TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Estruturais da Engenharia Civil

Por:   •  9/11/2018  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

Pórticos

Sendo um dos Sistemas Estruturais da Engenharia Civil, os pórticos se destacam pelas ligações rígidas ou rotuladas nos nós, onde se unem as barras reticuladas, conferindo a esse tipo de estrutura alta resistência tanto a esforços horizontais como Verticais. (VALLE e LEBRE, 2013).

“São estruturas reticuladas formadas por várias barras situadas num único plano, com carregamento atuante no mesmo plano do sistema estrutural”. (AZOUBEL e col, 2008, TEORIA DAS ESTRUTURAS I).                  

Existe certa variedade de tipos de Pórticos tanto em sua forma estrutural como também se diferenciam pelos material que o compõe, de aço a concreto.

[pic 1][pic 2]

Por suas ligações rígidas, engaste ou roletes, o pórtico tem uma característica que o torna um dos sistemas estruturais mais eficientes para edifícios elevados, visto que promove o travamento da estrutura. Isto se dá, pela capacidade de resistir aos esforços horizontais que são causados pelos ventos. Também são muito utilizados para coberturas de grandes vãos.

Arcos

        Umas das estruturas mais utilizadas pela antiguidade, os arcos podem ser definidos como um elemento estrutural cujas barras constituem uma curvatura, a qual distribui seu peso estrutural, além das cargas atuantes, em dois apoios. (Torroja, 1960; Engel, 1981; Salvadori, apud Cristina, 2009).

        Devido a disposição estrutural, as cargas atuantes neste tipo de estrutura causam esforços de compressão. Contudo, não obstante, pode vir a existir cargas não balanceadas que causam outros tipos de esforços, surgindo a força cortante e momento fletor. (Francisca e col, 2008, Sistemas estruturais de edificações e exemplos).

A aplicação dos Arcos em engenharia Civil é destacada pelo aspecto estético. Usualmente em pontes em pontos turísticos, em templos religiosos, e até mesmo como cobertura de galpões, neste ultimo com pouca influencia estética.

Figura 2 -  Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Fonte: Domínio Público[pic 3]

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (225.5 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com