TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Abastecimento de Água

Por:   •  28/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Neste módulo vimos como é feita a concepção e o projeto de redes de coleta de esgotos. Com base no material e nos seus conhecimentos, responda:

a) Quais os principais tipos de traçado de redes de esgotos? Como a topografia do terreno influencia em cada um? 

Os principais tipos de traçado são radiais, em leque e perpendicular.

No sistema radial é aplicado principalmente a cidades planas que devem ser divididas em setores independentes de coleta (distritos) para onde os esgotos coletados devem ser conduzidos. Posteriormente, são bombeados (recalcados) através de estações elevatórias de esgotos para outros setores ou para a estação de tratamento. Já o traçado tipo em leque é o traçado típico de terrenos acidentados. O coletor principal é posicionado nos fundos dos vales ou partes baixas da bacia de esgotamento e vai recebendo as contribuições dos coletores secundários nos dois lados, dando um formato à rede coletora que lembra uma espinha de peixe.

O Traçado tipo perpendicular é utilizado em cidades planas ou acidentadas, circundadas ou atravessadas por cursos de água. A rede é composta por vários coletores principais independentes que são posicionados, perpendicularmente, em relação ao curso de água e, nas suas margens, são posicionados os interceptores, que recebem as contribuições dos coletores principais.

b) Por que os esgotos devem fluir por gravidade? 

        Quando o esgoto é transportado dentro da tubulação pela gravidade, ele eleva o número de contribuintes da rede, assim, deve-se escolher o ponto de menor cota.

c) Quais as vantagens do traçado condominial sobre o convencional?

As vantagens do sistema condominial em relação ao convencional é que a rede condominial não precisa passar por todas as vias, é feito por lotes maiores (por quadras) e usa geralmente uma caixa no quintal de cada casa (ou na lateral), tirando a obrigação do morador de precisar mexer na estrutura da residência.

d) Para o trecho de cidade a seguir, apresente o dimensionamento da rede de esgotamento sanitário com base nos seguintes dados:

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]Referencias:

  Calado, André Luis. Tecnólogo em Gestão Ambiental: Módulo V - Disciplina: Sistema de Esgotamento Sanitário - Aula 05: Redes coletoras de esgotos sanitário / André Luis Calado, Jean Leite Tavares, Régia Lúcia Lopes. – Natal. IFRN editora, 2013. 22 f.: il. color.

Calado, André Luis. Tecnólogo em Gestão Ambiental: Módulo V - Disciplina: Sistema de Esgotamento Sanitário - Aula 06: Parâmetros de projeto de redes coletoras de esgoto sanitário / André Luis Calado, Jean Leite Tavares, Régia Lúcia Lopes. – Natal. IFRN editora, 2013. 29 f. : il. color.

Calado, André Luis. Tecnólogo em Gestão Ambiental: Módulo V - Disciplina: Sistema de Esgotamento Sanitário - Aula 07: Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário / André Luis Calado, Jean Leite Tavares, Régia Lúcia Lopes. – Natal. IFRN editora, 2013. 39 f.: il. color.

TRIBUNA DO NORTE. Sistema condominal de esgotamento sanitário gera dúvidas. Disponível em: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/sistema-condominal-de-esgotamento-sanitario-gera-duvidas/138753, acesso em: 27 de maio de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (270.9 Kb)   docx (69.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com