TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DA DISCIPLINA CONCEITOS RELATIVOS AO ESTUDO DOS TEMPOS

Por:   •  31/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIJORGE

JORGE HENRIQUE FARJALA FERRAZ SOUZA

TRABALHO DA DISCIPLINA 2

CONCEITOS RELATIVOS AO ESTUDO DOS TEMPOS

SALVADOR - BAHIA

2020

JORGE HENRIQUE FARJALA

TRABALHO DA DISCIPLINA 2

CONCEITOS RELATIVOS AO ESTUDO DOS TEMPOS

Relatório final, apresentado Ao Centro Universitário UNIJORGE, como exigência para a obtenção de nota para a disciplina ENGENHARIA DE MÉTODOS.

  1. Você está tranquilamente na sua casa, sentado no sofá e apreciando uma música de alta qualidade, relaxando a mente e o corpo, quando toca a campainha, que se encontra a 10 metros do seu sofá. Você se levantará para abrir a porta e caminhará cinco metros até onde encontra-se a chave. Irá pegá-la e colocá-la na porta, para finalmente abrir a porta. Você poderia dividir esta atividade em quantos elementos?

Divisão em 4 elementos, são eles:

        - Se levantar

        - Caminhar 5m

        - Pegar a chave e colocar na porta

        - Abrir a porta

  1. O que você entende por tolerância para alívio da fadiga?

Está relacionado às condições de trabalho oferecidas, variam sempre entre 10% e 50% da jornada cumprida. Para trabalhos leves o alívio da fadiga deve ser tolerado em torno de 10%, considerando que o ambiente de trabalho seja bom. No que diz respeito a trabalhos pesados em ambientes de trabalho inapropriados ou que representem algum risco, essa tolerância deve chegar até a 50% do turno de trabalho.

  1. Qual a finalidade de se dividir uma operação em elementos?

Dividir as operações em elementos tem como objetivo obter medidas precisas e confiáveis, já que a margem para erros deve ser coibida e o erro relativo o menor possível. Durante a divisão das operações o mais importante é ter atenção para não se dividir a operação em poucos elementos, pois isso pode ocasionar a diminuição da precisão. Outro erro que deve ser evitado é a divisão em muitos elementos, pois pode haver uma elevação considerável dos custos.

  1. Defina tempo médio, tempo normal e tempo-padrão.

A definição de tempo gasto na execução de cada produto é valioso para se planejar em cima de uma capacidade de produtiva. Sendo assim, algumas definições importantes são:

        - Tempo Médio é obtido após a cronometragem dos ciclos, pré-determinados anteriormente, e extraindo uma média desses dados de tempo. É proveniente da análise e medição do tempo em que um funcionário leva para executar uma tarefa, esse funcionário não deve ser aquele superdotado e nem alguém com desempenho aquém das expectativas.

        - Tempo Normal é o fator de ritmo de um processo, trabalho ou operação, avaliado de acordo com a velocidade da execução por parte de operadores. É obtido através da velocidade em que um operador executa uma tarefa multiplicado pelo tempo cronometrado.

        - Tempo-Padrão é o tempo necessário para executar uma tarefa, levando em consideração o método escolhido e as condições determinadas, por um operador apto, ou seja, devidamente treinado e que trabalhe em ritmo e desempenho normal, durante toda a sua jornada de trabalho.

  1. Um dos estudos fundamentais é a avaliação da velocidade do operador, já que é determinante para o levantamento dos tempos-padrão. Como devemos proceder de modo a termos a melhor avaliação possível?

A velocidade em que um operador realiza uma tarefa ou executa uma operação é medida por um cronometrista. Essa tarefa é realizada para se obter a velocidade (v) de forma subjetiva, e assim, torna esse dado colhido como padrão e uma referência para ser chamado de velocidade normal de execução de determinada ação. O valor medido como velocidade normal é considerado o 1,0 (100%) e decorrente dele se estipula a velocidade acelerada e lenta, sendo assim:

        -Velocidade Normal = 1,00(100%)

        -Velocidade Acelerada > 1,00 (100%)

        -Velocidade Lenta < 1,00 (100%)

  1. A amostragem do trabalho permite atestar a ocupação de um funcionário dentro de um processo produtivo, bem como as atividades que desempenha. Em que se baseia essa amostragem?

O levantamento da amostragem do trabalho tem como princípio atestar a ocupação de um funcionário dentro de um processo produtivo. Com essa informação medida é possível fazer as corretas alocações, e assim, otimizar a mão de obra, evitar o excesso de trabalho, a sobrecarga de alguns trabalhadores e ociosidade de outros.

Essa amostragem de trabalho está diretamente ligada a metodologia do trabalho (qualitativo) e o tempo gasto para executar a tarefa (quantitativo).

A amostragem do trabalho é uma ferramenta que deve ser usada junto com o QDT (Quadro de distribuição do Trabalho), onde será exibida as tarefas realizadas em um setor, identificando o tempo gasto por cada funcionário para cumprir seus deveres e, também, o tempo gasto no processo como um todo.

  1. Você é o engenheiro responsável pela operação de uma fábrica de laticínios e necessitou fazer um estudo para verificar se seus trabalhadores estão realmente ocupados. Para tal, de 10 em 10 minutos você entra no setor e verifica o número de trabalhadores que ali se encontram e o que estão fazendo. Faça um comentário a respeito do procedimento que você adotou em relação à técnica de amostragem do trabalho.

Para registrar o desempenho dos colaboradores, em intervalos de 10 min, inicialmente identifico a carga de cada estação de trabalho e da área que ela compõe, após isso observo o fluxo do trabalho entre as estações e as operações realizadas nela. Assim, podemos começas eliminando os “tempos mortos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com