TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TEOR DE UMIDADE DO SOLO

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal Do Paraná            

Campus Guarapuava

[pic 2]

DIONATAN JOSE DE PAULA

LUIZ GUSTAVO ZVOLINSKI LEMOS

ALLAN DJONES COSTA HLADKI

GIOVANNA BATISTA IANTAS

TEOR DE UMIDADE DO SOLO

RELATÓRIO DE MECÂNICA DOS SOLOS

GUARAPUAVA

Março/2018


DIONATAN JOSE DE PAULA

LUIZ GUSTAVO ZVOLINSKI LEMOS

ALLAN DJONES COSTA HLADKI

GIOVANNA BATISTA IANTAS

TEOR DE UMIDADE DO SOLO

Relatório de mecânica dos solos apresentado como requisito parcial para conclusão da disciplina mecânica dos solos do curso Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Guarapuava.

Orientador: Profº. Dr. Petrônio Rodrigo Mello Montezuma.

GUARAPUAVA

Março/2018

RESUMO

O presente relatório apresenta o ensaio de determinação de teor de umidade do solo de acordo com a norma rodoviária DNER-ME 052/94. Realizado pela turma de Mecânica dos solos do curso de engenharia civil da UTFPR Guarapuava, no primeiro semestre de 2018. O ensaio foi feito no laboratório da disciplina, com todos os equipamentos fornecidos pelo professor. O processo para tal obtenção da umidade presente nos solos, consiste em utilizar capsulas catalogadas e com seus pesos conhecidos, após realizar a adição de solo e realizado um processo de obtenção do peso do solo adicionado, as capsulas são colocadas em uma estufa elétrica durante um período de 24 horas a uma temperatura de 100(+/-5) graus célsius. Após o termino desse período, o teor de umidade é obtido através da diferença entre o peso das capsulas com o solo natural e depois de serem adicionadas na estufa. Para tal ensaio foi obtido um teor de umidade médio presente nas amostras de 4.7%.

Palavras-chave: solo, umidade, mecânica dos solos.

ABSTRACT

This report presents the soil moisture content determination test in accordance with the road standard DNER-ME 052/94. Performed by the mechanics of the soil of the civil engineering course of UTFPR Guarapuava, in the first half of 2018. The test was done in the laboratory of the discipline, with all the equipment provided by the teacher. The process for obtaining moisture present in soils is to use cataloged capsules and their known weights, after performing the addition of soil and performing a process of obtaining the added soil weight, the capsules are placed in an electric oven for one period of 24 hours at a temperature of 100 (+/- 5) degrees celsius. After the end of this period the moisture content is obtained by the difference between the weight of the capsules and the natural soil and after being added in the oven. For this test a mean moisture content of 4.7% samples was obtained.

Key words: soil, moisture, soil mechanics.


  1. Sumário

1        INTRODUÇÃO        6

2        OBJETIVOS        7

3        DESENVOLVIMENTO        8

3.1 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS...................................................................8

3.2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................8

4        RESULTADOS        10

5        CONCLUSÕES        11

6        REFERÊNCIAS:        12

  1. INTRODUÇÃO

O estudo do solo, é um dos itens que deve ser levado em consideração quando trata-se da elaboração de uma obra. Sendo o solo aquele que dará sustentação ao peso da estrutura, determinando também características futuras da obra. A partir deste tópico, ensaios e normas foram criadas para garantir uma maior ênfase e qualidade desse estudo na engenharia civil.

Entre as características do solo que devem ser observadas está a umidade, uma vez que ela influencia nas propriedades mecânicas do mesmo, além de poder causar patologias no concreto por exemplo.

Tendo isso em vista, o objetivo deste relatório é descrever as atividades elaboradas em laboratório da disciplina de mecânica dos solos, sobre a supervisão do professor Petrônio Montezuma, afim de se obter o teor de umidade em amostras de solo segundo a norma técnica DNER-ME 213/94.


  1. OBJETIVOS

Será desenvolvido um estudo seguindo os aspectos teóricos e práticos da norma DNER-ME 213/94, sendo o foco principal a obtenção do teor de umidade presente no solo.

Tal estudo foi desenvolvido para uma melhor constatação da porcentagem de água presente em amostras, dado necessário na execução de obras, como por exemplo, pavimentações e edificações.

.


  1. DESENVOLVIMENTO

3.1 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Para a execução do experimento, foram utilizados os seguintes materiais:

  • 6 capsulas de metal:
  • Amostras de solo:
  • Estufa elétrica;
  • Balança de precisão;
  • Luvas;
  • Pinça.

3.2 DESENVOLVIMENTO

A primeira parte do experimento consistia em catalogar e realizar a pesagem das capsulas, limpas e secas, com a ajuda de uma balança de precisão fazendo as devidas anotações para a utilização em cálculos posteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (104 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com