TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho De Conclusão De Na Gestão Da Manutenção

Por:   •  8/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.026 Palavras (13 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS – UniEVANGÉLICA

CURSO DE ENGENHARIA MECANICA

PADRONIZAÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO EM EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO POR ÁGUA GELADA

Gabriel Farid Silva

Alef Willian de Oliveira Torres Bandeira

Luciano Azevedo de Oliveira Filho

ANÁPOLIS-GO

2022


GABRIEL FARID SILVA

ALEF WILLIAN DE OLVEIRA TORRES BANDEIRA

LUCIANO AZEVEDO DE OLIVEIRA FILHO

PADRONIZAÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO EM EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO POR ÁGUA GELADA

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica.

Orientador: Prof. Dr. Rosemberg Fortes Nunes Rodrigues

ANÁPOLIS-GO

2022

Resumo

Para proporcionar uma boa climatização em shoppings centers e outras grandes construções que contenham um fluxo expressivo de pessoas, é necessária a implantação de sistemas de refrigeração e condicionamento do ar, um exemplo é o chiller, um aparelho de ar condicionado com sistema baseado no resfriamento de água. De maneira resumida, ele resfria grandes ambientes através da troca de calor do ar com a água gelada e não apenas fluido refrigerante, são equipamentos de grande porte, alta tecnologia e eficiência. Podem ser utilizados em diversas indústrias, e serviços diversos, como shoppings, por exemplo, subdivido entre os de condensação a água e os de condensação a ar, ambos são vantajosos e apresentam baixo consumo de energia e uma possibilidade de variação de temperatura bastante ampla. Tem como função refrigerar a água transportada por tubulações até os air handlers, uma unidade de tratamento que resfria o ar a ser enviado pelos sistemas de climatização de ambientes, permitindo o controle da temperatura, é indicado para construções que demandam refrigeração em pontos distantes, sendo bem versátil para esfriar água durante o processo. Este trabalho visou o estudo e análise in loco sobre a instalação, funcionamento e manutenção dos Chillers instalados no Brasil Park Shopping em Anápolis – GO, a fim de avaliar se a capacidade de refrigeração desses equipamentos é suficiente para manter a temperatura do ar adequada para o cliente final em todas as áreas. Além disso, o desenvolvimento de um plano de manutenção  para os equipamentos, demostrando por completo todas as etapas do sistema de refrigeração da água, desde o chiller até os fan-coils, apresentando dados técnicos e principais pontos a serem considerados para uma boa gestão desse sistema. Com isto, o trabalho irá se fundamentar em pesquisa de campo e pressupostos de estudo de caso, seguindo padrões comerciais e empresariais, visando questões financeiras, levando em conta o modelo que já é utilizado de gestão do shopping e com os equipamentos que estão instalados, por fim todo o processo será colocado num novo modelo de gestão, buscado otimizar e melhorar o que já vem sendo feito, mantendo excelência e qualidade.

Palavras-Chave: Chiller, Shopping center, plano de manutenção, carga térmica, refrigeração.

  1. Introdução

        Os métodos para se conseguir o frio artificial e aplicá-lo aos processos produtivos, estocagem e conforto evoluíram, transformaram-se, foram abandonados ou retomados, conforme as exigências de cada época ou tipo de aplicação. A busca pelo sistema mais eficiente e menos pródigo fez ressurgir, em alguns casos, processos dos primórdios da refrigeração, como a absorção por água, onde na década de 20 foi inventado o primeiro chiller, invenção criada pelo inventor Willis Carrier, onde criou também o compressor centrifugo dando assim um avanço imenso na área de refrigeração e revolucionou a população até os tempos atuais, onde sua empresa ainda e a referência em resfriamento do ar.

O sistema de ar-condicionado é composto por componentes e equipamentos dispostos em sequência para que ocorra o condicionamento do ar, sendo necessário controlar os parâmetros ambientais internos dentro dos limites requeridos, podendo ser utilizado com finalidade de conforto humano, ambiental ou industrial.

Nesse sentido, ocorre um aumento na utilização dos equipamentos, entre eles, o chiller (Figura 1), que representa um conjunto de componentes formando um único aparelho. Este retira calor da água para esfria-la, seja através de um ciclo de refrigeração por absorção ou compressão de vapor. Com essa água fria se pode efetuar a troca de calor com o ambiente. É fundamental para o sistema de climatização de vários estabelecimentos de grande porte incluindo shopping centers. Tem com os principais componentes o compressor, condensador, evaporador e dispositivo de expansão e fan-coil.

O Shopping é um estabelecimento com espaços comerciais que contém um alto fluxo de pessoas que vão passear e fazer compras ou ter uma experiência gastronômica. Para assegurar que o cliente terá uma boa experiência, alguns desafios devem ser cumpridos pela administração local, como uma variedade de mix de lojas, atendimento e fatores operacionais, como: limpeza, segurança, atendimento, decoração e climatização, portanto o objetivo principal desse tipo de construção é manter uma temperatura térmica agradável em toda área comum do empreendimento, garantindo também integridade, manutenção e custo eficiente de mantimento do sistema, com desenvolvimento de uma nova gestão para estes equipamentos permanentemente.

Figura 1: Chiller

[pic 1]

                 

                 Fonte: [1] http://armandoclima.com.br/produto/chiller/ [8]

  1.   Metodologia        

Utilizando o NPS (Net Promoter Score), uma metodologia que utiliza ferramentas de pesquisa e classificação para analisar o nível de satisfação dos clientes de uma empresa foi possível desenvolver pesquisa, permitindo o cliente a avaliar o shopping com uma nota de 0 a 10 e opcionalmente inserir um comentário levantando os pontos críticos, oportunidades de melhorias, relatos e experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (640.5 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com