desenvolvido no início do projeto e mantido ao longo de toda vida do projeto, sendo formalmente verificado pelo “Patrocinador” ou “comitê diretor do projeto” a cada ponto de decisão fundamental normalmente no final de cada fase ou estágio e confirmado quando os objetivos do negócio começam a se acumular. (serve fundamentalmente como uma análise se o projeto em questão terá o retorno pretendido pela organização) (Ele justificará o termo de abertura)

Como realizaremos esse termo de abertura? Para isso utilizamos o modelo de negócio conhecido como Canvas, método este que nos auxiliará a visualizar de forma claro e estruturada as questões estratégicas do nosso negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (211.8 Kb)   docx (370.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com