TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Interdisciplinar

Por:   •  21/6/2017  •  Artigo  •  5.473 Palavras (22 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 22

INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA EMPRESA PROVEST UNIFORMES

DIEGO ALVES MARTINS

FERNANDA CRISTINA DA SILVA

HEVERTON NASCIMENTO LOPES

JÉSSICA MOREIRA MAGALHÃES

PATRICK FERNANDES DE OLIVEIRA

RESUMO

O artigo visa aprofundar os conhecimentos teóricos desenvolvidos por meio da relação teórica x prática, através de uma visita técnica realizada na empresa Provest Uniformes. A partir da visita e dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, foi possível relacionar de forma sucinta o processo de produção com suas estratégias, metas, qualidades e sua atualização e adequação na prestação de serviços de uniformização, mostrando diretamente a interdependência das disciplinas cursadas e suas aplicações.

Palavras-chave: Processo, Provest, estratégias, uniformes, prática.

  1. INTRODUÇÃO

Segundo o histórico do setor têxtil no Brasil, a entrada no mercado de tecido para roupas profissionais (uniformes) teve início em 1956. As empresas pioneiras de fabricação de tecidos e roupas foram impulsionadas de forma ousada a fabricar produtos para a confecção de uniformes. Ousada porque, na época, grande parte da indústria nacional não oferecia uniformes aos seus empregados, além disto, usar roupas profissionais era constrangedor devido ao aspecto rústico dos matérias utilizados na confecção e pelo caimento que não era agradável. Vestir uniforme era a ultima opção da maioria das pessoas.

Para vencer as resistências foi organizada uma estratégia denominada “Operação Temolco” (nome formado pelas iniciais de: tecido, molde e confecção). A primeira fase foi realizar grandes pesquisas de experiências de sucesso no exterior e na importação de modelos de uniformes profissionais. Foram feitos diversos estudos para definir uma modelagem, tecido e costura adequada para o físico brasileiro, além de criação de moldes e desenvolvimento de novas técnicas de corte.

 Hoje os uniformes deixaram para trás aquela imagem que tinham no passado, quando utilizá-los consistia numa obrigação que a grande maioria dos usuários repudiava, isso se deu com a criação de novos tecidos, modernos, confortáveis, sofisticados e devido à praticidade que proporcionam. Houve uma grande valorização deste segmento, aliada ao surgimento dos profissionais de design.

A utilização de uniformes tem sido cada vez mais procurada pelas empresas, devido à boa imagem de profissionalismo que a padronização proporciona. Nesse cenário atua a empresa Provest, especializada em uniformes profissionais e com alto nível de qualidade, oferecendo sempre um grande gama de produtos personalizados.

Através desse estudo passamos a conhecer as estratégias de produção, as aplicações de ferramentas de gestão, identificando diversos métodos e conteúdos estudados em sala de aula. Percebemos como as disciplinas são aplicadas na empresa de forma a mantê-la dentro de um mercado tão competitivo. Conseguimos identificar a aplicação de várias ferramentas de gestão no processo, garantindo  a sua presença no mercado atual.

O intuito do trabalho foi o de adquirir experiência prática, buscando visualizar a interdisciplinaridade, vivenciar e também perceber como ela é expressa no dia a dia de trabalho. O engenheiro de produção precisa aliar seu conhecimento técnico e teórico conceitual a outro conhecimento mais desafiador: a prática, ele precisa pensar como empreendedor.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. EMPRESA

A Provest é uma indústria de confecção de uniformes profissionais, fundada em 1983, localizada na cidade de Ipatinga no estado de Minas Gerais. Em maio de 1995 foi adquirida pelos seus atuais sócios e desde então vem passando por grandes transformações. Instalada em uma área de 30.000 m² e área construída de 5.300 m², com 290 funcionários diretos e mais 480 indiretos, e com capacidade de produção de 120.000 peças/mês. É hoje a maior indústria de uniformes profissionais de Minas Gerais e a segunda maior do Brasil, homologada pela Santista Têxtil S/A, o que garante a seus clientes a qualidade dos tecidos e da confecção.

Em sua trajetória teve várias conquistas, o que levou a se destacar no mercado. Em ordem cronologia, algumas delas são:

  • Em 1997 - A aquisição do Sistema Computadorizado de Corte – CAD e reestruturação da produção em série para produção por célula, com o objetivo de assegurar a qualidade da modelagem e o aumento da produtividade.
  • Em 1998 recebeu o Certificado de Qualidade Total – SEBRAE.
  • Em 2000 ficou em 1º Lugar no Prêmio Excelência Empresarial – SEBRAE MG/Gerdau na categoria Indústria no Estado de Minas Gerais.
  • Em 2002 recebeu a Certificação na ISO 9001/2000 pela DNV.
  • Em 2005 o Sr. Luciano Araújo (gerente executivo) recebeu a Comenda do Mérito Industrial conferida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, representando a Regional Vale do Aço, composta por 27 cidades do leste de Minas.
  • Em 2010 ganhou em 1º lugar no Premio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT) – Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável.
  •  Em 2010 houve a ampliação da base de clientes ativos de 170 para 364, divididos em 15 estados brasileiros e exportando para Assunção no Paraguai e Moçambique na África. Ainda em 2010 renovou-se o maquinário transformando-o em 100% de máquinas retas.
  • Em 2011 recebeu a Recertificação da ISO 9001:2008 – DNV. Adquiriram-se máquinas eletrônicas de casear, pregar botão e travetes, ainda aperfeiçoou o processo com a compra da máquina automática de passar e pregar bolso.
  • Ainda em 2011 recebeu o reconhecimento Faixa OURO e TROFÉU PRQ (Premio Regional da Qualidade) e recebeu o Prêmio Melhores Fornecedores FIAT.
  • Em 2012 ganhou o 1º lugar no Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT) – Gestão de Pessoas e novamente recebeu o Prêmio Melhores Fornecedores FIAT.
  • Em 2012 foi adquirida a máquina automática de infesto, dando aumento em sua produtividade e aproveitamento do risco.
  • Em 2014 foi adquirida a máquina automática de corte, máquina de bordar e máquina com alimentação automática de botões.

Possui lojas próprias instaladas dentro de unidades industriais e também uma loja aberta ao público em Ipatinga - MG. Tem como principal fornecedor a Santista, empresa situada no estado de São Paulo que fornece os tecidos para a produção dos uniformes.

A empresa possui uma grande variedade de modelos de uniformes profissionais e trabalha mediante a necessidade do cliente com uniformes personalizados. Em sua produção podemos destacar a confecção de calça comercial, calça jeans, calça operacional, calça social, blusa para gestante, camisa administrativa, camisa comercial, camisa de malha, camisa operacional, camisa pólo, blusa de moletom, jaquetas, guarda pó, macacão operacional, macacão profissional, blusão metal líquido, calça metal líquido, jalecos e kits com camisa e calça com cintura elástica sem refletivo e com refletivo, camisa com refletivo, guarda pó com capuz, macacão repelente a agentes químicos e vestimentas técnicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (202.9 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com