TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TERMO DE REFÊRENCIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO BÁSICO E EXECUTIVO DE PONTE

Por:   •  2/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

TERMO DE REFÊRENCIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO BÁSICO E EXECUTIVO DE PONTE

  1. OBJETIVO

O Termo de Referência ora apresentado tem como finalidade definir os procedimentos a serem adotados para Elaboração do Projeto Básico completo de uma Ponte em concreto, no município de São Francisco de Paula, que deverá ser construída sobre o Rio Caí, na localidade do Salto, conforme identificação das figuras abaixo.

[pic 3]

Figura 1- Local da construção da ponte do Salto

  1. ESCOPO BÁSICO

O escopo básico dos serviços a executar é o seguinte:

− Coleta local de dados;

− Sondagem;

− Levantamento Topobatimétrico considerando a área de influência da estrutura controladora de fluxo;

− Projeto Executivo e Estrutural da ponte, incluindo detalhamentos se necessário;

− Plano de Execução (cronograma);

− Quantitativos e Orçamento;

  1. Metodologia

  1. Coleta local de dados

Consiste na obtenção de parâmetros topográficos, hidrológicos, fluviográficos, e geotécnicos, para cada obra arrolada, de acordos com as normas técnicas vigentes.

  1. Normas Gerais

A elaboração do projeto, no que couber, deverá obedecer às condições gerais prescritas nas Instruções de Serviços do DAER-RS.

Além destas orientações específicas aqui introduzidas, os projetos deverão ser desenvolvidos conforme estabelecem as Normas Técnicas Brasileiras (NBR) em vigor.

Nos casos em que as Normas Brasileiras forem omissas ou estiverem desatualizadas, será permitida a utilização de referências da literatura e normas internacionais, desde que devidamente justificadas.

  1. Geometria da obra

O anteprojeto será desenvolvido a partir do conhecimento de todos os elementos geométricos da via na região da obra, tais como:

  • Elementos de Curva: raio, ângulo central, comprimento da transição, coordenadas e estacas dos pontos característicos, elementos de locação e alinhamentos das tangentes horizontais;
  • Elementos de Greide: curvas verticais, rampas anteriores e posteriores a O.A.E., estacas e cotas (EL) de PIV, PCV, PTV, coeficiente K de variação da parábola vertical, comprimento L, flecha máxima etc.

A largura da seção transversal da Obra de Arte será determinada, em concordância com a via projetada e de acordo com as recomendações das Diretrizes, contendo os seguintes elementos:

  • Faixas de rolamento;
  • Acostamento e/ou faixas de segurança;
  • Faixa de aceleração e desaceleração;
  • Faixa para pedestre;
  • Dispositivos de proteção;
  • Perfil da super elevação;
  • Esquema de superlarguras;
  • Drenos e tubulações;
  • Dispositivos de sinalização;

O comprimento do tabuleiro da ponte deverá atender a peculiaridade da largura do rio no referido ponto, considerando cheia com período de retorno (T) igual a 10 anos. Estima-se que a ponte tenha comprimento em torno de 45,00m e deverá ter largura mínima de 7,00 metros, considerando eventos hidrológicos já registrados no município.

Salienta-se a necessidade do estudo hidrológico, bem como de movimentação de terra para definição precisa do comprimento do tabuleiro da ponte.

Do ponto de vista de drenagem do tabuleiro, as seções transversais da Obra de Arte deverão ser estabelecidas, via de regra, obedecendo as seguintes recomendações:

  • Não ter declividades transversais nulas;
  • Sempre que possível, manter uma única situação transversal das pistas;
  • Observar a declividade mínima de 1,5% para as pistas de rolamento.

As recomendações acima determinam como diretriz geral, do ponto de vista de drenagem, a localização das obras fora dos trechos de transição das curvas em planta.

Para os casos de Obras de Arte parcialmente situadas em transições, onde houver variação da declividade transversal e superelevação, deverão ser estudadas de forma particular no que se refere à drenagem de áreas possivelmente horizontais.

Os critérios de notação da estrutura, em função das indicadas para a pista de rolamento, devem ser estabelecidos de modo a facilitar a execução da obra e evitar enchimentos exagerados.

  1. Dispositivos de proteção

Os dispositivos aqui considerados abrangem os seguintes elementos de proteção das pistas de rolamento e passeios:

  • Defensas ou barreiras rígidas de concreto armado;
  • Guarda-corpos de concreto armado;
  • Defensas ou barreiras flexíveis metálicas.

Deverá ser dada sempre preferência a dispositivos de segurança que não sejam danificados em acidente, que evitem danos nos veículos e cujo custo de operação seja pequeno ou nulo, lembrando que uma barreira danificada por um acidente se transforma em séria ameaça.

  1. Dispositivos para a transição e de contenção dos aterros de acesso

Quando necessário, no caso de aterros sujeitos a recalques ao longo do tempo, as obras serão providas de lajes de transição com espessura não inferior a 25 cm e comprimento mínimo de 4,00 metros, ligadas à estrutura através de articulações de concreto sem armaduras passantes e apoiadas no aterro de acesso.

  1. Juntas na superestrutura

As juntas de dilatação e compressão intermediárias e as situadas nos encontros, sempre que necessário, serão escolhidas em função da movimentação prevista após a sua instalação.

  1. Drenagem de tabuleiros

O projeto geométrico do greide nas proximidades da obra de arte deverá observar os seguintes aspectos:

− buscar situação que possibilite declividade única;

− buscar situação de maior declividade longitudinal possível, desaconselhando-se valores menores que 0,5%;

− para o caso de situações favoráveis, rampa com declividade maior ou igual a 2% e comprimento menor que 50 m, a drenagem será prevista apenas por captação no extremo mais baixo da obra, desde que se tenham seções transversais favoráveis, isto é, declividade transversal maior ou igual à 2%;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (583.3 Kb)   docx (469.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com