TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Engenharia da Qualidade

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

Adobe e tijolo

As peças de adobe ou tijolo eram paralelepípedo, maciços e compactos, confeccionados de barro, fibra vegetais e água, prensados manualmente em fôrmas de madeira. Trata-se de um material milenar, utilizado em grandes construções por causa da sua grande resistência a compressão.

A abertura de vão é facilitada pela possibilidade de utilização de arcos de descarga sobre as envasaduras, a feição do arco pleno romano com sua pedra chave.

Taipa de pilão

Trata-se de uma técnica que utiliza barro, água, fibra vegetais e alguns tipos de aglomerados, que pode ser estrume ou sangue. Estes componentes são apiloados em uma fôrma de madeira, o taipal.

Vulnerável à água, as paredes devem ser protegidas por amplos beirais e construídas acima do nível do terreno.

A abertura dos vãos características da técnica

. Requer uma mão de obra numerosa pois trata-se de um processo artesanal, demorado;

. Depende das condições meteorológicas, pois não deve ser executada em temporada chuvosa;

.  As paredes são executadas em grande espessura, nunca menor do que 0,60m;

. Os vãos devem ser previamente demarcados devido à dificuldade de abri-los posteriormente;

. Devem ser bem protegidos em relação ás chuvas e a umidade do terreno;

Devido ao processo construtivo, a taipa necessita de um contingente significativo de mão de obra para agilizar a linha de montagem: preparação e mistura da argamassa, transporte da massa, execução de fôrmas e vergas e o apiloamento dentro do tempo mínimo necessário para evitar a completa secagem da argamassa.

Estruturas autônomas

Mesmo civilizações mais primitivas utilizaram estas técnicas, apropriando-se de galhos ou madeira aparelhada para a montagem de uma gaiola, capaz de receber os empuxos da cobertura. Durante o período colonial, o sistema estrutural básico era composto por peças verticais de alvenaria (pedra barro) ou madeira, os esteios.

Para estrutural mistas, a alvenaria de pedra ou barro era utilizada nos esteios, mantendo baldrames e flechais de madeira.

Madeira

A utilização do tabuado como elemento de vedação, não era uma prática comum entre os portugueses. A forma mais comum de fixação, devido à ausência de pregos, era a saia e camisa, também aplicadas em forros.

Trata-se da simples superposição dos tabulados.

Adobe e tijolo

Utilizando os mesmos elementos das paredes autoportantes, neste caso as peças assentadas na face interna dos elementos de apoio devidamente argamassa.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com