TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolher uma fonte de água é um processo importante na construção de um sistema de abastecimento de água

Abstract: Escolher uma fonte de água é um processo importante na construção de um sistema de abastecimento de água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Abstract  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 3

1- A qualidade dos ecossistemas aquáticos tem sido alterada em diferentes escalas nas últimas décadas. Fator este, desencadeado pela complexidade dos usos múltiplos da água pelo homem, os quais acarretaram em degradação ambiental significativa e diminuição considerável na disponibilidade de água de qualidade, produzindo inúmeros problemas ao seu aproveitamento. .A água pode ter sua qualidade afetada pelas mais diversas atividades do homem, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais. Cada uma dessas atividades gera poluentes característicos que têm uma determinada implicação na qualidade do corpo receptor.A poluição pode ter origem química, física ou biológica, sendo que em geral a adição de um tipo destes poluentes altera também as outras características da água. Desta forma, o conhecimento das interações entre estas interações é de extrema importância para que se possa lidar da melhor forma possível com as fontes de poluição.

2- Nas últimas semanas, por exemplo, a Águas de Itapema substituiu o material usado em vários dos filtros instalados nas estações de tratamento da companhia. “Essa é uma medida periódica necessária para garantir a qualidade da água que distribuímos”, explica o gerente técnico da Companhia, Tássio Barbosa. A manutenção rotineira dos filtros é necessária porque os materiais utilizados para reter os sólidos diluídos têm sua capacidade de retenção de materiais comprometida com o passar do tempo.Outra maneira de garantir a qualidade se refere ao uso racional da agua.

3- A seleção da fonte abastecedora de água é processo importante na construção de um sistema de abastecimento.

Deve-se, por isso, procurar um manancial com vazão capaz de proporcionar perfeito abastecimento à comunidade, além de ser de grande importância a localização da fonte, a topografia da região e a presença de possíveis focos de contaminação.A captação pode ser superficial ou subterrânea.

A superficial é feita nos rios, lagos ou represas, por gravidade ou bombeamento.

Se por bombeamento, uma casa de máquinas é construída junto à captação.

Essa casa contém conjuntos de motobombas que sugam a água do manancial e a enviam para a estação de tratamento.

A subterrânea é efetuada através de poços artesianos, perfurações com 50 a 100 metros feitas no terreno para captar a água dos lençóis subterrâneos.

Essa água também é sugada por motobombas instaladas perto do lençol d’água e enviada à superfície por tubulações.

A água dos poços artesianos está, em sua quase totalidade, isenta de contaminação por bactérias e vírus, além de não apresentar turbidez.

4- pH - É usado universalmente para exprimir a intensidade com que determinada solução é ácida ou alcalina. Diz-se que a solução é ácida se seu pH é inferior a 7, e que ela é alcalina se seu pH é superior a 7. Uma solução, cujo pH é igual a 7, é neutra. Para tratamento da água, o pH é, sem dúvida, um dos mais importantes parâmetros uma vez que existe um pH ótimo de floculação e decantação.

5- Os colóides carregados positivamente que resultam das adições de sais de alumínio ou

ferro trivalentes podem, de certa forma, agir desta maneira e remover os colóides carregados negativamente. Nas estações de tratamento de água para abastecimento público e no tratamento de certos efluentes industriais por processo físico-químico à base de coagulação e usados sais simples como o cloreto férrico e o sulfato de alumínio, que são chamados de coagulantes e funcionam como eletrólitos.

6-primeiramente a qualidade da água esta intimamente ligada com a sua cor e turbidez, ou seja água escura significa presença de impurezas.isto faz com que seja adotado diferentes dosagens de coagulante.

7-Desculpa mas não obtive a resposta corretamente.

8-v

9-v

10-v

11-f

12-garantir o ph da agua, para evitar manutenções nas tubulações.

13-c

14-e

15-d

16-b

17-c

18-a

19-b

20-a

21-a

22-a

23-c

24-c

25-b

26-a

27-e

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »