TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ECV150 – ANÁLISE E PROJETOS DE TRANPORTES

ANA CAROLINA SANTOS SCHETINI

20151024004

UNIDADES ESCAVO-EMPURRADORAS

Teófilo Otoni, MG

2015[pic 2]

ANA CAROLINA SANTOS SCHETINI

20151024004

UNIDADES ESCAVO-EMPURRADORAS

Trabalho apresentado à disciplina de Análise e Projeto de Transportes do curso de Engenharia Civil, na Universidade Federal dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM.

Professor: Ugo Castanon.

        

Teófilo Otoni, MG

2015[pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ........................................................................................................... 04

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO .......................................................................... 05

BULLDOZER TRATOR XG4321L .......................................................................... 07

BULLDOZER TRATOR D3K ................................................................................... 12

CONCLUSÃO .............................................................................................................. 21

REFERÊNCIAS ........................................................................................................... 22

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho foi elaborado com o intuito de aprofundar conhecimento sobre um determinado tipo de equipamento existente para o processo de terraplanagem.

        De acordo com Aguiar (2013), “os serviços de terraplenagem são imprescindíveis em qualquer empreendimento de construção civil, como estradas, portos, aeroportos, ferrovias e edificações em geral. De forma genérica, a terraplenagem, ou movimento de terra, pode ser definida como sendo o conjunto de operações que tem como objetivo principal preparar o terreno de acordo com as especificações definidas em projeto”.

        Desse modo, será apresentada a unidade escavo-empurradora, em específico, um bulldozer da marca Xiamen XGMA Machinery Co, Ltd, a qual é uma importante indústria na fabricação de carregadeiras e escavadeiras. O modelo escolhido corresponde ao XG4321L, cuja fabricação utiliza tecnologia da escavadeira Komatsu D155A, desenvolvendo, em conjunto, recursos de alto desempenho, grande segurança e operação confiável.

        Em seguida é apresentado um bulldozer trator de esteiras da marca Caterpillar Foundation, cujo modelo trata-se de um D3K. A Caterpillar é a fabricante líder mundial de equipamentos de construção, oferecendo, portanto, produtos inovadores, de alta tecnologia e desempenho, confortáveis, econômicos e corretamente ambientais.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

        Unidades Escavo-empurradoras

As unidades tratoras (de esteiras ou pneus) equipadas com lâmina frontal acionada por comando hidráulico são aplicadas em tarefas combinadas de escavar e empurrar o material terroso, daí a designação de “unidades escavo-empurradoras”.

Os tratores que recebem a implementação desta lâmina frontal são conhecidos como tratores de lâmina ou ainda como dolzers. Estas lâminas podem ser classificadas de acordo com seu movimento realizado no momento da execução do serviço. Segundo Ricardo e Catalani (2007), citado por Aguiar (2013) as lâminas ou dolzers, classificam-se quanto a sua mobilidade em quatro diferentes modalidades (bulldozer, anlgedozer, tilt-dozer, tip-dozer), havendo a possibilidade de se incrementar lâminas especiais (lâmina U, lâmina S, lâmina SU, lâmina A e lâmina C), ou ainda ser implementada por outro tipo de acessório, como um escarificador, ou ripper.

        O bulldozer é caracterizado pela presença de lâmina posicionada de forma perpendicular ao eixo longitudinal do trator, se movimentando somente no sentido vertical. Esta lâmina é reta ou fixa, e permite a escavação e transporte do material apenas para frente.

[pic 4]

Figura 01: Trator de lâmina bulldozer. Vista Lateral. Fonte: Apostila UFPR.

        Componentes de uma Lâmina Convencional Bulldozer

A lâmina do bulldozer tem uma seção transversal curva de modo a facilitar a operação de desmonte e na parte inferior recebe um elemento cortante aparafusado denominado faca de lâmina. Nas extremidades existem duas peças que são os cantos das

lâminas. Estes elementos cortantes são facilmente removíveis para substituição quando desgastadas. As lâminas são suportadas por braços laterais que fazem a ligação ao trator, conforme mostram as imagens abaixo:

[pic 5][pic 6]

Figura 02: Componentes de uma lâmina convencional bulldozer. Vista lateral e vista frontal, respectivamente. Fonte: Google imagens (2015).

[pic 7]

Figura 03: Componentes de uma lâmina convencional bulldozer vista por outro ângulo: 1-Lâmina, 2-Facas da lâmina, 3-Cantos da lamina e 4-Braços laterais. Fonte: Google imagens (2015).

BULLDOZER TRATOR XG4321L

        Descrição do Produto

  1. Agraciado com o certificado ISO9001: 2000; 
  2. Tipo do motor: CUMMINS NTA855-C360S10;
  3. Volante potência: 320 HP (239 KW) / 2000RPM;
  4. Peso operacional (lâmina de inclinação em linha reta): 35.900 kg;
  5. Fabricado usando a tecnologia de escavadeira Komatsu D155A, bulldozer XGMA com recursos de alto desempenho, grande segurança e operação confiável;
  6. Este trator é amplamente utilizado em infra-estrutura e indústrias, incluindo grande mina, porto, usina de energia, construção de estradas, etc.

[pic 8]

Figura 04: Bulldozer Trator XG4321L. Vista Lateral. Fonte: WebSite XGMA Machinery Co, Ltda.

        Especificações da Bulldozer Trator XG4321L

Peso de operação (kg)

35900

Min. Distância ao solo (mm)

500

Min. Raio de viragem (m)

3.8

Pressão sobre o solo (MPa)

0.093

Bitola (mm)

2140

Max. Força de tração (KN)

281

Capacidade de grau (°)

30

Tabela 01: Especificações da Bulldozer Trator XG4321L.

        Velocidade da Locomoção

1st

2nd

3rd

Para frente (km)

0~3.6

0~6.6

0~11.5

Para atrás (km)

0~4.4

0~7.8

0~13.5

Tabela 02: Velocidade da Locomoção da Bulldozer Trator XG4321L.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (479.3 Kb)   docx (873.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com