TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Estrutural

Por:   •  6/10/2017  •  Ensaio  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  2.360 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Citar duas propriedades indispensáveis a qualquer matarial estrutural.

Resposta: Um material de construção estrutural deve apresentar como qualidades essenciais a resistencia, durabilidade e disponibilidade.

  1. Porque o concreto simples pode ser considerado uma “pedra artificial”?

Resposta: O concreto simples pode ser considerado uma pedra artificial composta de uma mistura de cimento, agregados a agua, em alguns casos também de aditivos que se formam pelo endurecimento da mistura da água e cimento (pasta) e sua durabilidade elevada.

  1. Qual a principal deficiencia do concreto simples que deu origem ao surgimento do material estrutural “concreto armado”?

Resposta:A baixa resistencia à tração, principalmente nas peças submetidas a flexão.

  1. Citar outros tipos de materiais, além do aço, que podem ser utilizados na fabricação de armaduras de peças de concreto armado?

Resposta: madeira + concreto simples / cimento e água / sisal / bambu

  1. Qual é a principal diferença entre o concreto armado e o pretendido?

Resposta: Concreto armado é o material constituido pela associação do concreto simples com uma armadura passiva, ambos resistindo solidariamente aos esforços a que a peça estiver submetida. Concreto protendido estrutural é constituido pela associação de concreto simples com uma armadura ativa solidariamente aos esforços a que a peça estiver submetida, nas peças de tração pretentido, a armadura construida por cabos ou cordoalhas, é submetida a uma força de tração aplicada por meio de macacos hidráulicos

  1. Para o texto entre aspas abaixo, preencha os campos vagos, selecionando as palavras/ expressões mais adequadas da lista fornecida (em itálico), afim de tornar o texto conceitualmente correto e o mais abrangente possível: “Em peças de concreto pretendido com o emprego do processo de aderencia  adequada, os cabos são introduzidos dentro de bainhas, estando o concreto fissurado. Após a pretensão dos cabos, por meio de macacos hidráulicos, é feita a injeção de nata de cimento, sob pressão, para garantir a(o) endurecimento entre a armadura e o concreto.

  1. Pode existir o material estrutural concreto armado sem haver aderência entre a armadura e concreto? E o concreto pretendido?

Resposta: É indispensável a aderencia eficiente entre os materiais, o que assegura o concreto armado e nao haver deslizamento ou escorregamento relativo entre ambos quando a peça for solicitada. No concreto pretendido a aderencia pode ser tanto inicial quanto posterior.

  1. Na história da evolução do uso do concreto armado, citar três personagense datas que podem ser considerados muito importantes pela contribuição, do ponto de vista tecnico-científico.

Resposta: 1952 Coignet – Primeiros elementos da construção vigotas e pequenas lajes;

1867/78 Monier – Registro de diversas patentes de elementos para a construção de vasos, tubos e depósitos;

1987 Roubut – Primeiro curso dobre o concreto armado.

  1. Na relação de palavras/expressões abaixo, indique aquelas vantagens que podem ser consideradas inerentes ao concreto como material estrutural: Peso próprio - aderência - resistencia a choques - durabilidade - isolamento acustico - resistencia à compressão pré-moldagem - resistencia à tração - facilidade em adaptações posteriores

  1. Que contribuições introduzidas nas edições de 1978 e 2003 na norma NBR 6118, para o projeto de estruturas de concreto, podem ser consideradas mais significativas?

Resposta: A unificação das normas relativas ao projeto de estrutura de concreto armado e protendido e segundo disponha  sua introdução cabe a ela definir critérios gerais que regem o projeto de estrutura de concreto, sejam elas de edifícios, pontes, obras hidráulicas, portos ou aeroportos.


Concreto Armado: A norma básica para barras e fios de aço destinados a compor as armaduras para concreto armado é a NBR 7480. Em sua abrangência se incluem as barras e os fios de aço para concreto armado. São classificadas como barras aquelas obtidas por laminação à quente e cujo diâmetro seja de, no mínimo, 5mm. Os fios são obtidos por trefilação, ou seja, são encruados, e o seu diâmetro não ultrapassa os 10mm.

No concreto armado, quando a peça é submetida a um carregamento, o concreto passa a ser comprimido em uma região e tracionado em outra. Como o concreto resiste muito bem à compressão mas não resiste bem à tração, na zona de tração são colocadas barras de aço que resistem bem a tração. A peça de concreto armado, portanto, começa a trabalhar, comprimida e tracionada nos locais previstos, quando carregada e o concreto e o aço resistem à compressão e à tração que surgem devido a esse carregamento.

Concreto Armado: Material composto pela associação do concreto com barras de aço nele inseridas, de modo que constiuam um solido unico, do ponto de vista mecanico quando submetido as açoes externas.

No concreto protendido, a peça de concreto é comprimida durante a sua fabricação devido à tração imposta a cabos de aço que são colocados dentro de bainhas no interior da peça de concreto, em uma posição oposta aos esforços a serem despertados por ocasião do carregamento (ação da carga) da peça. Estes cabos de aço são tracionados por macacos hidráulicos que agem nas extremidades da peça e os cabos de aço, ao atingirem um determinado valor de tração previsto em projeto, são ancorados (presos em aparelhos de ancoragem) de forma que a peça é mantida comprimida e tracionada, como se estivesse sendo submetida a um carregamento inverso ao que deverá receber quando em serviço. Assim, quando a peça recebe o carregamento para o qual foi projetada, as tensões são aliviadas. Com isso se consegue vencer maiores vãos do que com peças de concreto armado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (752 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com