TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Saber Acima De Tudo

Dissertações: O Saber Acima De Tudo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 9

Aula 4: Demandas e tendência das TICs

A evolução

Atividades de

inteligência

Internet em vários

lugares

O imprevisível

Novo cenário

Realidade virtual

Num futuro próximo, seu relacionamento com a Internet terá algumas novas adaptações e evoluções que facilitarão sua vida, proporcionando uma comunicação mais efetiva, com aparelhos que poderão ser um híbrido de hand held (computador de mão) e celular.

Estamos na última aula do curso, a quarta aula deste módulo. Aqui você irá perceber o quanto a Tecnologia da Informação já evoluiu e poderá evoluir mais ainda. Você irá estudar sobre como acontece a evolução, as atividades de inteligência, a Internet em vários lugares (sites bidirecionais), os benefícios que a evolução das TICs poderá nos proporcionar, a importância de estar atento a novas tendências, a realidade virtual e suas aplicações.

Desde a antigüidade as ações de inteligência vêm sendo empregadas pelos povos mais desenvolvidos com a finalidade de manter sua hegemonia sobre os demais. As guerras, os conflitos de interesse e as práticas políticas, deixando de lado quaisquer aspectos de natureza moral, sempre foram bons motivos para o desenvolvimento criativo de tais recursos, quase sempre violentos. Até bem pouco tempo, a atividade de inteligência configurava uma prerrogativa exclusiva das instituições governamentais.

Entretanto, com o advento da globalização e o acirramento da concorrência em todos os níveis, as empresas privadas também têm utilizado o uso correto de informações estratégicas e de mercado para seu sucesso (FELIX JUNIOR).

No futuro você não estará preso a uma mesa com um PC cheio de fios para conexão. Os recursos de reconhecimento de voz, aliados à transmissão sem fio e a cartões inteligentes ajudarão, inclusive, a diminuir esforços de digitação e problemas na coluna. Friendlly é uma expressão que significa amigável sob vários aspectos: ergonômicos, de entendimento das operações, de rapidez ou de praticidade.

Vive-se hoje um momento histórico em TI. Nos próximos cinco anos as mais diversas tecnologias evoluirão consideravelmente. Estima-se que o ano de 2005 foi um divisor de águas, haverá um período de ajustes e popularização das tecnologias desenvolvidas, que é o período que estamos vivendo. Isto já pode ser observado desde agora: a tecnologia faz parte, cada vez mais, do dia-a-dia das pessoas e, mais importante, elas acham que a tecnologia traz valor agregado, por isso o consumo acentuado.

No Brasil, percebe-se a enorme popularização do celular; em três anos, o número saiu de praticamente zero aparelhos para mais de 20 milhões.

A última onda de tecnologia aconteceu em 1970-1980, com o invento do PC, do celular e da Internet. Ou seja: foram 20 anos amadurecendo e popularizando essas tecnologias. Baseado nesses dados supõe-se que a onda tecnológica de 2005 durará uns 15 anos, até amadurecer e se popularizar, antes de surgir a nova onda, provavelmente em 2020.

Na nova fase da Internet o usuário não precisará mais navegar página por página ou site por site para acessar as informações que ele tem interesse. Carros, telefones, TVs e eletrodomésticos serão meios de acesso à Internet e os preços estarão mais acessíveis.

Você poderá personalizar um ambiente de trabalho como, por exemplo, o que a Microsoft designa de Digital Dashboard. O Dashboard, que é um conjunto de Web service (sites de serviços), se encarrega de buscar as informações que interessam ao usuário e mantê-las atualizadas. Esse novo conceito representa um grande benefício que economiza tempo, facilita a navegação e mantém coerência das informações.

O surgimento dos sites bidirecionais

Além de ler as informações, como faz hoje, o usuário poderá, também, facilmente enviar e escrever informações no site. Isso será extremamente útil para trabalhos em grupo, colaboração e transferência de informações como, por exemplo, mandar um arquivo de cobrança para um banco.

Mais benefícios

A evolução do B2C e B2B é levar a economia e as empresas a estarem interconectadas em um mundo totalmente on line, criando novas oportunidades de negócios.

Veja um exemplo familiar: uma família deseja programar uma viagem de férias. Isso inclui reserva de passagem aérea, hotel, carro, restaurante e compra de ingressos para o zoológico.

Como fazer?

Como fazer:

Acessar um único site da Internet para planejar a viagem toda (incluindo as reservas e compras desejadas), além de suspender os serviços de entrega de jornal e padaria. Tudo é disparado através de um único site, que faz os links necessários.

Cada Web service se encarrega de processar seu item específico a relacionada viagem.

Automaticamente, o sistema consulta a agenda de toda a família.

A família faz uma visita virtual ao restaurante: examina o cardápio, escolhe a mesa onde quer sentar e, através de uma videoconferência com o maître, é atendida de maneira pessoal e rápida.

O filho recebe uma mensagem instantânea em um aparelho híbrido de celular e hand held, avisando que a família estará viajando.

O sogro e a sogra, que serão convidados para o jantar, recebem informações por uma mensagem que se abre em sua TV.

A compra dos ingressos para o zoológico foi feita carregando-se um smart card com leitora biométrica (o cartão só funciona com o dedo do dono). Isto aumenta sensivelmente a segurança. O cartão também pode ser utilizado para controlar acesso a áreas restritas.

No zoológico, a família não ficará na fila. Passará o smart card e entrará rapidamente.

As fotos serão exibidas num porta-retratos digital ou quadros espalhados pela casa, em que as fotos são trocadas de acordo com o gosto ou automaticamente.

(Fonte: adaptado de Microsoft.NET, 2001.)

Imprevisível

Não é fácil prever como as tecnologias vão se desenvolver. Mais difícil ainda é prever como elas serão usadas. Ainda assim, temos que começar agora, a avaliar como as novas tecnologias digitais poderão e vão modificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com