TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tempo de Reação Humana

Por:   •  25/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

O tempo de reação humano está presente na rotina na maioria das pessoas, sendo o intervalo de tempo entre a geração de um estímulo, seja visual ou audível, e a ação motora a ele, mostrando o nível de controle neuromuscular de um indivíduo.

Essa reação é iniciada no cérebro, no qual há o recebimento de uma mensagem de estímulo, em seguida o órgão envia um comando para os músculos que irão realizar essa reação física.

A medida desse intervalo de tempo varia entre 0,1 e 0,4 segundos. Para chegar a esses valores, uma das formas de calcular-se é através das fórmulas de Movimento Retilíneo Uniformemente Variado estudadas e desenvolvidas por Galileu (XVII).

(1)

Para o experimento realizado, a régua cairá em queda livre, dessa forma, é possível utilizar suas leis para calcular o tempo de reação da pessoa.

(2)

Nos tópicos seguintes, serão analisados aspectos do experimento através dos dados e metodologias utilizadas

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2.1 Materiais

Para este experimento, foi utilizado um eletroímã, fonte, fios e interruptor ligados ao eletroímã. Além disso, é colocado no equipamento um suporte e uma régua graduada em milímetros entre 0 e 300 milímetros com precisão de 1mm e erro de 0,5mm. São utilizados, também, lápis, calculadora e folha de dados que serão utilizados para fazer cálculos acerca do experimento.

2.2 Modelo Metodológico

Os valores serão obtidos da seguinte forma: uma pessoa encostará do cotovelo ao pulso na mesa e deixará seu dedo como uma pinça em baixo da régua alinhado em 0mm -sem encostar nela- em seguida será fechado o circuito, a pessoa deve pegar a régua e anotar em qual posição seu dedo parou. Esse procedimento deve ser feito 50 vezes, no entanto medidas que forem próximas de 0 e 300mm devem ser descartadas, pois não informarão corretamente a reação humana. Para fins de cálculo, como a régua estará caindo, serão utilizados os formulários de queda livre para fornecer o tempo de reação.

2.3 Obtenção dos Dados

Após a repetição de 50 vezes do experimento, foram obtidos 50 posicionamentos que foi pega a régua em milímetros. A Tabela 1 mostra os dados experimentais obtidos sobre a posição.

Tabela 1 – Posições em milímetros obtidas através do experimento.

2.4 Análise dos Resultados

Através dos posicionamentos obtidos, foi utilizado a Equação (2) para calcular o tempo de reação em cada uma das medições, com g= 9785,2 mm/s². Através desses cálculos foram obtidos os seguintes intervalos de tempo:

Tabela 2 – Tempo de reação humana para cada medição do experimento

A partir dessa tabela, é possível observar, em cada uma das medidas, o tempo necessário para que haja uma reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (549 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com