TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

4 SEM UNOPAR - TRABALHO INTERDISCIPLINAR 4SEM

Trabalho Escolar: 4 SEM UNOPAR - TRABALHO INTERDISCIPLINAR 4SEM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  5.473 Palavras (22 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 22

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

ALEXSANDER BAIAROSKI GONÇALVES

ANÁLISE DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO

Corumbá

2013

ALEXSANDER BAIAROSKI GONÇALVES

ANÁLISES DE SISTEMAS DA INFORMAÇÃO

Trabalho apresentado as disciplinas de Redes de Computadores, Modelagem Orientada a Objetos, Sistema Operacionais, Desenvolvimento Orientado a Objeto II, Ética, Política e Sociedade da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof(s). : Polyanna P. Gomes Fabris Paulo Kiyoshi Nishitani

Adriane Loper

Márcio Chiavelli

Marcia Bastos

Corumbá

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .....................................................................................................5

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................6

3 CONCLUSÃO ....................................................................................................23

4 REFERÊNCIAS........... .........................................................................................24

1 INTRODUÇÃO

A utilização de softwares gerenciadores hoje já faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Mesmo aquelas que pensam que nunca utilizaram um software, Internet, ou um computador, sem perfeceber se beneficiam dos avanços da informática e poderão sofrer as conseqüências de um erro, defeito ou falha de um software.

Realizaremos um levantamento de informações e requisitos onde tentaremos explicar os casos éticos, políticos e sociais que regem um desenvolvimento de sistema, tal como alguns valores e modelos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 AÇÕES ÉTICAS E NÃO ÉTICAS ENVOLVENDO O LADO EMPRESARIAL E DO CLIENTE

2.1.1 Ações éticas da empresa A Nossa Locadora de Livros

Conhecedora das práticas correntes do mercado que violam a privacidade dos consumidores em geral até mesmo com a venda de informações de clientes contidas em bancos de dados por parte de empresas inescrupulosas foi implantado como por exemplo a instauração de hierarquias de acesso aos dados do sistema e a implantação de mecanismos de proteção em toda a rede e em seus servidores de dados.

2.1.2 Condutas não éticas de clientes

No âmbito da identificação de condutas não éticas de alguns clientes, a empresa A Nossa Locadora de Livros identificou algumas ações praticadas, como por exemplo a falta de cuidados com os livros locados e a consequente danificação dos materiais, o desrespeito aos prazos de entrega dos livros provocando atrasos na locação e até mesmo casos esporádicos de tentativa de apropriação indébita de seu patrimônio de livros.

2.2 A DISPONIBILIDADE DOS LIVROS DIGITAIS EM EQUIPAMENTOS MÓVEIS

Pesquisando sobre a disponibilidade dos livros digitais em equipamentos móveis, primeiramente descobrimos haver muitos fatores que podem influenciar essa opção de leitura, como preço dos equipamentos, tipo de equipamento (notebooks, netbooks, ultrabooks, tablets, smartphones , entre outros), celulares, e-readers e até GPSs , e o tipo de software disponível para o dispositivo móvel.

Descobrimos que os equipamentos mais portáteis, móveis e conectados são os preferidos do consumidor moderno e apontam para uma tendência de conversão digital, ou seja, os equipamentos móveis passam a unirem-se através dos meios de comunicação com os aplicativos de geolocalização, redes sociais e agora também através das bibliotecas comuns digitais.

Falando de repositórios digitais no Brasil, como exemplo, as livrarias Cultura e Saraiva recentemente entraram no mercado digital, com lojas virtuais de venda de e-books. A Livraria Cultura possui hoje aproximadamente 110.000 títulos disponíveis, dos quais alguns 1.000 em português e a Livraria Saraiva dispõe de uns 160.000 títulos, dos quais perto de 2.000 em português.

Acreditamos que a tendência seja realmente o uso de dispositivos móveis cada vez mais rápidos com softwares específicos cada vez mais leves, visto que o mercado brasileiro de livros digitais está mais aquecido a cada dia.

Para que a empresa Nossa Locadora de Livros esteja conectada na internet verificando o tráfego de upload(postagem) e download dos clientes, teria um investimento de R$ 130,00 em um sinal de 10mb e com IP Fixo.

2.3 REPRESENTAÇÃO DO DIAGRAMA DE IMPLANTAÇÃO

Antes de elaborarmos o diagrama de implantação,formulamos perguntas (e respostas) para auxiliar no processo de construção do diagrama de implantação:

Quantos computadores utilizarão o sistema na empresa “A Nossa Locadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com