TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Conclusão

Por:   •  18/11/2019  •  Monografia  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

––

[pic 5]

ITABUNA

2019

MARCOS MACIEL LIMA BRITO

GESTÃO DE ESTOQUE: IMPORTÂNCIA, CONTRIBUIÇÕES E GANHOS PARA EMPRESA

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Instituição UNIME- Campus Itabuna.

Orientador: Felipe Coimbra


ITABUNA

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇà       4

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.                                                                               7

5 METODOLOGIA.......................................................................................................9

4 CRONOGRAMA......................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Em qualquer empresa ou corporação que desenvolva algum produto, o seu estoque é um dos espaços mais importante em suas instalações físicas. Com isso, é importante que esse ambiente tenha uma atenção especial por parte do corpo de profissionais que compõe a fábrica, visando sua manutenção contínua para deixa-lo um ambiente agradável, limpo e apto a armazenar os produtos assim produzidos. Para que isso acorra da mesma forma possível prezando pela eficiência e eficácia, o estoque deverá ser organizado seguindo normas, técnicas e métodos de armazenamentos.  

O setor de estoque de uma empresa é um verdadeiro marco regulado dos produtos desenvolvidos por ela, pois, através do estoque é possível obter informações da produção, investimento de capital de giro necessário ou não, ou até mesmo reavaliar todos os processos da linha produtiva da empresa. Com isso, se faz totalmente necessário, que a empresa adote uma política de gestão que cumpra com suas necessidades e que a ajuda a obter cada vez mais eficiência em sua produtividade e escoamento dos seus produtos para seus clientes.

1.1 O PROBLEMA

Com o processo das revoluções industriais ao longo dos últimos dois séculos, consolidando o sistema capitalista com inúmeras características, o processo produtivo tornou-se cada vez mais competitivo. Com isso, em toda escala produtiva há diversas possibilidades de ganho ou de perda na produção, tal como, a questão do estoque da empresa e sua gestão. Com isso, como a aplicação de normas e procedimentos técnicos na gestão de estoque pode contribuir na construção de um processo produtivo eficiente na empresa?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Analisar e compreender a importância da gestão de estoque de uma empresa e como aplicar as normas, técnicas e métodos para uma boa gestão do ambiente.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Analisar como a gestão de estoque é importante para uma empresa;
  • Verificar quais normas da ABNT está atualmente sendo mais utilizadas no mercado;
  • Apontar principais tendências técnicas e normativas para gestão de estoque em empresas.

3 JUSTIFICATIVA

A gestão de estoque numa empresa é um fator preponderante para manutenção de uma boa escola produtiva. Com isso, faz-se necessário que esse setor tenha uma determinada importância aos olhos dos gestores, para que possa, contribuir para uma melhor eficiência e produtividades da empresa. Assim, o estudo a cerca da gestão de estoque e quais normais adotadas no seu gerenciamento é fator importante, no qual, contribui para o aperfeiçoamento dos ciclos produtivos das empresas.  

Esta pesquisa se faz necessária para que haja um levantamento do estado da arte no que diz respeito à gestão e aprimoramento de estoque em empresas brasileiras ou até mesmo internacional. Pois, o Brasil no cenário mundial econômico, tem alcançado papel relevante de produção de vários produtos e serviços, aumentando a cada ano seus índices de exportação. Para que isso continue acontecendo, e produção seja cada vez mais eficiente e eficaz, satisfazendo a demanda do mercado interno e externo, há uma necessidade de uma autorregulamentação nos processos produtivos, e a gestão de estoque está dentro desse processo, contribuindo para maior produtividade, menos desperdício de insumos, materiais e trabalho humano.  

Assim, esta pesquisa visa contribuir para o fomenta na discussão acerca de gestão de estoque em empresas, seja elas, pequenas, médias ou grandes, a fim que os processos produtivos brasileiros continuem cada vez mais competitivos no mercado interno e externo.

4 Fundamentação teórica

                No mundo controlado pelo sistema capitalista, as empresas devem possuir ferramentas de controle e gestão para toda sua linha de produção, que pode começar da aquisição de matéria-prima até o recebimento de receita pelos clientes. Dentro dessa linha de produção em qualquer empresa, alguns setores detém uma maior ou menor atenção do gestor do negócio, entretanto, é importante frisar que alguns setores que componha a cadeia produtiva, devem por natureza ter uma maior atenção para seu funcionamento pleno e correto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com