TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Engenharia Econômica

Por:   •  25/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Unidade de Aprendizagem: Engenharia Econômica

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).



1 Conforme  consta no capitulo nº1  desta UA, entender e saber  determinar juros  é elementar para   engenharia econômica.  Com  base nesta afirmação  faça uma pesquisa em sua cidade, nas lojas que você frequenta  encontre um anuncio  de um produto em alguma promoção, onde existe no anuncio a possibilidade  de venda a vista e a prazo. (lembrando que  em venda a prazo o juro deve ser composto )  Compare o valor presente (ou seja o valor à vista)  e  as possibilidades de  prestações apresentadas pela loja. A partir destes  dados Responda:

Os s valores anunciados pela loja,( valor vista e valor das prestações)  são iguais aos recomendados pela literatura de engenharia econômica? ( use os modelos do livro didático)       Justifique a sua resposta,  apresentando os valores anunciados  pela loja e os seus cálculos com resultado baseado na literatura. Para mostrar o anuncio da loja, você pode fotografar o anuncio e  colar  a foto no arquivo de resposta, ou descrever detalhadamente anuncio.  (2,5 pontos)

2.  Sabe se que p VPL, ( valor presente liquido) é uma  ferramenta interessante na analise de investimento, principalmente para apontar  resultados mais vantajoso, no que se refere a valor avista.  Com base nesta firmação analise o caso  abaixo e responda o que segue

A companhia J. K. J, estuda a possibilidade de  adquirir  um caminhão,  considerando  que  existem duas opções  de compra,  e as duas opções atendem  as necessidades da referida companhia, resta saber qual a mais recomendada comicamente em cinco anos. As duas opções  e seus respectivos preços e custos  constam na tabela que segue:

Caminhão

Gasolina

Diesel

Valor do investimento

 100 000,00

150 000,00

Custo anual  combustível

   65 000,00

 50 000,00

Custo anual de manutenção

   20 000,00

 10 000,00

Receita anual

 90  000,00

 90 000,00

Fonte de dados imaginaria.

Com base nas afirmações  acima,  determine qual a opção mais recomenda para   a companhia J. K.J, considerando o ponto de vista econômico, sabendo que não existem restrições orçamentarias.  Mostre  também  os cálculos que justifiquem a sua resposta. :  (2,5 pontos)

3. Considerando as afirmações da literatura  de engenharia econômica  o VPL ( valor presente liquido) e a TIR  ( taxa interna de retorno), são  boas técnicas de  analise  de  investimento. Citando a literatura e apresentando a fonte como referencia para embasar sua resposta, explique  quando recomenda se  o uso da cada uma das técnicas  citadas( VPL  ou  TIR). (2,5 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (231.7 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com