TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO SILVICULTURA

Por:   •  29/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  29.970 Palavras (120 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 120
  1. INTRODUÇÃO

No decorrer de nossa história o ser humano utilizou os produtos de base florestal das mais variadas formas, de maneira a atender suas necessidades básicas de sobrevivência e também de conforto. As florestas fornecem produtos de importância fundamental à manutenção do bem-estar humano, englobando uma variada gama de utilidades indispensáveis. Com o passar do tempo o homem passou a utilizar-se de espécies especificas de acordo com a qualidade de sua madeira, no intuito de agregar maior valor ao seu produto final e a obtenção de maiores benefícios com o menor gasto de trabalho possível. A realização dos anseios e a satisfação com tais produtos impulsionaram a exploração e fragmentação das florestas nativas, que antes abundantes passaram a ser em todo o mundo cada vez mais escassas e ameaçadas de desaparecerem.

Na Região Sul do Brasil uma das espécies que até hoje é muito utilizada é a Araucaria angustifólia (pinheiro brasileiro), na qual a sua exploração acarretou significativa redução de exemplares da espécie, a ponto de estar hoje na lista das espécies ameaçadas de extinção. Atualmente tornou-se a utilização desta espécie em plantios florestais uma das alternativas para reduzir a supressão sobre fontes naturais e simultaneamente atender as necessidades da sociedade.

O gênero Araucária L. Jussieu compreende dezenove espécies de ocorrências restritas ao hemisfério sul, entre as quais destaca-se a Araucaria Angustifolia, árvore nativa brasileira, vulgarmente conhecida como “araucária”, “pinheiro brasileiro”, “pinho” e por outros nomes populares, a qual está inserida no domínio da Mata Atlântica, classificada como Floresta Ombrófila Mista, também conhecida como floresta de pinheiros, pinhais, mata de araucária, entre outras denominações. A madeira desta espécie é amplamente utilizada na construção civil e nas indústrias de papel e celulose e muito utilizada para a confecção de palitos de fósforo, a reseina destilada fornece alcatrão, óleos, terebintina, breu, vernizes, acetona e ácido pirolenhoso para várias aplicações industriais e outros produtos químicos (EMBRAPA, 2002). A casca da araucária, devido a sua espessura (até 10cm, nas árvores adultas) e elevada concentração de resina, também possui considerável poder calorífico, sendo indicado para energia.

No Brasil, o plantio de Araucária destinado ao processamento mecânico, destaca- se como um promissor ramo da área florestal. Ainda que sob domínio de poucas empresas do setor de papel e celulose, vem crescendo os plantios comerciais desta espécie, tendo

em vista que a tora de araucária apresenta rendimento superior ao da madeira de pinus, devido à sua forma quase cilíndrica. Segundo Guerra et al. (2002), o rendimento (m³ de tábua/m³ de tora) de madeira serrada é de 1/1,6, enquanto o de pinus é de 1/2,3. Além de apresentar superfície lisa ao tato, textura fina e uniforme, sendo uma madeira de fácil trabalhabilidade.

Contudo as decisões a serrem tomadas a cerca dos aspectos produtivos, apresentam uma mistura de simplicidade e complexidade, que no futuro irão reger o sucesso ou falência do empreendimento.

Antes de realizar a implantação do povoamento uma das decisões a serem tomadas é o planejamento das atividades que serão realizadas de modo a contemplar o objetivo da produção (finalidade da madeira).

Até pouco tem atrás quando falava-se em plantios florestais o que nos vinha a mente era um sistema trabalhoso com alta periculosidade, no entanto hoje em dia com a introdução de novos sistemas está atividade tornou-se sinônimo de ergonomia e segurança.

Com o crescimento da economia brasileira a partir da década de 90, o setor florestal brasileiro sofreu várias mudanças como a implementação de modernas máquinas e equipamentos, para a adaptação ao mundo globalizado e à abertura do mercado nacional. Muitas empresas hoje dominam parte deste processo. Méritos devem ser atribuídos a todos que, de forma muito rápida, conseguiram introduzir esta tecnologia nas empresas.

Foram muitos os ganhos obtidos, pios estas máquinas permitem alta produtividade e um melhor desempenho. Agora têm-se a segunda geração de máquinas, estas em operação percebe-se que é necessário extrair melhores resultados das operações. Neste sentido, todas as atividades envolvidas estão sempre sendo analisadas.

Entretanto, este processo de mecanização requer investimentos iniciais muito altos e dependem da forma de condução do sistema, pode haver grande desvalorização do produto final.

  1. OBJETIVO GERAL

Dimensionar um plantio de Araucaria angustifólia para serraria, com ciclo de 40 anos, espaçamento 2 x 1,5 e área de efetivo plantio de 1800 ha, com prazo estipulado para a implantação, desbastes e colheita de 4, 8 e 12 meses respectivamente.

  1. Objetivos Específicos

  • Adequar ambientalmente à propriedade em estudo conforme a legislação.
  • Caracterizar o local e a espécie do presente estudo.
  • Descrever as atividades necessárias para as atividades de implantação, condução, colheita e transporte florestal.
  • Dimensionar as infra-estruturas necessárias.
  • Dimensionar o tempo de realização para cada atividade.
  • Dimensionar o tempo operacional requerido para cada atividade.
  • Dimensionar as máquinas, implementos e mão-de-obra necessária para cada atividade do projeto.
  • Dimensionar os custos fixos, variáveis e total para cada maquina e implemento.
  • Dimensionar o custo de mão-de-obra.
  • Dimensionar o custo operacional de cada atividade.
  • Dimensionar o custo e a receita total do projeto.
  • Produzir mapas contendo informações da área
  • Elaborar sobre os mapas, a alocação das estradas, os espaços necessários a restauração de APP (caso existam) e a divisão da área de efetivo plantio florestal.
  • Avaliar o projeto através do VPL (Valor Presente Liquido) e da TIR (Taxa Interna de Retorno).
  • Analisar a viabilidade econômica do projeto.

  1. DESCRIÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

  1. Localização

A Fazenda dos Pinhais está localizada no município de Quedas do Iguaçu – PR as margens da PR 473 e da BR 277 (Figura 1), sob as coordenadas geográficas 25°27’20”S e 52°55’O e altitude de 630 metros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (220.1 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 119 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com