TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA COM RECICLAGEM

Ensaios: SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA COM RECICLAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA COM RECICLAGEM

Introdução

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada ser humano necessita no mínimo de 50 litros de água ao dia para as suas necessidades de higiene pessoal e bem-estar. Em todo o mundo, percebemos que há regiões carentes de água potável e outras onde o desperdício ocorre de forma incontrolável.

Além do desperdício, os recursos hídricos sofrem processos de poluição por meio de dejetos lançados em córregos, rios, mananciais por indústrias, agricultura mal planejada e falta de saneamento básico.

Uma das soluções para abastecer áreas carentes de água e mitigar a poluição e o desperdício é a reciclagem de água. Sabemos que no Brasil, 70% de toda água utilizada é consumida pela agricultura, 20% pela indústria e 10% pelo uso doméstico.

Boa parte da água descartada está contaminada por fungicidas, fertilizantes e substâncias tóxicas. A água reciclada pode ser utilizada para a limpeza, para a produção de determinados tipos de produtos, sistemas de irrigação, etc.

Tipos de Reuso

A reutilização de água pode ser DIRETA ou INDIRETA, decorrente de ações planejadas ou não:

• Reuso INDIRETO NÃO PLANEJADO da água:

Ocorre quando a água, utilizada em alguma atividade humana, é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada a jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada. Caminhando até o ponto de captação para o novo usuário, a mesma está sujeita às ações naturais do ciclo hidrológico (diluição, autodepuração).

• Reuso INDIRETO PLANEJADO da água:

Ocorre quando os efluentes, depois de tratados, são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para serem utilizadas a jusante, de maneira controlada, no atendimento de algum uso benéfico.

O reuso INDIRETO PLANEJADO de água pressupõe que exista também um controle sobre as eventuais novas descargas de efluentes no caminho, garantindo assim que o efluente tratado estará sujeito apenas a mistura com outros efluentes que também atendam ao requisito de qualidade do reuso objetivado.

• Reuso DIRETO PLANEJADO da água:

Ocorre quando os efluentes, depois de tratados, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do reuso, não sendo descarregados no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.

Exemplo:

RECICLAGEM DE ÁGUA NA EMPRESA FUMAGALLI, Localizada em Limeira, São Paulo

A Fumagalli é fornecedora de rodas de aço para as montadoras de automóveis de passeio, utilitários leves, caminhões e mercado de reposição, através do fornecimento de rodas como equipamentos originais tanto para o mercado interno como para o mercado externo.

Seu processo industrial é composto por corte de retângulos de aço, laminação do aro, estampagem do disco, montagem, pintura e embalagem. As principais matérias-primas que compõem o produto final é o aço e a tinta, esta por sua vez requer grande quantidade de água para sua preparação.

Com base no levantamento de aspectos e impactos ambientais foi identificado que a operação de Pintura e a operação de Laminação possuem o maior consumo de água no processo, bem como também são os maiores geradores de efluentes. Além do uso industrial a água é utilizada para irrigação de jardins, lavagem de pátios, sanitários, etc.

Objetivos do Projeto

O projeto de implementação da estação de reciclagem de água tem como objetivo:

- Redução da captação de água subterrânea em 67% e consequente consumo sustentável preservando o Aquífero Itararé;

- Servir de exemplo para outras indústrias da região, para adotarem medidas de economia e uso sustentável de recursos naturais.

- Redução do descarte de efluente tratado na rede pública e redução de custo;

- Utilização da água reciclada nos processos de fabricação, torre de resfriamento, vasos sanitários e lavagem de pisos.

Estação de tratamento de efluentes

O efluente gerado pela unidade de Limeira, basicamente é composto por: efluentes oleosos; efluente das operações de pintura; águas de lavagem e esgotamento sanitário.

O sistema de tratamento de efluente é composto por CAPTAÇÃO, TRATAMENTO PRIMÁRIO e SECUNDÁRIO.

O sistema de Captação ocorre nas seguintes etapas:

- Gradeamento e caixas separadoras: o gradeamento tem por objetivo separar do efluente, antes do tratamento propriamente dito, materiais grosseiros, que por sua natureza ou tamanho, criariam problemas como desgaste de bombas ou obstruções em tubulações nas etapas posteriores;

- Separação de óleo e cavacos metálicos: os efluentes oleosos com metais são removidos das áreas geradoras para tanque de separação por sistema de vácuo;

Reciclagem de água na Empresa FUMAGALLI

- Caixa de gordura: a caixa de gordura tem a finalidade de, através de um tempo de retenção do efluente, a retirada de uma camada de gordura sobrenadante.

O Tratamento Primário ou Tratamento Físico-Químico tem como objetivo a separação do óleo e tinta do efluente industrial. Nesta etapa de purificação os contaminantes como metais em solução, tinta não coagulada, óleo livre e emulsionado são removidos da corrente bruta, tornando o efluente não tóxico aos microorganismos do sistema secundário de purificação por processo biológico.

Tanque de Flotação – Tratamento Físico-químico

Após tratamento primário o efluente pré tratado segue para o Tratamento Secundário ou Biológico. Nesta etapa do tratamento, o efluente industrial tratado encontra o esgoto sanitário, o qual fornece os nutrientes para o desenvolvimento dos microorganismos que serão responsáveis pela degradação dos contaminantes orgânicos presentes nos efluentes. Este tratamento é composto por processo de lodos ativados, filtro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com