TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Teste

Por:   •  18/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

À medida em que é possível observar o crescimento populacional no Brasil, ao longo dos anos, também é fácil prever que esse aumento pode resultar na intensificação do tráfego de veículos. Segundo dados do Anuário do transporte divulgados pela CNT (2018), a infraestrutura de pavimentos disponíveis para receber esse fluxo não atende a demanda de automóveis nas rodovias, taxa que segue em ascensão. Esse fator também pode ser observado em cidades de pequeno e médio porte, evidenciando a necessidade constante de manutenção, implementação e ampliação da qualidade das vias pavimentadas, nas áreas mais remotas do território brasileiro.

A pavimentação rodoviária pode ser do tipo flexível, rígida, ou semirrígida, sendo a primeira a mais utilizada. Segundo Benevides (2014), no Brasil, mais de 80% das estradas não são pavimentadas, e, nesse universo as vias municipais são as que se destacam com a ausência de pavimentos.

A execução de um pavimento do tipo flexível, também chamado de asfáltico, consiste em uma associação de misturas asfálticas composto por ligantes e agregados, com a função de resistir e distribuir os reforços do tráfego para as camadas em profundidade.

As diretrizes do DNIT (1999) estabelecem um plano gradual para execução de um pavimento, contemplando etapas como a execução do plano, plano de ataque da obra, cronograma físico e financeiro contendo as datas e dados para implementar a obra, relação do equipamento mínimo que será necessário, relação sobre todo o corpo técnico e dimensionamento que envolve layout de instalações.

De acordo com o manual de pavimentação do DNIT (2006), os efeitos sobre o meio ambiente causados por implementações de pavimento, caso não sejam corretamente avaliados podem causar danos irreversíveis em nível local e regional, e a médio e longo prazo.

Antes do projeto executivo de pavimentação é imprescindível o estudo geológico e geotécnico do local onde a obra deverá ser implementada, a previsão do tráfego para o seu tempo de vida útil, e a especificação do tipo de material que deverá 3

ser utilizado na fundação do pavimento. Muitas vezes no Brasil, os baixos recursos destinados a infraestrutura dos municípios acabam mudando o planejamento das obras, devido a baixo orçamento, de contenção dos custos e controle dos gastos. Esses parâmetros é que deverão servir de fator de tomada de decisão na escola dos materiais viáveis ao projeto.

O pavimento quando bem dimensionado e executado com qualidade pode proporcionar a ampliação do tempo de vida útil, evitando transtornos com interrupções para recuperação entre outras atividades.

A cidade de Serra Talhada-PE, localizada no Sertão de Pernambuco conta com a secretaria de obras do município para projetar e executar as pavimentações na zona urbana e rural, indo desde o calçamento em paralelepípedo, até a pavimentação asfáltica. De acordo com estimativas do IBGE (2021), neste município circulam aproximadamente 43 mil veículos por dia, para uma população de cerca de 87.467 habitantes, que demonstra uma média próxima a um veículo a cada dois habitantes, devemos considerar os múltiplos locais que transitam diariamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com