TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Torneamento e Fresamento

Por:   •  8/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Torneamento é o processo de usinagem usado para fabricar peças cilíndricas, no qual a ferramenta desenvolve um deslocamento linear, enquanto a peça exerce um movimento rotacional.

Torno mecânico é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar presa em um cabeçote placa de 3 ou 4 castanhas,esta tendo as castanhas individuais, ou fixadas entre os contra-pontos de centragem enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material, chamado cavaco, de acordo com as condições técnicas adequadas. O faceamento é criar uma face plana no material

Limar as máquinas de limar chamam-se plaina limadora. É a ferramenta que faz o curso de corte e a peça tem apenas pequenos avanços transversais. Esse deslocamento é chamado de passo do avanço. Existem várias máquinas para plainar: plaina horizontal, vertical, de mesa, etc.

Limar na mão (limagem) - A lima é uma ferramenta que tem na face dentes cortantes, com a limagem conseguimos tirar camadas extras indesejadas das peças. Existem vários tipos de limas para conseguirmos fazer a limagem em vários tipos de peças.

Furação - O processo de furação é um dos processos de usinagem mais utilizados na indústria manufatureira. A grande maioria das peças de qualquer tipo de indústria têm pelo menos um furo e somente uma parte muito pequena dessas peças já vem com o furo pronto do processo de obtenção da peça bruta, seja ele fundiçãoforjamento etc. Em geral, as peças têm que ser furadas em cheio ou terem seus furos aumentados através do processo de furação. A ferramenta utilizada é a broca, que é dotada de movimento de rotação contínua e de um movimento retilíneo de avanço, segundo o eixo de furação. As brocas recebem os movimentos fundamentais de rotação e de avanço por intermédio de máquinas-ferramenta denominadas furadeiras.

Mandrilamento é um processo mecânico de usinagem de superfícies de revolução, com o auxílio de uma ou mais ferramentas de corte. Nessa operação, a ferramenta de corte é fixada a uma barra de mandrilar barra de mandrilar barra de mandrilarem um certo ângulo, determinado pela operação a ser realizada.

Fresagem é um processo que permite tirar o excesso de um material com uma fresa. Com o movimento de avanço da mesa, leva a peça para a fresa fazendo movimento concordante e também movimento discordante. A fresa é uma ferramenta com dentes multicortantes.

Corte é uma operação comum na mecânica, existe várias ferramentas para fazer o corte cada uma com uma finalidade de fazer o corte na peça que necessitamos. Serve para diminuir a peça e evitar a rebarba para depois fazer a usinagem. Para auxiliar o operador a saber qual a ferramenta usar para o corte existe uma tabela.

Retificadoras são máquinas operatrizes derivadas dos tornos mecânicos. São altamente especializadas na atividade de retificar, ou seja, de tornar reto ou exato, dispor em linha reta, corrigir e polir peças e componentes cilíndricos ou planos. A retificadora é amplamente utilizada nos dias de hoje e de vital importância para as linhas de produção. Geralmente, este tipo de usinagem é posterior ao torneamento e ao fresamento, para um melhor acabamento da superfície.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com